A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRESCIMENTO REPRODUTIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRESCIMENTO REPRODUTIVO"— Transcrição da apresentação:

1 CRESCIMENTO REPRODUTIVO

2 CRESCIMENTO REPRODUTIVO
É um conjunto de processos e fenômenos que se refere à formação de flores, frutos e sementes. Principais acontecimentos: Iniciação dos primórdios florais, Desenvolvimento das peças florais, dos grãos de pólen, do saco embrionário, Polinização, Formação dos gametas masculinos, Crescimento do tubo polínico, Fecundação, Fusão tripla, Desenvolvimento do embrião, do endosperma, da semente e do fruto.

3 CRESCIMENTO REPRODUTIVO
As 2 fases principais são a FLORAÇÃO e a FRUTIFICAÇÃO. 1. FLORAÇÃO, FOTOPERÍODO E FITOCROMO: 2. FRUTIFICAÇÃO

4 FLORAÇÃO A floração representa o término do ciclo de vida nas plantas anuais ou bianuais e nas perenes marca o final de mais um ciclo de crescimento. Por que produzir flores?

5 Vantagens da Floração Por serem sésseis, as plantas têm de usar elementos de seu entorno para fazer chegar o gameta móvel (pólen) ao imóvel (óvulo) Para isto, têm que usar elementos abióticos ou bióticos Os elementos abióticos podem ser o vento a água p.ex. Os elementos bióticos podem ser animais como insetos, pássaros, morcegos entre outros, ....mas para usar os animais é preciso atraí-los..

6 ...e as plantas o fazem...com suas flores.....

7 FASES DO DESENVOLVIMENTO DO VEGETAL: 1. Fase juvenil.
2. Fase adulta vegetativa. 3. Fase adulta reprodutiva. A mudança de fase é centralizada numa única região, o meristema apical do caule. Em condições ambientais favoráveis, o meristema apical do caule adquire MATURAÇÃO PARA FLORIR, sofre mudanças nas suas características e forma o MERISTEMA DE REPRODUÇÃO.

8 FASES DA FLORAÇÃO INDUÇÃO
O estímulo indutor resulta de fatores endógenos e ambientais. Quando as condições ambientais são favoráveis, o meristema apical adquire maturação para florir.

9 COMO A PLANTA REGULA A PRODUÇÃO DE FLORES?
Regulação autônoma: independe de fatores ambientais. Resposta obrigatória ou qualitativa: exigência absoluta de características ambientais apropriadas. Resposta quantitativa ou facultativa: floração promovida por características ambientais, mas ocorre eventualmente na ausência delas.

10 2. Evocação floral Após a indução floral, os eventos que acontecem no meristema vegetativo resultam na formação de flores. Indica o momento que o meristema se reorganiza para produzir flores. Ocorre a diferenciação morfológica e funcional de todas as células do meristema. As células atingem um ponto sem retorno no programa de desenvolvimento, comprometendo-se em definitivo com a formação de flores. O meristema é competente à floração

11 EVOCAÇÃO FLORAL Produção de Flores Expressão O meristema apical
inicia a morfogênese das estruturas florais SINALIZAÇÃO Hormônios Nutrientes etc Determinação O programa genético se torna irreversível INDUÇÃO Fotoperíodo temperatura Competência Responde aos sinais apropriados Crescimento Vegetativo (Folhas)

12 Sinais que geram a EVOCAÇÃO FLORAL
Fatores Externos Fotoperíodo Temperatura Fatores Internos Ritmos Circadianos Hormônios

13 O FOTOPERÍODO Habilidade de um organismo perceber a duração do dia, torna isso possível permitindo uma resposta sazonal. Ritmos circadianos e fotoperiodismo possuem a propriedade comum de responder a ciclos de luz e escuro.

