Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuana da Conceição Molinari Alterado mais de 8 anos atrás
1
Liderança Líder Facilitador Workshop – A Teoria na Prática
The Hub – São Paulo – 20/Set/13 Eurico Gushi Facilitador de Workshop de Plan. Estratégico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação
2
Workshops de Treinamento Workshops de Tomada de Decisão
Nosso Foco: Facilitar Workshop com Metodologia IDM - Metodologia IDM - Formação Facilitadores - Liderança: Líder Facilitador - Inovação - Foco Estratégico - Planejamento Estratégico
3
Metodologia I.D.M.: Pensamento Estratégico e Inovação
Eurico Gushi Facilitador de Workshop de Plan. Estratégico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação Sintomas Objetivo Diagnóstico Ideias
4
I.D.M. Individual – Tema: Doença / Dor
Febre Alta Dor de Cabeça Dor nas Juntas Diminuir as Dores Poder Trabalhar Bem Estar Gripe Virose Dengue Não Tomar AAS Repouso Hidratação Objetivos Sintomas Diagnóstico Ideias
5
Estratégico (Foco) X Operacional (Tarefa)
Operacional (Tarefas)
6
I.D.M. Individual com APP: Trello.com
Estratégico (Foco) Operacional (Tarefas)
7
IDM Grupo: Empacotadores de Supermercado
Não Tem Plano de Carreira Perde Caixinha Quando Substitui Alguém lá dentro Desmotivação (Vítima) Promoção Ganhar Mais Motivação Treinamento Teórico Treinamento Prático Habilidade Saber Fazer (Saber o que Quer ser... Protagonista) Oportunidade Ir Lá Dentro Sintomas (Por quê?): - Fatos e Percepções - Sinais: Necessidade de Mudança Objetivo (Para quê?): - Futuro Almejado - Resultado Desejado Visão / Meta Diagnóstico (O que?): - O Que Fazer? - O Que Impede de Atingir o Objetivo? Ideias (Como?): - Como Fazer? - Plano de Ações: Quem? / Quando?
8
Execução do Plano (Logo após o IDM)
Açougue Padaria Confeitaria Hortfruti Vitor Raul Mauro Luizinho Marquinho Pedro Caio Zezinho Fernandinho Repositor Murilo Huguinho
9
PDCA – Gestão de Melhoria Contínua
Plan – Planejar Sintomas D Do – Executar C Check – Verificar A Act – Melhorar Objetivos Diagnostico Ideias
10
I.D.M. Individual do Fernandinho
11
Foco = Diagnóstico = Obstáculo = Gargalo
Z Y X Objetivo Objetivo Diagnóstico 1º. DM Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível - Sun Tzu
12
Z Y X Melhoria Contínua: PDCA com IDM 3º. IDM 2º. IDM 1º. IDM
Resultado Tempo 2º. IDM Y 1º. IDM X Diagnóstico Sair da Zona de Conforto
13
Ferramenta: Brainstorming
Regra: Não Justificar Queremos a Sua Percepção – Experiência – Conhecimento Tácito Votação em 1º. Turno: ou ou 1. Votação em 2º. Turno / Após Causa e Efeito: Causa Idéia Efeito
14
1. Sintomas 2. Objetivo 4. Ideias 3. Diagnóstico
A Metodologia IDM – Innovation Decision Mapping é uma Metodologia para Inovar, Criar Estratégias e Solucionar Problemas 1. Sintomas 2. Objetivo 4. Ideias 3. Diagnóstico 1. Sintomas: Fatos e Percepções Sinais: Oportunidade de Melhoria 3. Diagnóstico: O Que Fazer? ou O Que Impede de Atingir o Objetivo? 2. Objetivo: Futuro Resultado Desejado. 4. Ideias: Como Fazer? Quem? Plano de Ações
15
Três Flipcharts: 2 Brainstorming / 1 para I.D.M.
Flipchart 1 e 2: - Brainstorming - Divergência Tema: - Não Justificar Sintomas (Por quê?): - Fatos e Percepções - Sinais: Oportunidade de Melhoria Objetivos Sintomas Diagnóstico Ideias Objetivo (Para quê?): - Futuro Almejado - Resultado Desejado Visão / Meta Diagnóstico (O que?): - O Que Fazer? - O Que Impede de Atingir o Objetivo? Ideias (Como?): - Como Fazer? - Plano de Ações: Quem? / Quando?
