A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Metodologias Pedagógicas para facilitadores de processos educativos em hanseníase Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009

2 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
“A Saúde Coletiva é, ao mesmo tempo, núcleo de saberes e práticas sociais (Campos, 2000) que têm por objeto o conjunto das necessidades sociais de saúde e que, portanto, “dá suporte às práticas de distintas categorias e atores sociais face às questões de saúde/doença e da organização da assistência”(Donnangelo, 1983).”

3 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Superar concepções tradicionais no campo da saúde; A dicotomia entre clínica e promoção à saúde; Reconhecer que uma teoria tem implicações nas práticas sociais; Superar a fragmentação do saber e dialeticamente pensar, de fato, em teoria e praxis, eis alguns desafios desse diálogo e práxis.

4 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Para iniciar essa reflexão é necessário pensar antes sobre o que entendemos sobre saúde. Qual o conceito de saúde que cada um de vocês tem? Como poderia defini-lo?

5 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
“Saúde é um tema complexo, produto da história, da cultura, da religião, da organização social e econômica, das condições de vida e de trabalho, da subjetividade, dos valores, desejos e das relações afetivas das pessoas e dos grupos de que elas são parte.” (Akerman & Feuerwerker)

6 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Art. 196 da Constituiçao Federal “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

7 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Qual a concepção de Saúde? Qual a concepção do processo saúde-doença? Qual o pensamento da sociedade sobre saúde? Qual o pensamento dos profissionais de saúde e usuários sobre saúde?

8 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Qual a concepção de saúde? Medicina social X medicina de intervenção Tratamento X Cuidado Acolhimento X Adoecimento Novas tecnologias X Acesso

9 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
A Reforma Sanitária é fruto do debate de idéias e concepções avançadas e fundamenta a construção do SUS: Críticas ao modelo positivista, biológico e individualista; Concepção do processo saúde-doença como processo social; Contextualiza o Estado, a sociedade e o seu papel; Medicina social e saúde coletiva.

10 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Príncipios do SUS: Universalidade; Integralidade; Eqüidade; Descentralização; Controle Social.

11 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
“O SUS é diálogo, é consenso, é participação, é luta política e técnica. Principalmente o SUS é uma oportunidade, para a população, de ter acesso aos serviços primários de saúde bem como aos serviços especializados, tornando possível o uso de tecnologias e procedimentos até então negados.” (Horácio Toro).

12 Diálogo entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Produzir saúde é produzir valores, em especial vida e qualidade de vida. A produção de qualquer valor implica em sujeitos, portanto é preciso resgatar os sujeitos do processo de produção de saúde, em toda a sua dimensão – saberes e práticas. Produção da saúde, portanto de vida, implica também em direitos e cidadania.

13 Diálogo entre Saúde Coletiva e Controle Social
Qual o conceito de controle social? Quais os espaços de exercício do controle social? Quais as práticas de controle social? Quais os atores do controle social? Qual o conceito de gestão participativa? Quais os atores da gestão participativa? Quais os mecanismos de construção e implementação de uma gestão participativa?

14 Diálogo entre Saúde Coletiva, Controle Social e Prática Pedagógica
Como definir a prática pedagógica? Escolha ideológica X técnica Educação Permanente em Saúde – desafios da prática pedagógica Prática pedagógica transformando práticas de saúde Atores sociais desse saber e fazer

15 CONCEITUAL: precisar os conceitos de
ALGUNS DESAFIOS CONCEITUAL: precisar os conceitos de educação continuada e permanente; METODOLÓGICO: desenvolver metodologias que propiciem uma melhor definição dos problemas do trabalho, de saúde da população e suas respostas educacionais; CONTEXTUAL: reorganização do mundo do trabalho redesenhando cenários; POLÍTICA: pactuação entre atores institucionais; inscrever na agenda de gestores a prioridade dos processos educacionais na rede de serviços de saúde

16 Educação Permanente X Educação Continuada Distinções conceituais:
1.Uniprofissional 2.Prática autônoma 3.Temas de especialidade 4.Atualização técnica 5.Esporádica 6.Centrada na transmissão de conhecimentos. 1. Multiprofissional 2. Prática institucionalizada 3.Problemas de saúde 4.Transformação das práticas 5.Contínua 6.Centrada na resolução de problemas

17 Diante destes desafios,
Qual a melhor escolha pedagógica?

18 CONCEPÇÃO PROBLEMATIZADORA Engloba tanto a Tendência Progressista Libertadora quanto a Tendência Progressista “crítico social” dos conteúdos ou “histórica-crítica”.


Carregar ppt "Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google