A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

2 Linha de Cuidado de Urgência e Emergência de Petrolina

3 Implantação da Rede Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco

4 Linha de cuidado prioritários
1 -Plano Estratégico de Ações de Fortalecimento da APS 2- Redução da Mortalidade Materno e Infantil 3- Urgência e Emergência 4 - Diretrizes para integração dos mecanismos de regulação da atenção

5 Linha de Cuidado de Urgência e Emergência
Segundo a portaria GM/MS n.º 2048, de 5 de novembro de 2002, são considerados como portas de atendimento de urgência: Componente Pré-Hospitalar Fixo: composto pelas UPS, PAS 24h; Componente Pré-Hospitalar Móvel: SAMU; Componente Hospitalar: HDM/ HUT;

6 Componente Pré-Hospitalar Fixo: UPS; PAS 24h
15 AME – Atendimento de Urgências Básicas (Cefaléia; Infecções respiratórias em crianças;Dispnéia com “chiado no peito”;Crise Hipertensiva;Diarréia com desidratação; Emergências Odontológicas – GPS Atenção Básica;Intoxicação Exógena; Febre; Diabetes descompensado e hipoglicemias; Náuseas/Vômitos; Lombalgia;Tosse; Dor abdominal;Disúria; Criança que não ganha peso; Reações de hipersensibilidade; Sangramentos vaginais; Crises convulsivas; Quadro de agitação/delírio/alucinações; Paciente violento ; Vítimas de agressão física e/ou sexual; Paciente não responsivo.). SE- EM DISCURSÃO PAS 24h - Ser retaguarda às Unidades Primária de Saúde (UPS);Diminuir a sobrecarga do hospital de maior complexidade – HUT/ HDM; DESCRIÇÃO VALOR REAL PERCENTUAL Procedências dos usuários – Residência 5.760 96% Procedências dos usuários – SAMU 120 2 % Outras Unidades (UPS,CAPS, entre outras) Alta – Residência 5.640 94% Alta – Encaminhada para o HUT 180 3% Alta – Encaminhada para o HDM 30 0,5% Alta – Outro 150 2,5% TABELA 01: Média mensal dos atendimentos no PAS /Petrolina, no ano 2009. Fonte: Coordenação do PAS 24h/Petrolina/PE

7 AME PETROLINA/PE O POSICIONAMENTO Geográfico do sistema ame Petrolina – nível primário de atenção:

8 Urgência na Atenção Primária
Principal porta de entrada do SUS; Facilidade de acesso da população; Proximidade do domicílio e conhecimento do perfil epidemiológico dos pacientes. O atendimento aos usuários com quadros agudos deve ser através do ACOLHIMENTO, possibilitando a resolução de seu problema ou encaminhando para outro serviço de maior complexidade.

9 Urgência na Atenção Primária
Principal porta de entrada do SUS; Facilidade de acesso da população; Proximidade do domicílio e conhecimento do perfil epidemiológico dos pacientes. O atendimento aos usuários com quadros agudos deve ser através do ACOLHIMENTO, possibilitando a resolução de seu problema ou encaminhando para outro serviço de maior complexidade.

10 Quais as dificuldades enfrentadas para exercer este papel nas unidades de USF ?
Em Petrolina, a maioria das UPS não realiza atendimento de urgências, por diversas dificuldades, entre elas: - Falta de profissional médico; - Falta de medicamentos de urgências, falta de insumos, materiais e equipamentos; -Falta atualização dos profissionais que compõem a ESF-SB/EACS quanto ao atendimento às urgência; -Falta de protocolo de acolhimento entre outras. A atual gestão vem discutindo as urgências na APS, e iremos iniciar o atendimento às urgências em 15 UPS, garantindo profissional médico, insumos, medicamentos, equipamentos, para assim atendermos os pacientes com quadros agudos ou crônicos agudizados de sua área de cobertura, cuja complexidade seja compatível com este nível de assistência.

11 Componente Pré-Hospitalar Móvel: SAMU
Projeto Samuzinho (inicio 25/nov./2009)  No ano de 2009 o SAMU, teve chamadas, foram trotes, representando um percentual de 46,63% de trotes nas chamadas.

12 HOSPITAIS PÚBLICOS DE REFERÊNCIA MACROREGIONAL INTERESTADUAL
CONSENSO HOSPITAIS PÚBLICOS DE REFERÊNCIA MACROREGIONAL INTERESTADUAL O HRJ assumiu a referência para o tratamento oncológico para adultos nas modalidades clínica e cirúrgica, devendo ser estruturado radioterapia para consolidar essa vocação. Participa da grade de referência de atenção às urgências clínicas e cirúrgicas na rede. Também é referência especializada para doenças infecciosas e nefrologia O HDM se constituI em referência especializada terciária para atenção integral à mulher e à criança e, ainda, como referência para o atendimento ao câncer ginecológico e infantil de toda região, integrando ações de quimioterapia e cirurgias oncológicas. HUT caracteriza-se como referência para atenção às urgências, sobretudo às emergências, que inclui poli-trauma, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia geral, e clínica médica.

13 CARTOGRAFIA DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

14 Precisamos continuar confiantes que estamos construindo o SUS que queremos, pois só assim teremos feito parte dessa grande história de conquistas e de cidadania.


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google