16
Guia ou Resumo Prático da Metodologia
Causa Opção Efeito Não Justificar Brainstorming Regra: Votação em 1º. Turno: ou ou 1. Votação em 2º. Turno / Causa e Efeito: Tema: ... Sintomas (Por que?): Fatos e Percepções - Sinais: Oportunidades de Melhoria Objetivo (Para que?): Futuro Almejado - Resultado Desejado Visão / Meta Tema: Ideias (Como?): Como Fazer? - Plano de Ações: Quem? / Quando? Diagnóstico (O que?): O Que Fazer? - O Que Impede de Atingir o Objetivo? Causa Efeito Guia ou Resumo Prático da Metodologia
17
Exercício Prático IDM “Em Grupo” Eurico Gushi CRIAVIVA Consultoria
Facilitador de Workshop de Plan. Estratégico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação
18
Síntese do I.D.M. – Tema: Liderança
19
Síntese do I.D.M. – Tema: Líder Facilitador
Ideias Diagnóstico Objetivos Sintomas Inteligência Emocional (15 votos) Escutar (7 votos) Melhor Comunicação Liderar sem Conduzir (0 votos) Respeito (1 votos) Co Criar (3 votos) (Equipe com) Mesma Meta (9 votos) Empoderar Equipe Desenvolver Minha Carreira (2 votos) Desenvolver Equipe (13 votos) Plano de Carreira Capacitação (8 votos) Desalinhamento (Alinhamento) Envolver Equipe (5 votos) Identificar Talentos Diagnosticar Necessidades (Ger./RH/Pess.) Métodos e Processos (RH/Consultor) Fornecedores (Cotação) (Analista RH) Alocar os Recursos (Financeiro) Identificar Quem Capacitar (Líder/RH)
20
Sintomas (Fatos – Necessidade de Mudanças)
Votos Tema: Liderança – Líder Facilitador No 4 Escutar 1 Inteligência Emocional 2 3 Respeito Melhor Comunicação Liderar Sem Conduzir 5 Ser Exemplo 6 Conhecer Melhor 7 Flexibilidade 8 Empatia / Conhecer Equipe 9 Lidar com Pessoas / Manter o Foco 10 Inteligência Emocional (15 votos) Escutar (7 votos) Melhor Comunicação Liderar sem Conduzir (0 votos) Respeito (1 votos)
21
Objetivos (Resultados Desejados – Futuro)
Votos Tema: Liderança – Líder Facilitador No 7 Desenvolver Equipe 1 6 Desenvolver Carreira (Minha) 2 4 Mesma Meta 3 Empoderar Equipe Co Criar 5 Perceber Talentos Trazer Resultados Ser Promovido 8 Colocar Todos no Mesmo Foco 9 Engajar Equipe / Ser Reconhecido / Melhorar Produtividade 10 Co Criar (3 votos) (Equipe com) Mesma Meta (9 votos) Empoderar Equipe (0 votos) Desenvolver Minha Carreira (2 votos) Desenvolver Equipe (13 votos)
22
Diagnóstico (O Que Fazer / O Que Impede?)
Votos Tema: Desenvolver Equipe No 5 Capacitação 1 4 Plano de Carreira 2 Identificar Talentos 3 Envolver a Equipe na Solução Desalinhamento Ter Apoio da Auto Gestão 6 Problema de Comunicação 7 Estimular novos Desafios 8 Conhecer Competências 9 Propiciar Ambiente de Troca 10 Plano de Carreira (2 votos) Capacitação (8 votos) Desalinhamento (Alinhamento) Envolver Equipe (5 votos) Identificar Talentos
23
Ideias (Plano de Ações / Como? / Quem?)
Votos Tema: Capacitação No Identificar Quem Capacitar 1 Diagnosticar Necessidade 2 Métodos e Processos 3 Fornecedores (Cotação) 4 Alocar os Recursos 5 6 Nesta Etapa Não Realizamos o Brainstorming, Simulamos uma situação de Falta de Tempo e Geramos apenas 5 Opções (não teve votação 1º. Turno) Construímos o Diagrama de Causa e Efeito, que é um Ponto Chave. 7 8 9 10 Diagnosticar Necessidades (Ger./RH/Pess.) Métodos e Processos (RH/Consultor) Fornecedores (Cotação) (Analista RH) Alocar os Recursos (Financeiro) Identificar Quem Capacitar (Líder/RH)
24
Síntese do Grupo 1. – Tema: Eu Facilitador
25
Síntese do Grupo 1. – Tema: Eu Facilitador
