A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aquecimento global Noé Sousa Terminar Casal da Misarela

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aquecimento global Noé Sousa Terminar Casal da Misarela"— Transcrição da apresentação:

1 Aquecimento global Noé Sousa Terminar Casal da Misarela
27 de Setembro de 2010 Trabalho elaborado por:

2 Introdução O aquecimento global consiste num aumento da temperatura global, o qual vai afectar os oceanos e os pólos; O efeito de estufa é um fenómeno natural que mantém a temperatura global para que haja vida na terra com protecção natural de uma película contra os raios nocivos; São os humanos os principais culpados.

3 Aquecimento global Definição O Aquecimento Global pode ser definido como sendo o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da terra que se tem verificado nas décadas mais recentes.

4 Causas & Consequências

5

6 Causas As catástrofes climáticas e as mudanças que estão a ocorrer, rapidamente no clima mundial, terão ocorrido nos últimos anos. O que pode estar a provocar tudo isto? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado com acontecimentos como: Efeito de estufa; Desflorestação; Emissão de gases nocivos para a atmosfera; Destruição da camada de ozono; Aumento da concentração de CO2.  

7 A PRIMAVERA CADA ANO CHEGA MAIS CEDO NA EUROPA
A fauna selvagem é perturbada e não pode adaptar-se; Várias espécies morrem de fome; As aves migratórias devem viajar para regiões mais afastadas.

8 METANO Gás libertado da superfície da água do Mar Árctico e do mar siberiano. Com o aquecimento global: A pressão da água e as baixas temperaturas prendem os hidratos de metano sob a superfície da água do mar; Quando a temperatura da água sobe e a pressão diminui, os hidratos quebram-se e o metano escapa na água e na atmosfera; Libertado na atmosfera, o metano é um gás de efeito estufa 20 vezes mais forte que o CO2, acelerando o aquecimento global.

9 CONCENTRAÇÃO DE CO2 NA ATMOSFERA
A concentração de CO2 aumenta um ponto por ano, o que levará a um aumento significativo até o final do Século XXI; China e Índia foram os países onde mais aumentaram as emissões de CO2; A China ultrapassou os Estados Unidos como o maior emissor de CO2 do planeta; A Índia, em breve, transformar-se-á no terceiro maior emissor global, ao ultrapassar a Rússia.

10 Consequências Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotes polares; Aumento do nível das águas dos oceanos: podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorais; Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas.

11 ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS
O CO2 antrópico da atmosfera é dissolvido nas águas dos oceanos; Essa dissolução em excesso, provoca forte acidez que destrói corais e as suas fontes de alimento como o plâncton; Este fenómeno diminui a capacidade dos oceanos em absorver o CO2 da atmosfera, o que acelera o aquecimento global.

12 DESTRUIÇÃO DAS CAMADAS DE GELO DA ANTÁRTICA
Uma elevação do nível do mar de apenas um metro fragilizaria o campo de gravidade da terra e afectaria a sua rotação. Provocaria também um aumento dramático do nível do mar nos oceanos meridionais.

13 SECA NA AMAZÔNIA As árvores em desenvolvimento capturam o CO2 e libertam água através da fotossíntese; Secas e incêndios fazem desaparecer as florestas e libertam CO2; O alto nível de CO2 impede as árvores restantes de fazer a fotossíntese. Elas deixam de alimentar o ciclo de chuvas tropicais.

14 AUMENTO DO NÍVEL DO MAR Com o derretimento dos glaciares, o aumento do nível do mar é inevitável. Se esse aumento for de um metro, possivelmente deixará mais de 100 milhões de desalojados na Ásia, 14 milhões na Europa, 8 milhões na América do Sul e 8 milhões na África.

15 DERRETIMENTO DO ÁRTICO
O calote glacial deverá desaparecer dentro de 20 a 30 anos; Quanto mais o calote entra em contacto com mar aberto, mais ela é reaquecida acelerando o derretimento dos glaciares; Dois terços dos ursos polares podem desaparecer até o ano 2050; O derretimento da Gronelândia provoca secas, o que acelera o fenómeno.

16 DESERTIFICAÇÃO Fenómeno que corresponde à transformação de uma área num deserto; O termo desertificação tem sido muito utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela actividade humana; Na África a chuva ficou imprevisível. Milhões de pessoas e animais morrerão de fome. As guerras pela água deverão intensificar-se.

17 O que precisa de ser feito

18 Protocolo de Quioto Consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (Outubro de 1988); Visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta; Tem por objectivo diminuir a temperatura global nos próximos anos.

19 Conferência de Bali  Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com avanços positivos; Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes; As bases definidas substituirão o Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

20 Conferência de Copenhaga
A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo com o objectivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global; Terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas e houve conflitos de interesses entre os países ricos;

21 Redução directa de emissões
Estas medidas pretendem, por um lado, tornar a produção de recursos mais limpa, e por outro, reduzir o consumo de recursos; Optar pelos transportes públicos SEMPRE; Compre uma bicicleta em vez de um carro; Automóveis amigos do Ambiente.

22 Compensação de emissão
Este problema é particularmente relevante em países em vias de desenvolvimento; Obrigatoriedade de redução de emissões colocaria sérios entraves ao desenvolvimento económico e social; Do ponto de vista ambiental esta solução levará à redução de 1000 toneladas de CO2.

23 Conclusão O ex vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore tem um grande conhecimento do mundo sobre o aquecimento global, demonstrando-o na sua investigação. O aquecimento levará a uma extinção de territórios e de povoações (Florida, San Francisco, Holanda, Beijing, Xangai, Calcutá, entre outras) devido a uma subida enorme de água causada pelo degelo glaciar e também à extinção animal devido à destruição da sua flora.

24 Bibliografia Recomeçar http://edumessias.blogspot.com/
Recomeçar

25 Filme


Carregar ppt "Aquecimento global Noé Sousa Terminar Casal da Misarela"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google