Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuciana Sousa Bastos Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROJETO RONDON 2010 CONJUNTO B Oficina de Comunicação
2
Universidade tecnológica Federal do Paraná UTFPR Ary Ney Chaicoski Junior Arquitetura e Urbanismo Design Gráfico Renata Noronha Cossio Comunicação Institucional
3
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B3 OBJETIVOS DA OFICINA Procurar provar a importância da comunicação não só no nosso dia-a-dia, mas também como uma ferramenta básica nos negócios e na política. Para isso, ensinar formas claras e corretas de transmitir mensagens positivas e construtivas para diversos públicos.
4
comunicação | s. f.derivação fem. sing. de comunicar comunicação s. f. 1. Informação; participação; aviso. 2. Transmissão. 3. Notícia. 4. Passagem. 5. Ligação. 6. Convivência. 7. Relações. 8. Comunhão (de bens). comunicar - conjugar v. tr. 1. Pôr em comunicação. 2. Participar, fazer saber. 3. Pegar, transmitir. v. intr. 4. Estar em comunicação. 5. Corresponder-se. v. pron. 6. Propagar-se. 7. Transmitir-se.
5
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B5 Sem a comunicação a própria vida seria impossível. Comunicar e receber comunicação é que permite a convivência dos seres humanos, a socialização, e fazer cultura. A experiência dos sistemas nervosos alheios é tão importante que a sociedade humana é o resultado da integração desses sistemas, através da comunicação. Marshall McLuhan
6
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B6 Comunicação é o meio pelo qual uma pessoa exerce influência sobre outra: ela é a verdadeira portadora do processo social.
7
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B7 É a comunicação que permite a interação e é através dela que os seres humanos se tornam seres sociais.
8
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B8 Sem comunicação as pessoas não poderiam ajuntar-se, empreender tarefas, fazer cultura, progredir no domínio do mundo físico.
9
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B9 Invenções e descobertas dependem, quase sempre, de um acúmulo de informações, de fazer cultura desenvolvendo conceitos, de tal modo que apenas as invenções mais simples e os processos mentais mais elementares poderiam efetuar-se sem a comunicação.
10
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B10 Há muitas definições, algumas complicadíssimas e até pouco comunicativas, mas em todas elas podemos distinguir: um comunicador (a pessoa que inicia o processo); o destinatário (a pessoa que recebe a comunicação); o comunicado (o conteúdo da comunicação, a mensagem); o efeito (o que foi entendido pelo destinatário e o que resultou desse entendimento).
12
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B12 Frases que matam a comunicação. Mande a idéia para a diretoria através dos canais competentes... Não funcionaria na nossa empresa... Escreva-a e coloque na caixa de sugestões... Nós não temos tempo a perder com isso... Se pudermos continuar fazendo as coisas como fazemos atualmente e melhorá-las com o tempo já é o bastante.... Somos muito pequenos para isso... Esse não é o nosso estilo, não fazemos as coisas deste modo... Muito bom... mas, ninguém iria comprá-lo.... Vamos discutir em outra reunião... O que? Isto é loucura... Isso não é problema nosso... O comitê executivo nunca aprovará... Alguém já tentou isto antes? É contra as políticas da companhia... Isto é obvio...
13
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B13 DINÂMICA Duas empresas: Uma comunicativa Outra não Objetivo: Criar um produto Conclusão: Comparar os resultados
14
UTFPR – Projeto RONDON Conjunto B14 Conclusão Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona. As comunicações são como uma rua de duas mãos. A tarefa de comunicar-se não está concluida até que haja compreensão, aceitação e ação resultante. A finalidade da comunicação é afetar comportamentos.
15
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROJETO RONDON 2010 CONJUNTO B Oficina de Comunicação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.