Praticar a Metodologia (Diagnóstico) Acompanhar o Eurico (Ideias) Auto Realização (Objetivo) Grupo de Estudo de Facilitadores Ideias Diagnóstico Objetivo
26
Síntese do Grupo 1. – Tema: Eu Facilitador
Ideias Diagnóstico Objetivos Sintomas Identificar Oport. Inovação (4 votos) Estimular Ação (IDM) (6 votos) Auxiliar Equipe em Processos (0 votos) Solucionar Problemas (5 votos) Utilizar na Organização Diferencial Competitivo (2 votos) Ampl Oportunid. De Carreira Retorno Financeiro Auto Realização (8 votos) Estimular Inovação Foco (3 votos) Disciplina Persistência Praticar a Metodologia (7 votos) Não ter Medo de Errar Acompanhar O Eurico Grupo Estudo Facilitadores Praticar Temas Menos Complex. Prospectar Clientes Praticar no Dia a Dia (1 votos)
27
Sintomas (Fatos – Necessidade de Mudanças)
Votos Tema: Eu Facilitador No 6 Estimular Ação 1 3 Solucionar Problema 2 Utilizar na Organização Identificar Oportunidades de Inovação 4 Auxiliar Equipe em Processos 5 Disseminar Conhecimento Aprimorar a Metodologia 7 Experimentar Nova Forma de Fazer 8 Utilizar Pessoalmente 9 Atingir Resultados Rapidamente / Eficiência 10 Identificar Oport. Inovação (4 votos) Estimular Ação (IDM) (6 votos) Auxiliar Equipe em Processos (0 votos) Solucionar Problemas (5 votos) Utilizar na Organização
28
Objetivos (Resultados Desejados – Futuro)
Votos Tema: Eu Facilitador No 8 Auto Realização 1 7 Retorno Financeiro 2 6 Ampliar Oportunidades de Carreira 3 4 Diferencial Competitivo Estimular a Inovação 5 Ser Reconhecido Ajudar as Empresas a Crescer Quebrar Barreiras Encontrar Saídas 9 Encontrar Novas Soluções 10 Diferencial Competitivo (2 votos) Ampl Oportunid. De Carreira (5 votos) Retorno Financeiro (0 votos) Auto Realização (8 votos) Estimular Inovação
29
Diagnóstico (O Que Fazer / O Que Impede?)
Votos Tema: Auto Realização No 4 Praticar a Metodologia 1 3 Não Ter Medo de Errar 2 Foco Disciplina Persistência 5 Correr Risco 6 Se Jogar 7 Empenho 8 Não ter Medo de Ser Feliz 9 Capacitação 10 Foco (3 votos) Disciplina (0 votos) Persistência Praticar a Metodologia (7 votos) Não ter Medo de Errar (5 votos)
30
Ideias (Plano de Ações / Como? / Quem?)
Votos Tema: Praticar a Metodologia No 6 Grupo de Estudo de Facilitadores 1 3 Aplicar no Dia a Dia 2 Praticar com Temas Pouco Complexos Prospectar Clientes 4 Pedir para Acompanhar o Eurico 5 Participar de Workshops Praticar com Amigos 7 Praticar com Familiares 8 Divulgar a Metodologia 9 Praticar Objetivos Pessoais 10 Acompanhar O Eurico (5 votos) Grupo Estudo Facilitadores (7 votos) Praticar Temas Menos Complex. (2 votos) Prospectar Clientes (0 votos) Praticar no Dia a Dia (1 votos)
31
Síntese do Grupo 1. – Tema: Eu Facilitador
Link para Abaixar o Aplicativo FreeMind:
32
Síntese do Grupo 1. – Tema: Eu Facilitador
Diversidade das Equipes (Diagnóstico) Treinamento Aplicado (Ideias) Resultados Diferentes (Objetivo) Engajamento das Pessoas Ideias Diagnóstico Objetivo
33
Síntese do Grupo 2: – Tema: Eu Facilitador
Ideias Diagnóstico Objetivos Sintomas Foco na Solução (1 votos) Resultados Diferentes (6 votos) Mudança Social (0 votos) “Mala de Dinheiro” (4 votos) Reconhecer Oportunidades Oportunidade de Uso (7 votos) (Vencer) Pré Conceito Como se Inserir no Merc. Como Fazer Gerar Renda Praticar Cultura Pré Existente Mostrar Resultados Trazer Diversidade das Equipes Fazer Diferente (2 votos) Trabalho Colaborativo Alinhar com Alta Liderança Com. Objetivos da Metodologia Treinamento Aplicado (8 votos) Engajamento Das Pessoas Divulgar a Metodologia
34
Aplicabilidade Metodologia I.D.M.
