A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH TÉCNICA DIETÉTICA II PROFA. MARIA CRISTINA DE ALBUQUERQUE BARBOSA PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS

2 IDOSOS INTRODUÇÃO - Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. - O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%). - A população brasileira vive, hoje, em média, 68,6 anos. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos.

3 Fatores de risco para o estado nutricional do Idoso:
- Fatores socioeconômicos; - Ingestão inadequada de alimentos; - Hábitos alimentares arraigados; - Doenças que reduzem o apetite, diminuem a absorção e/ou a utilização e aumentam os requerimentos; - Drogas que afetam a ingestão, a absorção, a utilização e a excreção; - Perda da habilidade física; - Alcoolismo; - Saúde oral: dentição, próteses; - Fatores psicossociais: isolamento social, solidão, depressão; - Problemas mentais.

4 OBJETIVO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL
Manutenção ou recuperação do estado nutricional. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PLANEJAMENTO ALIMENTAR - Aumentar o fracionamento das refeições (de quatro a seis) em horários regulares; - Ingerir ao menos seis copos/dia de líquidos (água, suco, refresco e outros), principalmente pela manhã e a tarde, evitando à noite; - Ingerir frutas e vegetais da época, de preferência crus, com casca e bagaço; - Alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes, frutas e cereais integrais, auxiliam na formação do bolo fecal, prevenindo a constipação intestinal;

5 Talos, folhas e cascas são ricas em fibras; podem ser preparados de diversas formas: farofas, omeletes, sopas, bolinhos. Evitar, porém, vegetais que podem provocar gases. Ex: repolho, couve-flor, pepino etc. Ingerir alimentos ricos em ferro (carnes brancas, vermelhas, folhosos verde-escuros, leguminosas etc) nas refeições, acompanhados de boas fontes de vitamina C, como limão, laranja etc. para prevenção da anemia; Evitar excesso de frituras e gorduras de origem animal, dando preferência e utilizando com moderação óleos vegetais e azeite.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google