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PublicouRegina Teresa Gesser Brezinski Alterado mais de 8 anos atrás
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Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
Faculdade Ined
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“ O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” Timmons, 1990
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No Brasil o estudo do tema se intensificou a partir do fim dos anos 90
Preocupação com a criação de empresas duradouras e diminuição de taxa de mortalidade
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Natalidade e estimativa de mortalidade de empresas
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Panorama Grande necessidade das empresas em aumentar competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado DESEMPREGO
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Panorama Ex funcionários buscam novas formas de sobrevivência.
Intensificação de novos negócios com a popularização da internet
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As micro, pequenas e médias empresas têm grande importância no desenvolvimento da economia mundial, sendo responsável por cerca de 50% do PIB em alguns países e com tendências de crescimento
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A Revolução do Empreendedorismo
O ensino e a discussão sobre empreendedorismo tem se intensificado nos últimos anos principalmente devido ao rápido avanço tecnológico. O avanço tecnológico aliado com a sofisticação da economia e dos meios de produção e serviços gerou uma necessidade de formalização de conhecimentos que antes eram produzidos de forma empírica
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No Brasil o desenvolvimento do empreendedorismo se deu a partir da década de 90 com a criação de entidades como o SEBRAE e SOFTEX.
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Iniciativas de suporte ao empreendedorismo
Softex (Genesis) Empretec (Sebrae) Brasil Empreendedor Projeto REUNE (CNI/IEL) Crescimento das incubadoras Ensino de empreendedorismo nas universidades Entidades de apoio (Sebrae, Endeavor, Instituto empreendedor do ano da Ernst & Yong) Alternativas de financiamento Crescimento de franquias
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O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Pode ocorrer através da criação de novas empresas e em empresas já estabelecidas
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Fases do processo empreendedor
I – Identificação e avaliação de oportunidades II – Desenvolvimento do Plano de Negócios III Determinação e captação dos recursos necessários IV Gerenciamento da empresa criada
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Identificar e avaliar a oportunidade
É identificar a oportunidade e analisar a sua potencialidade no que se refere a itens como: necessidades de mercado, potencial da concorrência e de mercado e ciclo de vida do produto. É importante o empreendedor testar a sua idéia ou conceito de negócio junto de potenciais clientes, fazer uma pesquisa que lhe forneça a dimensão do mercado se está em crescimento, estável ou estagnado. Quem é a concorrência e quais são seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.
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Desenvolver o plano de negócios
O plano de negócios é uma parte importante do processo empreendedor. Um negócio bem planejado terá mais oportunidades de sucesso do que um sem planejamento, na mesma igualdade de condições. É fundamental que o empreendedor saiba planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento.
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Determinar e captar os recursos necessários
o empreendedor deve utilizar a sua capacidade de planejamento e habilidade de negociação para relacionar no mercado as melhores alternativas de financiamento para seu negócio, ou seja, que lhe ofereçam uma melhor relação custo benefício.
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Gerir a empresa criada Pode parecer a parte mais fácil do processo empreendedor. No entanto, a gestão de uma empresa não é tão simples quanto parece. O empreendedor deve reconhecer as suas limitações, recrutar uma equipe de trabalho para o ajudar na gestão da empresa, implementando ações que minimizem os problemas e maximizem os lucros.
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