Eurico Gushi Facilitador de Workshop de Estratégia, Diagnóstico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação
35
I.D.M. e Planejamento Estratégico
36
IDM Individual – Gestão Estratégica de Pessoas
Líder I.D.M. para Pessoa Y I.D.M. para Pessoa Z I.D.M. para Pessoa X I.D.M. com Trello.com (Feedback Estratégico ou Coaching)
37
I.D.M. Individual: Feedback Estratégico
(Coaching Estratégico) Sintomas: - Fatos - Percepções Feedback Baseado em Fatos Objetivos: - Resultados Desejados Diagnóstico: - O Que fazer? - Obstáculo Ideias: - Como? - Plano Ações Dar Feedback com IDM e Receber Feedback com IDM
38
Várias Aplicabilidades
39
Liderança – Líder Facilitador
Exemplo: “Quality Circle” ou CCQ: Círculo de Controle de Qualidade
40
Necessidades de Maslow
Benefícios Emocionais (Sonhos) Auto Realização Autoestima Socialização Segurança Fisiológica Benefícios Funcionais (Oportunidades)
41
Necessidades de Socialização
42
Socialização com I.D.M. (Brainstorming)
43
Gestão do Processo de Inovação
44
Ideias (Protótipo/Solução)
Objetivo Double Loop Learning Chris Argyris - Estratégia - Inovação (Para Que?) Diagnóstico (Protagonista) Sintomas (Vítima) (Onde Dói?) (Por Que?) (O Que?) X Ideias (Protótipo/Solução) Single Loop Learning - Controle / Gestão - Criatividade (Como?) Heurística: O Sintoma (problema errado) é a Pista para a Descoberta do Diagnóstico (problema certo)
45
I.D.M. Atitude, Inovação e I.D.M. Postura de Vítima
Postura de Protagonista Justificativas Sem Justificativas Processo Defensivo Racionalização Processo Intuitivo Raciocínio Lógico Abdutivo Só Percebe Sintomas Objetivo Diagnóstico Solução Single Loop Learning Mesmos Problemas Double Loop Learning Laddering Technique I.D.M.
46
Facilitador de Workshop de Inovação (C.H.A. – Experiência)
Raciocínio Lógico: - Análise e Síntese - Causa e Efeito - Intuitivo Ferramentas e Metodologias: - Brainstorming - IDM - Design Thinking Atitude: - Dar Segurança ao Participante - Tirar da Posição Defensiva
47
Competências: Liderança Facilitadora com IDM
48
Algumas Sugestão de Leitura
Conhecimento Tácito: Michael Polanyi / Ikujiro Nonaka – SECI Model Processo Intuitivo: Henri Bergson – Creative Evolution – 1911 David Rock and Jeffrey Schwartz: The Neuroscience of Leadership Segurança: Sigmund Freud Mecanismos de Defesa – Racionalização Vítimas e Protagonistas – Fred Kofman – Metamanagement Inovação: Chris Argyris: Defensive Routines e Double Loop Learning in Organizations - HBR Design Thinking – Heurística – Pensamento Abdutivo: Roger L. Martin – The Design of Business W. Chan Kim and R. Mauborgne – Blue Ocean Strategy
49
Só coincidências: Método Heurístico: Eureka = Descobrir
I.D.M. = Método Heurístico Só coincidências: - Método Heurístico não é o Método do Eurico Eureka = Descobrir Palavra de Origem Grega Método Heurístico: - Método de Análise e Síntese Euclides – Séc. III a.C. - Para Descobrir: Demonstração de Teoremas Fórmulas / Algoritmos
50
Facilitador: Eurico Gushi
Referência na Facilitação de Workshop de Plan. Estratégico, Diagnóstico e Inovação. Formador de Novos Facilitadores de Workshop de Planejamento Estratégico e Inovação. Já Facilitou mais de Brainstormings em Grupos (Workshops / Reuniões) Mais de 20 anos de Experiência. Facilitou mais de 900 Workshops de Estratégia e Inovação. Mais de 30 anos de Pesquisa e Especialização em “Problem Solving” – Método Heurístico Criador do “I.D.M. – Innovation Decision Mapping” – Método Heurístico de Inovação Formação: Facilitation Leadership – Creative Education Foundation – NY – USA Quality Control Circle Team Leader – Kasai – Nissan Group – Mie – Japão Prestou serviços para: Bradesco, Itaú-Unibanco, Porto Seguro, Mapfre Seguros, MSD, Janssen-Cilag, Boehringer Ingelheim, Novartis, Merck, Organon, Schering Plough, Syngenta, Bayer, FMC, Basf, Dow, Bosch, Mahle, ThyssenKrupp, Saint-Gobain, Honeywell, TV Globo e Unilever CRIAVIVA Consultoria Facilitação de Workshop (11)
51
Liderança Fim! Líder Facilitador Workshop – A Teoria na Prática
The Hub – São Paulo – 20/Set/13 Fim! Eurico Gushi Facilitador de Workshop de Plan. Estratégico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação
52
Viagens – R$ 2 mil – Dois dias – Duas Pessoas
Tókio Japão Cidade do Leste Paraguai Guarujá São Paulo
53
Viagens – R$ 2 mil – Dois dias – Duas Pessoas
Cidade do Leste Paraguai Guarujá São Paulo
54
Viagens – R$ 2 mil – Dois dias – Duas Pessoas
Tókio Japão Cidade do Leste Paraguai Guarujá São Paulo
55
Viagens – R$ 2 mil – Dois dias – Duas Pessoas
Tókio Japão Cidade do Leste Paraguai Guarujá São Paulo Itaquera São Paulo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.