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O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade Equipe do Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

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Apresentação em tema: "O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade Equipe do Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade Equipe do Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo Serra Negra – 12/02/09

2 Breve Histórico das Práticas Sociais
Idade Antiga Grécia/Roma Idade Média Idade Moderna Renascimento Idade Contemporânea I I I I Sociedade pautada nos valores da estética, dos feitos heróicos e guerra. Legitimação do abandono e da eliminação. Cristianismo / Inquisição Abrigo por troca de indulgências Idéia da possessão e castigo Idéias reformistas monitorando o desenvolvimento das ciências. Convivência da medicina, alquimia e magia. Alto Grau de desenvolvimento Tecnológico Comunicação Globalizada Convivência com a diversidade Isolamento Asilamento Integração Isolamento Asilamento Integração Isolamento Asilamento Eliminação Isolamento FAZER COM FAZER PARA Inclusão Fonte: Instituto Paradigma SEE /CENP/CAPE

3 Definição de Deficiência
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. FONTE: CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ONU/2006 SEE /CENP/CAPE

4 COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS
Dados Educacionais do MEC COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS Educação Especial Comparação de Matrículas na Educação Especial em Classes Especiais ou Escolas Exclusivas, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação e 2008 Fonte: MEC / INEP SEE /CENP/CAPE

5 COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS
Dados Educacionais do MEC COMPARAÇÃO DE MATRÍCULAS Educação Especial Comparação de Matrículas de Alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais em Classes Comuns do Ensino Regular e/ou Educação de Jovens Exclusivas, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação e 2008 Fonte: MEC / INEP SEE /CENP/CAPE 5

6 A Educação Especial no Estado de São Paulo
Serviço de Educação Especial CAPE (formação continuada, impressão de materiais adaptados, participação em eventos,cursos, expedientes, distribuição de materiais) 91 DEs (PCOPs exclusivos e Supervisores de educação especial) SAPEs SEE /CENP/CAPE

7 A Educação Especial no Estado de São Paulo
SEE /CENP/CAPE 7

8 Formação continuada – CAPE
SEE /CENP/CAPE

9 Serviço de Apoio Pedagógico Especializado – SAPE
SEE /CENP/CAPE


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