A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXTRANET Luciano Chede Abad

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXTRANET Luciano Chede Abad"— Transcrição da apresentação:

1 EXTRANET Luciano Chede Abad

2 Introdução E-business é a nova onda nas empresas.
EXTRANET - Luciano Chede Abad Introdução E-business é a nova onda nas empresas. Para se manter competitivo no atual “mundo plugado” as empresas devem estar aptas a fornecer aplicações e serviços digitalmente para seus parceiros e destas parcerias on-line, conseguir agregar valor ao seu negócio.

3 Introdução A Extranet é onde o E-business acontece .
As empresas não se perguntam mais “devemos montar uma Extranet”, mas sim, “como fazemos a Extranet de modo a obter um ganho competitivo”.

4 Definição Similar a maioria das tecnologias emergentes, a Extranet não tem uma clara definição, tanto no mundo acadêmico quanto no prático. Mesmo assim existem algumas tentativas que vamos citar a seguir.

5 Definição “Uma Extranet é uma rede privada que usa o protocolo da Internet e o sistema público de telecomunicação para dividir com segurança parte de suas informações e operações com fornecedores, parceiros, clientes entre outros.” “Quando uma empresa abre sua rede interna – ou Intranet – para parceiros selecionados, a Intranet se torna Extranet. Fornecedores, distribuidores e outros usuários autorizados podem agora se conectar a rede da empresa pela Internet ou via VPNs. Uma vez dentro, elas podem ver informações que a empresa disponibilizar.”

6 Definição “Uma nova palavra que se refere a uma Intranet que é parcialmente acessível para usuários externos autorizados. Enquanto a Intranet esta atrás de um Firewall e é apenas acessível a pessoas que são membros da empresa, uma Extranet prove vários níveis de acessibilidade para os usuários externos.” “A extensão da Intranet da empresa na Internet, para permitir que clientes, fornecedores e executivos em trânsito, acessem dados e aplicações privadas da empresa via World Wide Web. Normalmente é um adicional ao Web Site da empresa que por sua vez, é acessível a qualquer um.”

7 Definição “Uma Web para clientes existentes ao invés do publico em geral. Pode prover acesso a informações pagas, bases de dados e virtualmente qualquer informação que seja privada e não publicada a qualquer um. A Extranet usa a Internet como meio de transmissão, mas requer senhas para obtenção de acessos.”

8 Definição As diferenças entre as definições acima são sutis, e revelam algumas importantes características de uma Extranet: A Extranet é parte da World Wide Web, ou pelo menos é baseada nos protocolos e backbones da Internet. A Extranet é privada se comparada a Internet, mas é pública se comparada a Intranet. Uma Extranet é basicamente para troca de informações de business-to-business. Uma Extranet deve prover meios de segurança e controle de acesso.

9 Estrutura Básica Internet Firewall

10 Estrutura Interna Router / Firewall Servidor Aplicações Servidor BD
Internet Firewall / Proxy Usuários Internos Switch / Hub Servidor Intranet / Extranet Usuários Externos / Remotos

11 Evolução: Internet - Intranet - Extranet
A medida que as empresas experimentaram a Internet como uma ferramenta de Marketing, começou a acontecer uma mudança em suas redes internas ( LAN e WAN ) baseadas no protocolo TCP/IP. Elas começaram a se tornar Intranets. Usuários, acostumados a buscar informações na WWW, começaram também a experimentar desenvolver e publicar seus próprios conteúdos. Este conteúdo, usualmente protegido por Firewalls e outros mecanismos de defesa, não podiam ser acessados de fora da empresa. Necessidade de acesso a informações de fora da empresa. Evolução para a Extranet. Uma Extranet é uma extensão da Intranet para parceiros externos.

12 Aspectos Importantes   Segurança  Confiabilidade  Performance

13 Prós e Contras da Extranet
Vantagens Pronto acesso à informação Liberdade de escolha Fácil de Usar Moderados custos de implantação Menores custos de impressão e processamento Rotina de trabalho simplificada Baixos custos de treinamento Melhor dinâmica de grupo

14 Prós e Contras da Extranet
Desvantagens Dificuldade em calcular o custo e o retorno do investimento Necessidade de atualizações constantes Possível vulnerabilidade

15 Aplicações da Extranet
Vendas e Marketing Desenvolvimento de Produto Serviço e suporte a clientes Aplicações de RH Aplicações financeiras.

16 Conclusões Extranet é uma realidade e deve ser vista como uma ferramenta operacional e de gerenciamento O projeto representa um grande parcela do sucesso da Extranet Internet, Intranet e Extranet tendem a se fundir e formar uma grande rede


Carregar ppt "EXTRANET Luciano Chede Abad"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google