A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL

2 Níveis da informação e de decisão empresarial
Níveis da informação e de decisão empresarial Os níveis de informação e de decisão empresariais obedecem a hierarquia padrão na maioria das empresas, também chamado de pirâmide empresarial e são conhecidos como: Estratégico Tático Operacional

3 Utiliza-se um diagrama triangular para visualizar melhor esses níveis, simbolizando o afunilamento existente no fluxo de informações e decisões dentro da empresa, com diferentes graus de agrupamento, sumarização e detalhes de informações, sendo representado pela figura exposta:

4

5 O tipo de decisão que é tomada em cada nível requer diferente grau de informação, e os diferentes níveis de decisão requerem diferentes informações em seus diversos tipos de produtos, tais como telas, relatórios etc.

6 Nível estratégico As decisões dão-se no alto escalão da empresa e geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de inverter. Emanam do planejamento a longo prazo da empresa, conhecido como planejamento estratégico, tais com a construção de uma nova fábrica, nova linha de produção, novos mercados, novos produtos.

7 Com relação aos níveis hierárquicos, no nível estratégico estão:
Presidente Diretores Sócio da empresa Acionistas Sendo estes chamados de alta administração.

8 O planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo de gestão que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com foco em obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente.

9 O nível estratégico de influência considera a estrutura organizacional de toda a empresa e a melhor interação desta com o ambiente. Nesse caso, o nível de informação é macro, contemplando a empresa em sua totalidade, ou seja meio ambiente interno e ou externo (MAIE).

10 Nível tático ou gerencial
As decisões táticas dão-se nos escalões intermediários e geram atos de efeitos a prazo mais curto, porém, de menos impacto no funcionamento estratégico da empresa. Emanam do planejamento tático ou controle gerencial.

11 Com relação aos níveis hierárquicos, no nível tático ou gerencial estão os gestores de nível médio, ou seja: Gerências, Chefias, Coordenações, Supervisores da empresa Em suas respectivas unidades departamentais.

12 O planejamento tático tem como finalidade otimizar determinada área de resultado ou função empresarial e não a empresa inteira.

13 O nível tático de influência considera determinado conjunto de aspectos homogêneos da estrutura organizacional da empresa. Nesse caso, o nível da informação é em grupos (agrupadas ou sintetizadas), contemplando a junção de determinadas informações de uma unidade departamental e ou de um negócio.

14 Nível operacional As decisões operacionais estão ligadas ao controle e as atividades operacionais da empresa. Visam alcançar os padrões de funcionamento preestabelecidos com controles do detalhe ou planejamento operacional.

15 Com relação aos níveis hierárquicos, no nível está o corpo técnico da empresa, ou seja:
Engenheiros Assistentes Auxiliares da empresa Em suas respectivas unidades ou setores.

16 O planejamento operacional pode ser considerado como formalização de processos, principalmente por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento, das respectivas normas e implementação estabelecidas.

17 Cria condições para a adequada realização de trabalhos diários da empresa, onde o nível operacional de influência considera uma parte bem específica da estrutura organizacional da empresa. Nesse caso, o nível de informação é detalhado (analítica), contemplando por menores específicos de uma tarefa ou atividade.

18 Os níveis da decisão empresarial com suas relações com os níveis decisórios (estratégico, tático ou gerencial e operacional) e os níveis hierárquicos, pode ser graficamente representado por meio da figura:

19

20 Obs. A definição de prazos longo, médio e curto depende fundamentalmente do tipo de negócio de cada empresa.

21 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

22 Sistemas de informações operacionais
Também chamados de sistemas de apoio as operações empresariais, sistemas de controle ou sistemas de processamento de transação (SPT). Contemplam o processo de operações e transações rotineiras quotidianas, em seu detalhe, incluindo seus respectivos procedimentos.

23 Controlam os dados detalhados das operações das funções empresariais imprescindível ao funcionamento da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico das unidades departamentais.

24 Como exemplos, enquadram-se nessa classificação os pormenores dos sistemas de informações e sua informação: Planejamento e controle da produção - nome do produto - data da produção

25 - preço do produto faturado - data de faturamento
Faturamento - nome do item de venda - preço do produto faturado - data de faturamento Contas a pagar - valor do título - data do vencimento Estoque - código do material - tipo do material

26 Folha de pagamento - valor do salário - valor do provento - nome do funcionário Contabilidade fiscal - valor do lançamento - tipo de natureza contábil

27 Reiterando, nos sistemas de informações operacionais, as informações são apresentadas no menor nível, ou seja, analítica, detalhada e normalmente apresentadas no singular.

28 Sistemas de Informações Gerenciais
Também chamados de sistemas de apoio à gestão empresarial ou sistemas gerenciais. Contemplam um grupo de informações relacionado as transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para a gestão.

29 Trabalham com dados agrupados (ou sintetizados) das operações das funções das empresas, auxiliando a tomada de decisão do gestor ou gerencial das unidades departamentais. Como exemplos, enquadram-se nessa classificação as informações agrupadas dos sistemas:

30 Planejamento e controle da produção
- quantidade total produzida Faturamento - valor do faturamento do dia - valor acumulado do mês Contas a pagar - número de títulos a pagar do dia - valor total a pagar do dia - número de inadimplentes

31 Estoque - percentual de estoque distribuído por número de materiais Folha de pagamento - valor acumulado de salários - valor total dos encargos sociais Contabilidade fiscal - valor acumulado de impostos a recolher por mês.

32 Reiterando, nos sistemas de informações gerenciais as informações são agrupadas, ou sintetizadas, tais como totais, percentuais, acumuladores, etc.

33 Sistemas de informação estratégico (SIE).
Também chamados de sistemas de informação executivo ou sistemas de suporte a decisão estratégica, ou ainda, são conhecidos por sua sigla em inglês EIS – excutive information system. Contemplam o processamento de grupos de informações (dados) das operações operacionais e transações gerenciais.

34

35 Trabalham com dados (informações) no nível macro e habitualmente, trabalham com muitas informações gráficas, amigáveis e dinâmicas. Podendo observar as particularidades da empresa e ainda com a opção de descer no de detalhe da informação.

36 Como exemplos, enquadram-se nessa classificação com base nas informações dos níveis operacionais e gerenciais sendo suas relações:

37 Quantidade produzida versus número de pedido em negociação.]
Valor total do faturamento versus contas a pagar. Data de planejamento de compra versus quantidade de estoque disponível. Valor total da folha de pagamentos versus credor do fluxo de caixa.

38 Valor total da receita da empresa versus valor total da receita do concorrente.
Quantidade de linhas de produção versus percentual de satisfação do cliente. Valor total dos custos versus valor total das contas a receber.

39 Reiterando, no sistema de informação estratégico, as informações são apresentadas de forma macro, sempre relacionada com o meio ambiente interno (funções empresariais) e o externo da empresa.

40 Finalizando Os três principais sistemas de informações empresariais (estratégico, gerenciais e operacionais), podem ser graficamente representados de forma piramidal.

41

42 FIM.


Carregar ppt "SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google