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WORKSHOP Gestão de Pessoas.

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Apresentação em tema: "WORKSHOP Gestão de Pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 WORKSHOP Gestão de Pessoas

2 Video

3 Dinâmica Inicial Fósforos/ Expectativas.

4 “ Pessoas não podem ser gerenciadas, mas sim lideradas”.
GERÊNCIA E LIDERANÇA “ Pessoas não podem ser gerenciadas, mas sim lideradas”.

5 GERÊNCIA - ÊNFASE NOS PROCESSOS (GERENCIA COISAS)
O poder do Gestor vem da Empresa... LIDERANÇA – ÊNFASE NAS PESSOAS (LIDERA PESSOAS) ...o do Líder vem das Pessoas!

6 LIDERANÇA Peter Drucker – O grande guru da administração.
"A única definição de líder é: alguém que possui seguidores.Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.

7 O LIDER NASCE FEITO? Peter Drucker afirmava que: sim, existem líderes natos, mas que a liderança pode – e deve – ser aprendida.

8 Equipes e pessoas Processos são realizados por equipes; Equipes são constituídas por pessoas; Pessoas são diferentes, complexas, variáveis e imprevisíveis; Para gerenciar processos, você precisa entender de pessoas.

9 Video Youtube Sapateado e Liderança – (Tempo 5’40).

10 Que tipo de Liderança você prefere exercer?
Exercício Que tipo de Liderança você prefere exercer?

11 Dinâmica “Embradier” - (Construindo aviões.)

12 Ferramentas de Gestão

13 1- Ciclo PDCA Melhorias contínuas, Gestão de conhecimento.

14 2- DINÂMICAS DE GRUPO Conjunto de técnicas e metodologias que tratam do fenômeno do comportamento humano em grupos. Sua orientação é a busca de mudanças de comportamento, tendo em vista a afetividade do desempenho grupal.

15 3 -LIDERANÇA SITUACIONAL
A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade. Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:

16 3.1 - Direção A liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança

17 3.2 - Orientação Este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.

18 3.3 - Apoio O líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.

19 3.4 - Delegação Ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças.

20 4 - GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Competência - capacidade de uma pessoa gerar resultados de acordo com os objetivos organizacionais, está baseada numa tríade conhecida como: C.H.A. Conhecimento+Habilidade+Atitude=Resultado

21 Prática/Vivência/Domínio do conhecimento (saber fazer)
C.H.A. C = Formação acadêmica/Conhecimento teórico (o que devo fazer) H = Prática/Vivência/Domínio do conhecimento (saber fazer) A = Emoções/Valores/Sentimentos/Comportamento humano (querer fazer)

22 5 - ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO
Os dados extraídos dessa conversa podem sinalizar a revisão das competências dos pares e do gestor desse colaborador que está se desligando.É uma oportunidade para a empresa avaliar seus processos, suas lideranças e, por que não dizer, suas estratégias de negócio.

23 6 - FEEDBACK É informação, verbal ou não, que ajuda a perceber como o seu comportamento está afetando os outros. É uma oportunidade que temos de nos vermos com os olhos dos outros. Quando bem dado, funciona como uma poderosa fonte de crescimento pessoal.

24 Dando e Recebendo Feedback
Dando - Ser descritivo; - Referir-se ao comportamento; - Abrir alternativas para o outro. Recebendo - Ouvir; - Esclarecer; - Agradecer.

25 Os 4 Cs do Feedback Cessar de fazer. Continuar a fazer.
Começar a fazer. Corrigir o jeito de fazer.

26 A falta que o espelho faz
“Quando não sabemos como somos vistos pelos outros , aumentamos os riscos de repetir os mesmos comportamentos que estão impedindo nosso crescimento”.

27 7 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos colaboradores, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho.

28 7.1 - Dicas para entrevista de avaliação
Estimule a comunicação em duas vias; Sempre, mencione primeiro os pontos fortes; Concentre-se no desempenho com fatos e dados; Obtenha um acordo claro. Evite: Críticas destrutivas; Julgamentos; Contaminar-se pelos sentimentos pela pessoa; Basear-se apenas em opiniões; Contaminar-se com fatos recentes.

29 8 - Coaching Representa as atuações do líder voltadas para ajudar os seus subordinados a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento, atuando como facilitador e acompanhando e ajudando cada subordinado a descobrir a forma de expressar melhor os seus talentos de forma a melhor atingir os objetivos pessoais e coletivos.

30 8.1 – Coach é alguém que... - Faz você compreender algo que lhe abre novos horizontes; Ajuda você a descobrir um talento, uma habilidade adormecidos, que você não percebia que tinha; O encoraja a buscar superação; Enriquece-o com idéias e informações; Rebate suas idéias sem ferir seu ego;

31 8.1 – Coach é alguém que... Acredita em você e incentiva-o a olhar além; Ensina-lhe o valor de uma atitude positiva e estimula seus comportamentos nessa direção; Investe no seu desenvolvimento e sente prazer em vê-lo crescer; Mostra-lhe, com seu exemplo, o valor de aprender continuamente!

32 “ O futuro está nas mãos daqueles que souberem oferecer às gerações vindouras, razões de vida e de esperança. Teillard Chardin

33 Motivando com Criatividade – Daniel Godri
Video Final Motivando com Criatividade – Daniel Godri


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