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Modelos de Jornalismo na Internet 2º DIA: DESCRIÇÃO: As mídias sociais, conteúdo colaborativo e as influências nos modelos de jornalismo Twitter, hashtags.

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Apresentação em tema: "Modelos de Jornalismo na Internet 2º DIA: DESCRIÇÃO: As mídias sociais, conteúdo colaborativo e as influências nos modelos de jornalismo Twitter, hashtags."— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Jornalismo na Internet 2º DIA: DESCRIÇÃO: As mídias sociais, conteúdo colaborativo e as influências nos modelos de jornalismo Twitter, hashtags e a audiência/repercussão da informação em tempo real (30 minutos Facebook: comunidade e engajamento (30 minutos) You Tube: de “arquivo” para breaking news (30 minutos) Conteúdo colaborativo: cidadão repórter e foco no hiperlocal (60 minutos) O fênomeno gatekeeping x gatewatcher na comunicação (30 minutos) Estudos de caso: Páginas do UOL e Jornal O Globo no Facebook Espaço para debate e Exercício: análise das páginas dos veículos regionais (Twitter/Facebook)

2 Modelos de Jornalismo na Internet “Four more years”. 6 nov 12 - 810,000 retweets - 300,000 favorito - esse Tweet se tornou ao mesmo tempo o mais retweetado de 2012 e de toda a história, enviado por pessoas em mais de 200 países de todo o mundo

3 Modelos de Jornalismo na Internet Sofrendo de uma forma rara de câncer no cérebro, Avalanna Routh de seis anos de idade era grande fã de Justin Bieber, e a estrela pop tinha crescido perto dela durante sua doença. Quando ela faleceu, em setembro. Bieber fez uma homenagem a ela em um Tweet, e muitos, muitos Twitter Beliebers responderam. RIP Avalanna. i love you - 26 set 12 - 220,000 retweets - 100,000 favoritos

4 Modelos de Jornalismo na Internet As principais ocorrências em 2012 que o mundo se reuniu para assistir e discutir: Jogos Olímpicos - Os 16 dias dos Jogos em Londres geraram mais de 150 milhões de Tweets. As cerimônias de encerramento (especificamente a apresentação das Spice Girls) acumularam o maior crescimento rápido relacionado aos jogos: 116.000 Tweets por minuto. A maior conversa relacionada à competição foi quando Usain Bolt, da Jamaica (@UsainBolt), o atleta mais discutido, conquistou o ouro na corrida de 200 m (80.000 Tweets por minuto) Eleições nos EUA - O primeiro dos debates a presidência dos EUA produziu 10 milhões de Tweets; mais de 31 milhões de Tweets foram enviados sobre as eleições no dia Dia da Votação. Conforme as organizações de notícias computavam os resultados naquela noite, a conversa sobre as eleições aumentou no Twitter, atingindo um pico de 327.452 Tweets por minuto (TPM). MTV Video Music Awards - Mais de 52 milhões de votos foram expressos através de Tweets para o "Vídeo Mais Compartilhável" do MTV Video Music Awards deste ano. O show em si gerou 14,7 milhões de Tweets; o maior pico da noite foi o momento quando o grupo One Direction ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Pop com 98.307 Tweets por minuto. Super Bowl - Os fãs do Super Bowl tiveram muito o que comentar sobre a partida entre os Giants-Patriots, em 05 de fevereiro desse ano. Vimos 13,7 milhões de Tweets relacionados ao Super Bowl durante o jogo; 1 milhão deles ocorreu nos 5 minutos finais. Os Tweets foram disparados quando um passe incompleto dos Patriots selou a vitória dos Giants, com 201.466 Tweets por minuto. No show da Madonna, no intervalo, foram 108.077 Tweets por minuto

5 Modelos de Jornalismo na Internet Euro 2012 - Nada acende uma conversa global como uma partida de futebol. Durante a final na qual a Espanha bateu a Itália por 4 a 0, o gol de Juan Mata gerou 267.200 Tweets por minuto. Outros grandes momentos do Twitter: o segundo gol da Itália por Mario Balotelli contra a Alemanha, o gol da Espanha por Cesc Fabregas contra a Itália e a derrota de Portugal para a Espanha nas semifinais. Super Tempestade Sandy - Entre 27 de outubro e 1° de novembro, as pessoas enviaram mais de 20 milhões de Tweets sobre o impacto da tempestade Sandy e suas consequências. Quando a energia foi cortada na maior parte da cidade de Nova Iorque, o uso de celulares pelas pessoas de lá mais do que dobrou em relação aos dois dias anteriores. Mais tarde, as pessoas buscavam formas de ajudar: Tweets que mencionavam a palavra “doe” alcançaram o maior pico em 180 dias; a frase “doe sangue” alcançou o maior pico em 365 dias. Semifinal da Liga dos Campeões da UEFA - Em abril, torcedores de todo o mundo sintonizaram a Champions League para assistir à semifinal entre Barcelona e Chelsea. Durante o jogo, o tráfego mundial total na plataforma atingiu o pico de 184.535 Tweets por minuto após o gol de Fernando Torres, empatando o jogo para o Chelsea e tornando este jogo um dos maiores momentos esportivos no Twitter este ano.

