A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 8 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 8 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 8 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

2 A Tabulação da pesquisa de clima organizacional.
TEMA CENTRAL – AULA 8 A Tabulação da pesquisa de clima organizacional.

3 OBJETIVOS - Reconhecer os passos necessários à tabulação de uma pesquisa de clima. - Aplicar os métodos que devem ser usados para apurar os resultados de uma pesquisa de clima.

4 Tabulação da Pesquisa.  Por Pergunta
 Por Variável  Conjunto de Variáveis  Por Região  Por Diretoria  Por Departamento Por Nível Hierárquico  Por Tempo de Serviço  Por Sexo e Faixa Etária Série Histórica do ISG  Por Regime de Trabalho (Estagiário- Terceirizado-Temporário) Resultado Global: Índice de Satisfação Geral – ISG Por Unidade (Fábrica ou Loja)

5 OBSERVAÇÃO A Série Histórica é a apresentação dos resultados cumulativos de uma determinada informação, obtidos em pesquisas anteriores. Serve para indicar tendências no comportamento de uma variável qualquer.

6 A tabulação de uma pesquisa de clima requer o cumprimento de uma sequência de passos:
1º: tabulam-se as perguntas; 2º: Tabulam-se as variáveis organizacionais; 3º: tabula-se o resultado geral.

7 TABULAÇÃO POR PERGUNTA:
De acordo com o trabalho que você faz, seu salário é: Bom ( ) respostas Razoável ( ) respostas Ruim ( ) respostas

8 Considerando as seguintes parametrizações:
As opções “bom” e “razoável” serão consideradas satisfatórias. A opção “ruim” será insatisfatória. A Tabulação da pergunta quanto ao salário foi a seguinte: 54% estão satisfeitos com o salário em função do trabalho que realizam

9 FAÇA A TABULAÇÃO DA SEGUINTE PERGUNTA:
O ambiente de trabalho no seu setor é bom? Sempre ( ) respostas Quase sempre ( ) respostas Raramente ( ) respostas Nunca ( ) respostas Não tenho opinião ( ) respostas Total de Respostas: 100

10 Considerando as seguintes parametrizações:
Sempre e quase sempre = Satisfatórios Raramente e nunca = Insatisfatórios

11 TABULAÇÃO POR VARIÁVEL: (1)
É o resultado da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada variável.  Aponta o grau de satisfação dos funcionários com relação a um determinado aspecto da organização.

12 TABULAÇÃO POR VARIÁVEL: (2)
Exemplo: Variável Salário: Pergunta 41: 34 % de satisfação Pergunta 48: 53 % de satisfação Pergunta 53: 47 % de satisfação Pergunta 64: 49 % de satisfação Pergunta 72: 38 % de satisfação Tabulação da Variável Salário: 44 % de satisfação.

13  TABULAÇÃO GERAL:  Representa a média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as variáveis pesquisadas.  Exemplo: VARIÁVEL % DE SATISFAÇÃO Salário: Benefícios: Segurança no trabalho: Desenvolvimento dos RHs: Progresso profissional(carreira): Integração entre os Departamentos: 92 Reconhecimento e Recompensa: VARIÁVEL % DE SATISFAÇÃO Comunicação: Trabalho em Equipe: Liderança: Imagem da Empresa: Clareza de Objetivos: O trabalho em Si: Condições de Trabalho: 92 RESUTADO GERAL:

14 Observação: (1) Afirmamos que existe uma sequência que deve ser respeitada na tabulação de uma pesquisa de clima, ou seja, primeiro tabulamos as perguntas, depois as variáveis e por último o resultado geral. Todavia, podemos encurtar o caminho. Podemos usar um atalho para apurar o resultado geral da pesquisa, sem necessariamente, passarmos pelo cálculo das variáveis. Como fazer isso?

15 Observação: (2) Podemos apurar o resultado geral de uma pesquisa de clima após termos tabuladas todas as perguntas ou questões. Através da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas ou questões da pesquisa. Basta somarmos os percentuais de satisfação de todas as perguntas/questões de uma pesquisa e dividirmos pelo número de perguntas/questões.

16 TABULAÇÃO ESPECIAL: (1)
De modo geral, eu estou satisfeito em trabalhar na empresa. Concordo Discordo plenamente plenamente

17 TABULAÇÃO ESPECIAL: (2)
 Essa afirmativa é indispensável em uma pesquisa de clima.  Ela serve para indicar o nível de abrangência do instrumento da pesquisa. De certa forma, serve para “validar” o instrumento de pesquisa.  Quanto menor for a discrepância entre o percentual dessa pergunta e o do Índice de Satisfação Geral, maior será a certeza de que o instrumento de pesquisa utilizado foi bom para aferir o grau de satisfação dos funcionários.

18 AULA SEGUINTE: Na próxima aula abordaremos como devem ser elaborados os relatórios com os resultados da pesquisa de clima, os cuidados a serem observados na divulgação dos resultados, como são definidos os planos para melhoria do clima das empresas. Conheceremos ainda o formato clássico de uma pesquisa de clima.


Carregar ppt "GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 8 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google