A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso de novas tecnologias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso de novas tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 O uso de novas tecnologias
Estratégia de ensino O uso de novas tecnologias

2 Evolução Histórica Surgida no século 19, a combinação entre giz e lousa não havia ainda achado rivais à altura para ser desbancada do posto de método educacional mais usado pelas mais diferentes correntes pedagógicas. O computador, no entanto, já vem mudando isto. Se não completamente, muitas faces da educação deverão experimentar profundas mudanças com a introdução de tecnologias que prometem aproximar professores e alunos e oferecer um ambiente livre para que crianças e adolescentes tenham prazer em aprender.

3 Se não são todas as escolas que contam com micros em sala, muitas oferecem aulas tão multimídia quanto com mordomia ainda maior: o uso das lousas eletrônicas.

4 Sala de aula tradicional

5 O QUE MUDOU ?

6 SALA DE AULA MODERNA

7 Tela digital torna os conteúdos das aulas de Biologia uma das mais atraentes.

8 O novo quadro é, na verdade, um grande monitor conectado a um computador.  Sua superfície é sensível ao toque e, dessa forma, quando alguém mexe no quadro, o computador registra o que se fez, graças a um programa apropriado. Com a ajuda da lousa digital e desse programa, o professor pode acessar páginas na internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi escrito nas aulas. À sua disposição, ele também tem uma caneta especial – que possui uma ponta de borracha, para não danificar a superfície da lousa – e até um apagador virtual.

9 Robôs Trazer a informática para as aulas diárias dos alunos não resvala necessariamente apenas em computadores. Entre as novidades incorporadas pelo Dante Alighieri para sofisticar o ensino de determinadas matérias, nenhuma soa mais tecnológica que a aula de robótica, usada em colégios mais pelos fatores lúdicos e de socialização.

10 Lego MindStorm Pioneiro em mesclar conceitos de robótica com ferramentas similares a brinquedos, o, MindStorm da Lego, permite a montagem e programação de ciborgues básicos por crianças.

11 Tecnologia e Interatividade
A tecnologia e a interatividade vão tomar conta das salas de aula no futuro. Os tradicionais quadro- negro, giz e apagador serão aposentados e com isso o modo de dar aula também passará por mudanças. Professores e alunos contarão com uma lousa que ao mesmo tempo pode exibir pequenos vídeos com demonstrações de fenômenos climáticos, uma experiência de física ou ainda um mapa, que ao toque do professor em uma determinada região se amplia. Os equipamentos permitirão também um papel mais ativo dos estudantes, com os votadores e as pranchetas eletrônicas.

12 A sala de aula high tech, por enquanto, é apenas uma tendência
A sala de aula high tech, por enquanto, é apenas uma tendência. Os equipamentos são importados e, em geral, caros. Algumas instituições particulares e secretarias municipais de educação, no entanto, começam a implantar alguns dos equipamentos. As empresas vendem separadamente ou uma solução completa, caso da Positivo Informática, que cria um pacote específico, de acordo com a necessidade de cada escola. A seguir, saiba quais são os recursos tecnológicos que mais cedo ou mais tarde estarão presentes nas escolas.

13 LOUSA DIGITAL Substitui o antigo quadro-negro. No lugar, uma lousa branca, conectada a um computador, sensível ao toque de uma caneta especial ou do próprio dedo do professor. Nela funciona um software, com material didático para todas as matérias. O professor não precisará mais, por exemplo, desenhar um mapa, um corpo humano ou uma experiência de química. Todas essas imagens poderão aparecer na tela com um simples toque. A partir do conteúdo que o professor quiser detalhar, ele pode dar um zoom em determinada parte e complementar com mais alguma informação, abrindo um vídeo específico relacionado ao assunto ou acessando um site da internet na própria lousa.

14 VARINHA Destinada a professores e alunos que não conseguem alcançar até o alto da lousa, tem 53 centímetros. Além de servir para apontar, tem as mesmas funções de comando da caneta.