6 Modelos de Jornalismo na Internet Obsessão “Summer Wars” - O filme de anime japonês "Summer Wars" foi transmitido pela TV Nihon, em julho. Durante o filme, o personagem principal aperta a tecla enter e diz: "Yoroshiku onegaishimasu!" ("Por favor!"). Milhares de fãs, tanto do anime quanto do Twitter, criaram o seu próprio evento "ao vivo" tweetando essa linha justamente quando o personagem principal diz isso no filme Whitney Houston - Em 11 de fevereiro, foi dada a notícia de que Whitney Houston havia falecido inesperadamente no Beverly Hilton Hotel. Muitos fãs da super estrela viram a notícia no Twitter e tweetaram para expressar a tristeza e compartilhar a gratidão pela música dela. A notícia do falecimento gerou mais de 10 milhões de Tweets (73.662 Tweets por minuto). Mais tarde, fãs e artistas saudaram-na com quase 2 milhões de Tweets durante o funeral e a homenagem transmitidos ao vivo pela televisão SOPA/PIPA - Dois projetos controversos antipirataria em análise no Congresso (SOPA na Câmara, PIPA no Senado) foram assuntos calorosamente discutidos no Twitter. Conforme o debate esquentava, “SOPA” explodiu no Twitter de 106.000 para 3,5 milhões de menções no Twiiter 24 horas depois. Da mesma forma e no mesmo dia, as 86.500 menções de “PIPA” aumentaram para mais de 655.500.

7 Modelos de Jornalismo na Internet Por aqui, os Assuntos do Momento (Trending Topics) se concentraram principalmente em entretenimento, com 28%, esportes, com 13%, e política, com 9% - divisão feita a partir dos 60 principais picos repentinos de interesse no ano. Como esperado, as novelas e reality shows registraram a maior presença em entretenimento. Avenida Brasil, da Rede Globo, foi recordista com milhões de tuítes e registrou 3.031 tuítes por minuto em seu último capítulo. Entre os realities, a liderança ficou com o Big Brother 12, seguido por The Voice Brasil, A Fazenda e Mulheres Ricas. Em esportes, as finais da Libertadores, entre Corinthians e Boca Junior, alcançaram 2.754 tuítes por minuto no primeiro jogo, e 3.548 na partida de volta, que selou o primeiro título do clube paulista na competição continental. Já na política, os principais tópicos do ano foram STF, Lula, Cachoeira, CPI e Serra. (fonte IDG Now) #EnemCancelado

8 Modelos de Jornalismo na Internet Exemplos de Tweets que surgiram de forma orgânica no Twitter Ao vivo, de Marte - O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (@NASAJPL) tweetou ao vivo como o robô Curiosity fez sua descida no Planeta Vermelho. A equipe #JPL compartilhou atualizações no Twitter com o mundo, diretamente do centro de comando do ônibus espacial. (Re)produção de panda - O Zoológico Nacional em Washington, D.C. tweetou ao vivo a inseminação artificial de Mei Xiang, sua amada ursa Panda Gigante de 13 anos de idade. Os fãs da Panda acompanharam todos os detalhes, incluindo fotos, através do marcador #pandaAI. Under the Westway - A banda superstar do Reino Unido Blur tweetou a notícia aos fãs, dizendo que lançariam dois novos singles, os primeiros em dois anos, e transmitiriam ao vivo o lançamento.

9 Modelos de Jornalismo na Internet Política de câncer de mama - O organização de caridade "Komen for the Cure", de combate ao câncer de mama, incitou um protesto em massa no Twitter depois de anunciar, em janeiro, que não daria mais permissões para exame de câncer à Planned Parenthood. A efusão de comentários, quase sempre em apoio à Planned Parenthood, aumentou o fluxo no Twitter e incentivou um debate nacional muito maior sobre os problemas relacionados à decisão.

10 Modelos de Jornalismo na Internet Cory Booker, o prefeito de Newark, NJ, é conhecido por se comunicar com os moradores através do Twitter e ainda mais por responder rapidamente. Durante a grande tempestade Sandy, Booker não só permitiu que vítimas ficassem em sua casa, mas também arranjou um fornecimento fixo de um salgadinho local favorito: Hot Pockets.

11 Modelos de Jornalismo na Internet Pesquisa da University of California, Los Angeles (ULCA) e Hewlett-Packards (HP) Quais fatores mais chamam a atenção num tweet de notícia? (fonte: Coluna Digital) - A fonte da informação - Referências a personalidades, marcas ou entidades famosas - O assunto da notícia (saúde e tecnologia chamam mais a atenção) - A notícia publicada por um jornal grande AINDA tem mais credibilidade para os usuários do Twitter do que aquela postada num blog menos conhecido