14 O fotoperíodo varia com a latitude

15 Ritmos Circadianos Os organismos estão normalmente sujeitos a ciclos diários de luz e escuro, exibindo comportamento cíclico associado com tais alterações. Exemplos destes ritmos incluem movimento de folhas e pétalas, abertura e fechamento dos estômatos, capacidade fotossintética, taxa respiratória. Em condições naturais, este oscilador endógeno é sincronizado com um período verdadeiro de 24 horas por sinais ambientais, os mais importantes dos quais são as transições luz – escuro ao entardecer e escuro – luz ao amanhecer.

16 Ritmos Circadianos Quer dizer, os RC são gerados internamente, mas normalmente necessitam de um sinal ambiental (por exemplo, a exposição à luz ou a mudança de temperatura) para iniciarem sua expressão. Ritmos circadianos são fenômenos cíclicos definidos por 3 parâmetros: o período, a fase e a amplitude.

17 Ritmos Circadianos Típico ritmo circadiano. O período é o tempo entre um ponto e sua repetição; a fase é qualquer ponto no ciclo que se repete; e a amplitude é a distância entre o pico e a base. O ritmo circadiano extraído de um ciclo de 24 horas de luz-escuro

18 Decomposição do fotoperíodo
Logo após a colocação de plantas em condições constantes de luz ou escuro, elas mantêm o ritmo por um tempo. Estes ciclos de resposta ao dia e a noite sem que estas últimas realmente existam são chamados de dia e noites subjetivas As respostas ao ritmo circadiano podem ser decompostas em amplitude e período Se plantas forem mantidas em condições constantes de luz ou escuro por um longo período, o ritmo desaparece Efeito jet-lag: se a luz for acesa ou apagada nomeio de um ciclo, as respostas irão se ajustar ao novo ciclo

19 Classificação das Plantas quanto ao Fotoperíodo
Plantas de dia longo (PDL) São as plantas que florescem quando expostas a um fotoperíodo acima de um valor crítico, que é chamado de fotoperíodo crítico. Quando esta planta estiver exposta a um fotoperíodo menor que o seu fotoperíodo crítico, ela cresce, mas não floresce. Ex: espinafre, aveia, rabanete, entre outras. Plantas de dia curto (PDC) São as plantas que florescem quando submetidas à fotoperíodos abaixo do seu fotoperíodo crítico. Quando expostas a fotoperíodos maiores que o seu fotoperíodo crítico, estas plantas crescem, mas não florescem. Ex. morangueiro, crisântemo, café e orquídea. Plantas neutras ou indiferentes São as plantas que florescem independentemente do fotoperíodo ou que não respondem a um determinado fotoperíodo, como o tomateiro e o milho.

20

21

22

23 Pesquisas sobre as respostas das plantas a fotoperíodos mostraram que os períodos de escuro que a planta fica exposta devem ser contínuos, ao contrário dos períodos de iluminação que não precisam ser contínuos, pois a interrupção dos períodos de escuro leva a inibição da floração do vegetal.

24 Fitocromo A resposta do vegetal a floração está relacionada com a ação de um pigmento chamado fitocromo, que é sensível à variação do comprimento do dia de iluminação desencadeando uma resposta fisiológica do vegetal para a floração. FITOCROMO é o pigmento proteico que absorve luz mais fortemente nas regiões do vermelho e do vermelho-distante e também na região do azul

25 Fitocromo Há interconversão entre as formas Fv (absorve vermelho-660nm) e Fve (absorve vermelho distante-730nm): Fv  Fve  Fv vermelho vermelho distante Respostas fisiológicas: Fve é a forma fisiologicamente ativa do fitocromo. Mas sua resposta não está quantitativamente relacionada a quantidade absoluta de Fve, mas sim com a razão Fve/Fv ou entre Fve e a quantidade total de fitocromo.

26 Florígeno – o sinal para a floração
O sinal para floração vem da folha Em algumas espécies ele pode ser transmitido para partes não induzidas

27


Carregar ppt "CRESCIMENTO REPRODUTIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google