15 VOTADOR São pequenos aparelhos distribuídos aos alunos para que o professor possa, em um determinado momento da aula, saber se assimilaram o conteúdo. Uma questão de múltipla escolha é formulada na lousa e os alunos apertam no votador o botão da alternativa que consideram a correta. Em seguida, já aparece para o professor na lousa o resultado da enquete, com a quantidade de alunos que votaram em cada  alternativa. Os dados da pesquisa interativa podem ser armazenados no computador do professor.

16 NOTEBOOK Os notebooks podem ser utilizados por professores e alunos. Como são portáteis, podem ser usados na biblioteca, em casa ou na sala de aula, onde se integram às atividades do quadro interativo.

17 PRANCHETA (Tablet) Do tamanho de uma folha A4, a prancheta sem fio é leve e pode ser transportada facilmente pela sala de aula. Integrada ao quadro interativo, os estudantes escrevem com a mesma caneta  que o professor utiliza na lousa. O aluno pode fazer um desenho ou resolver exercícios na prancheta, enviar ao professor que, por sua vez, exibe na lousa digital o que foi feito pelo aluno, apontando algum erro que ele queira destacar para a turma.

18 MAX CÂMERA Qualquer material impresso, como um livro ou documento antigo, ou ainda um globo terrestre, é colocado perante a lente da Max Câmera e a imagem aparece ampliada na lousa digital. Projetado no quadro, o professor pode sublinhar ou destacar determinado trecho ou figura sem danificar o material, pois ele vai trabalhar, na realidade, com a imagem e não mais com o objeto. É possível, ainda, acoplar um microscópio à câmera.

19 CANETA Entra no lugar do giz e do apagador. É ao mesmo tempo uma caneta e um mouse. O professor encosta no quadro, escreve e desenha. Para acionar qualquer recurso na lousa digital, basta apontar a caneta para a caixa de ferramentas, como se faz no computador normal. Com um toque, por exemplo, o professor pode gravar no computador todo o conteúdo da aula que foi passado na lousa.

20 Tapete Mágico Por meio de realidade virtual, o aluno pode simular passeios aéreos por grande áreas para estudar relevo ou fenômenos naturais em aulas de geografia.

21 Sala de aula digital Mais voltada para o ensino de matérias da área de biologia, a Sala de Aula Digital, do Objetivo, emprega internet e computadores para criar ambiente digital.

22 Ícaro O Ícaro alia um giroscópio de 3 metros com conteúdo criado em realidade virtual para ensinar conceitos de geografia com a sensação de vôo.

23 Viajante funcional Sala de aula móvel que emprega conteúdo em realidade virtual para ensinar a alunos conceitos de astronomia, físicoa astrofísica e história pelo colégio Objetivo.

24 Programação visual Ao invés de exigir que crianças aprendam linguagens de programação, o MindStorm traz uma interface gráfica onde comandos são repassados ao robô de maneira bastante visual.

25 FischerTechnick Robot Mobile Set Também popular entre colégios nacionais, a FischerTechnick oferece kits, como o Robot Mobile Set, com motores e peças que podem ser montadas de maneira lúdica pelas crianças.

26 A tecnologia pode ajudar a escola levar os seus alunos a um novo paradigma ?
Sim, desde que  a tecnologia esteja a serviço  das metas educacionais e não a serviço da criação de novas necessidades artificiais . Como disse o David A. Dockterman (Great Teaching in the One Computer Classroom (Cambridge, Massachusetts: Tom Snyder Productions, 1991), "A Escola Ideal é uma escola onde a aprendizagem ocorre com e não a partir dos computadores".

27 Notebook Se desktops já são realidade nos colégios ricos, notebooks começam aos poucos a aparecer como opção de mobilidade para alunos e professores.

28 A iniciativa faz parte do plano de "ampliar" a biblioteca para todo o espaço do colégio por meio do sinal ou "de derrubar as paredes entre a biblioteca e os laboratórios de informática para a formação de um único centro de conhecimento". Com o sinal Wi-Fi aberto, alunos poderão também consultar notas e se comunicar com professores por meio de seus próprios celulares inteligentes (smartphones), que não é difícil de encontrar entre os alunos de


Carregar ppt "O uso de novas tecnologias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google