12 Modelos de Jornalismo na Internet As pessoas continuam buscando notícias sobre pessoas e instituições famosas, ou seja, quem na maioria das vezes está em evidência nas mídias tradicionais (TV, rádio, jornal, etc). - Notícias rápidas, frequentes e atualizadas por experts no assunto. - De certo modo ainda seguimos um modelo tradicional, ou seja, usamos as mídias sociais para chegar aos sites de grandes jornais falando sobre temas populares. - Crescimento de blogs especializados e noticiários com foco em determinadas regiões. O “boca a boca” e o jornalismo cidadão ganham mais espaço. O jornalista Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hack/Hackers “Qualquer pessoa pode ser repórter, mas nem todo mundo pode ser jornalista. Precisamos de jornalistas trabalhando nisso”, opinou Herman. “Ainda precisamos dos dois. Você não pode ficar no escritório e ir para o Twitter ver o que está acontecendo. Precisamos sempre buscar novas histórias, ideias para novas reportagens”, disse. Veja – Twitter Enem

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14 O que bombou no Facebook do Brasil em 2012 : Começando pelos temas mais populares, a novela “Avenida Brasil”, exibida na Rede Globo de 26 de março a 19 de outubro deste ano, foi o assunto mais comentado na rede social durante 2012, seguida de “Corinthians” e pelo “Carnaval”. No pódio das músicas mais compartilhadas pelos usuários, apenas canções internacionais. A campeã foi “Rolling in the Deep”, da cantora inglesa Adele. A vice foi “We found love”, de Rihanna, seguida novamente por Adele com “Set fire to the rain”. Nos lugares com mais check-ins, São Paulo foi a vencedora: o Parque do Ibirapuera ficou no topo dos locais com mais marcações. Em seguida veio a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o Mercado Municipal de São Paulo. (fonte: IDG Now)

15 Modelos de Jornalismo na Internet Na maior rede social do mundo, em média os links postados entre 15h e 18h geram maior quantidade de cliques. Por outro lado, aqueles antes das 10h e depois das 22h não chamam tanto a atenção. O pico de engajamento no site foi registrado no meio da semana, ou seja, o melhor dia e horário para postar no Facebook é quarta-feira entre 13h e 15h, de acordo com a pesquisa. O relatório ainda aponta que o tráfego na rede de Zuckerberg começa a cair a partir das 18h, tendo um pequeno aumento às 21h. De modo geral, a média nos horários normais de tráfego é a mesma durante todos os dias da semana, no entanto, priorize os dias úteis para postar aquilo que considera mais relevante. (fonte: Coluna Digital)

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17 A massificação da Internet está a redefinir as relações entre o jornalismo e os leitores. O modelo de difusão característico da primeira época dos media (“um para muito”) deu lugar aos modelos descentralizados e bidirecionais da segunda era dos media (Poster, 2000) em que a informação circula de “muitos para muitos”, de “muitos para um” e de “um para um”. A mudança no ecossistema mediático foi acelerada pelo aparecimento dos media sociais (blogues, microblogues e redes sociais) com o aumento do número de fontes e, consequentemente, da quantidade de informação em circulação. As consequências desta oferta excessiva sentem-se na atividade jornalística, mas também na forma como os leitores se relacionam as notícias: enquanto os media aperfeiçoam formas de distribuição que os diferencie da concorrência e os aproxime da audiência, os leitores procuram processos que lhes permitam triar a avalanche de informação recebida diariamente pela Web. Se a blogosfera contribui sobretudo para aumentar a oferta informativa, influenciando fundamentalmente o lado da emissão, as redes sociais têm mais preponderância ao nível da recepção, estando a funcionar como um segundo nível de seriação de notícias. Trata-se de um novo tipo de gatekeeping desenvolvido pelos media nos seus canais sociais, mas também por cidadãos com prestígio (gatewatchers) em torno dos quais se constroem comunidades virtuais. Neste trabalho analisa-se o potencial das redes sociais na redistribuição de notícias, nomeadamente no que concerne ao aumento do número de leitores e à transformação das audiências em comunidades com maior intervenção no ecossistema mediático. Do gatekeeping ao gatewatcher: o papel das redes sociais no ecossistema mediático Prof. Doutor João Canavilhas

18 Modelos de Jornalismo na Internet You Tube – concorrendo com a TV tradicional - Robert Kyncl, diretor de parcerias globais do YouTube Na próxima década, 75% de todos os canais de vídeo serão criados na internet. A web está fadada a se tornar a principal fonte de entretenimento em vídeo na próxima década. Mais políticos e produtores de notícias recorrerão ao site para distribuir propaganda, discursos e vídeos noticiosos semanais. Kyncl disse que a indústria de entretenimento deveria prestar atenção nessa tendência, prevendo que 90% do tráfego da web em breve será de vídeo. O YouTube e Kyncl, que veio da Netflix para a empresa, estão apostando alto no webvídeo, injetando US$ 100 milhões na produção de conteúdo original. Organizar vídeos por canais, um conceito que faz eco à TV tradicional, permite que parceiros do YouTube exibam seus vídeos e compartilhem a receita publicitária. A nova jogada está começando a desafiar a televisão tradicional ao mesmo tempo em que provê uma plataforma para criadores de conteúdo para nichos – os que fazem vídeos para fanáticos por crochê, amantes de bichos de estimação ou aficionados em música clássica – que provavelmente jamais veriam conteúdos desse tipo na mídia tradicional. Vídeo Syria

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