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Publicidade e Propaganda

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Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda"— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda
Carlos Freire –

2 Publicidade e Propaganda
BLUR – BTL e ATL Carlos Freire

3 Publicidade e Propaganda
O que é o BLUR? Carlos Freire

4 Publicidade e Propaganda
O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Carlos Freire

5 Publicidade e Propaganda
O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Carlos Freire

6 Publicidade e Propaganda
O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Isso gera incertezas e inseguranças, tanto nos indivíduos, quanto nas empresas e instituições. Carlos Freire

7 Publicidade e Propaganda
Quais os elementos que estão norteando essas mudanças? Carlos Freire

8 Publicidade e Propaganda
Os elementos baseados nas dimensões básicas do Universo. Tempo Espaço Massa Carlos Freire

9 Publicidade e Propaganda
O que caracteriza esse tempo de mudanças? Carlos Freire

10 Publicidade e Propaganda
Velocidade: Tudo ocorre em tempo real. Carlos Freire

11 Publicidade e Propaganda
Conectividade Todas as coisas vão se conectando eletronicamente. Produtos, pessoas, empresas, países. Carlos Freire

12 Publicidade e Propaganda
Intangibilidade Toda proposta possui valor econômico tangível e intangível. O intengível cresce mais rapidamente. Carlos Freire

13 Publicidade e Propaganda
Qual foi o impacto que chips e satélites causaram na sociedade e de que forma? Carlos Freire

14 Publicidade e Propaganda
Hoje, tudo e todos estão permanentemente interligados e interagindo. Tudo é do conhecimento de todos e isso interfere nos hábitos e costumes de toda sociedade. Carlos Freire

15 Publicidade e Propaganda
Como evoluiu o cenário econômico? Carlos Freire

16 Publicidade e Propaganda
Setor primário: A economia de subsistência perdurou por 100 mil anos; A economia agrária durou 10 mil anos; Carlos Freire

17 Publicidade e Propaganda
Setor secundário: A era da industrialização iniciou em 1760 e permaneceu até 1950, ou seja, 190 anos. Teve como consequências: o crescimento das cidades (urbanização), a produção em massa, o consumismo, a poluição, os sindicatos e o desenvolvimento do setor financeiro. Carlos Freire

18 Publicidade e Propaganda
Setor terciário: Após quase 200 anos de industrialização iniciou-se a era dos serviços, dos computadores, da informação. A princípio os computadores eram uma ferramenta de processamento e armazenagem de dados destinado a realizar tarefas de rotina. Carlos Freire

19 Publicidade e Propaganda
Setor terciário: O momento atual é caracterizado pelo BLUR. Não existem mais soluções estáveis. Ser bem sucedido não é estar em equilíbrio (=0), em repouso e nem em foco. O equilíbrio é o equilíbrio de um surfista. Carlos Freire

20 Publicidade e Propaganda
Momento atual: O início, meio e fim do ciclo de vida dos produtos se fundem de forma permanente e constante; Desaparece a sequência lógica de: pesquisa, projeto, produção, distribuição, pagamento e consumo; Carlos Freire

21 Publicidade e Propaganda
Momento atual: Novos modelos são lançados enquanto os anteriores continuam no mercado e vão sendo substituídos; Os up-grades permitem novos produtos que substituem produtos automaticamente. Carlos Freire

22 Publicidade e Propaganda
Se antes persistia o “Feitos para durar”, agora persiste o “Feitos para mudar”. A cadeira de balanço do vovô, na sua parte tangível, deixou de existir. O Conceito da cadeira de balanço do vovô, parte intangível, essa persiste. Carlos Freire

23 Publicidade e Propaganda
Quais são os três componentes básicos da economia do BLUR? Carlos Freire

24 Publicidade e Propaganda
Desejos: a demanda. Produtos e serviços se tornam um só para gerar ofertas. Os papéis de vendedores e compradores se fundem em um processo de troca. Realização: estratégias e organizações se dissolvem em redes econômicas e relacionamentos permeáveis; Carlos Freire

25 Publicidade e Propaganda
Recursos: as pessoas não estão mais divididas entre trabalhadores e consumidores; Capital é mais um passivo que um ativo; Carlos Freire

26 BTL e ATL – a nova propaganda
Publicidade e Propaganda BTL e ATL – a nova propaganda Carlos Freire

27 Publicidade e Propaganda
O que é BTL (Below the line) e ATL (above the line)? Carlos Freire

28 Publicidade e Propaganda
Convencionou-se considerar uma linha imaginária em que acima dessa linha (ATL) encontram-se as mídias tradicionais. TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc Carlos Freire

29 Publicidade e Propaganda
E, abaixo dessa linha (BTL) as mídias não convencionais. Internet, eventos, interações diretas. Carlos Freire

30 Publicidade e Propaganda
Coca Cola Carlos Freire

31 Publicidade e Propaganda
VTM Television Carlos Freire

32 Publicidade e Propaganda
O que a nova forma de fazer propaganda exige? Carlos Freire

33 Publicidade e Propaganda
Envolvimento completo com o cliente; Envolvimento com os objetivos de marketing do cliente; Pensar em mix de comunicação e não apenas em propaganda; Carlos Freire

34 Publicidade e Propaganda
Não basta apenas comunicar; Deve-se pensar em: o quê dizer, para quem dizer, com que frequência e em quais situações dizer. Carlos Freire

35 Publicidade e Propaganda
O mix deve contemplar (Kotler, 2005, p.570): Propaganda Promoção de vendas; Relações públicas; Vendas pessoais e Marketing direto Carlos Freire

36 Publicidade e Propaganda
A comunicação migrou de one to many (um para muitos) e one way (um caminho), para one to one (um para um) e two way (ida e volta) Isso para atender o novo perfil dos consumidores, mais participativo. Carlos Freire

37 Publicidade e Propaganda
Como isso é possível? Carlos Freire

38 Publicidade e Propaganda
Com a utilização dos novos recursos tecnológicos; Advergames: anúncios em jogos eletrônicos; Marketing Viral: boatos na internet; Web; Smarthphones; Ações de guerrilha – flash mobs Carlos Freire

39 Publicidade e Propaganda
Qual o papel do planejamento nesse contexto? Carlos Freire

40 Publicidade e Propaganda
Segundo Souki (2007, comunicado em aula expositiva), o planejamento é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo. É uma preparação em busca de maiores acertos no final das ações. Carlos Freire

41 Publicidade e Propaganda
Mais comentários? Carlos Freire


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