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PLANO DE NEGÓCIOS O Mercado Os Recursos Humanos Materiais Financeiros

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Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIOS O Mercado Os Recursos Humanos Materiais Financeiros"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIOS O Mercado Os Recursos Humanos Materiais Financeiros
1 PLANO DE NEGÓCIOS O que é um PLANO DE NEGÓCIOS? É a análise estruturada da oportunidade considerando: Minhas capacidades O Mercado Os Recursos Humanos Materiais Financeiros Viabilidade Econômico / Financeira Jurídica e Fiscal.

2 o que é uma oportunidade de negócio?
2 MAS... o que é uma oportunidade de negócio? Como foi que você se identificou com essa atividade? Qual é o ramo de atividade; indústria, comércio; prestação de serviços; produtor rural ou; artesão.

3 O próprio empreendedor
3 Quem é o principal usuário do plano de negócios? O próprio empreendedor E o que é um empreendedor? É a pessoa que organiza e gere um negócio assumindo o risco em favor do lucro. Tem metas e objetivos pessoais bem definidos. Busca oportunidades e tem iniciativa. Tem independência e auto-confiança. Faz que um dia seja diferente do outro.

4 Quando você precisa de um plano de negócios?
4 Quando você precisa de um plano de negócios? Quando quer iniciar. Quando quer expandir. Quando quer vender ou passar um negócio. Quando quer obter um empréstimo.

5 Características de um plano de negócios:
5 Características de um plano de negócios: É uma forma estruturada de pensar sobre o futuro do negócio. Indica como buscar e gerenciar os recursos para aproveitar a oportunidade de negócio. É dinâmico, vivo, e deve ser sempre atualizado, envolvendo: Planejar, Desenvolver, Controlar, Analisar. Pode indicar: Grande potencial de sucesso; Rentabilidade insuficiente para garantir a sobrevivência do negócio; Riscos incontroláveis; Obstáculos jurídicos ou legais intransponíveis.

6 Crescimento / Extinção
6 MERCADO Consumidor Concorrente Crescimento / Extinção Barreiras? Fornecedor/Parceiros

7 Marketing e Comercialização
7 Marketing e Comercialização A empresa deve pensar: Apresentação do Produto; Planejamento/definição do Preço; Praça, canais de distribuição, assistência; Promoção - forma de promover os produtos e/ou a empresa Na marca; No seu posicionamento e imagem. Telemarketing Mala-Direta Jornal Marcas ATENÇÃO! Lembre-se que seus produtos, mercadorias ou serviços devem ser projetados com base nas informações sobre o mercado. Internet

8 Considerar todos os aspectos de localização: PDU Fluxo de pessoas
8 Localização Considerar todos os aspectos de localização: PDU Fluxo de pessoas Acesso Estacionamento Comunicação Adaptação do imóvel. Uma escolha adequada do ponto será fundamental para o sucesso do empreendimento.

9 Que trabalho será feito? Quem fará? Com que material?
9 Processo Operacional Como fabricar? Como vender? Como fazer o serviço? Que trabalho será feito? Quem fará? Com que material? Com que equipamento? Examine alternativas em relação aos processos - o jeito de fazer; Os equipamentos, as matérias-primas, ... Observe o processo operacional dos concorrentes.

10 Projeção do Volume de Produção, de Vendas ou de Serviços
10 Projeção do Volume de Produção, de Vendas ou de Serviços Para a projeção deve ser considerado: A demanda do mercado consumidor. Os tipos de mercadorias ou serviços? Tamanho do mercado. Quem são? sexo; idade; renda. Onde estão?

11 Projeção da Necessidade de Pessoal
11 Projeção da Necessidade de Pessoal Lembre-se que é preciso também quem cuide da área administrativa, isto é, do serviço de escritório. Quem tocará o negócio? Competência das pessoas a serem contratadas. Definir as atribuições de cada empregado. Como mantê-los motivados?

12 Parte fundamental do seu Plano de Negócios.
12 Análise Financeira Parte fundamental do seu Plano de Negócios. É necessário fazer uma estimativa de: Vendas; Investimentos; Despesas fixas; Custos e despesas variáveis; Capital de giro; Estrutura de resultados para que se possa definir as margens de contribuição e ponto de equilíbrio. Afinal, seu objetivo é obter lucro e rentabilidade!

13 EXEMPLO PRÁTICO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
13 EXEMPLO PRÁTICO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS Descrição da Empresa Moda Mulher é uma loja de moda localizada na Rua Principal,1000, em uma esquina de grande movimento com um histórico anterior que demonstrou receber ótimo tráfego de pessoas.

14 Os rendimentos ficam entre 18 e 30 mil reais anuais.
14 Mercado Consumidor Moda Mulher se concentrará no público feminino, profissional liberal, com idades entre 25 e 35 anos, que prefere roupas de boa qualidade, vistosa, porém mais tradicional ou clássica. Os rendimentos ficam entre 18 e 30 mil reais anuais. A maior parte das clientes em potencial trabalha em um raio de 4 quarteirões da loja, onde estão escritórios comerciais, consultórios médicos, o centro financeiro e comercial da cidade.

15 Num raio de 800 m de nossa localização, foram identificadas duas
15 Concorrência Num raio de 800 m de nossa localização, foram identificadas duas lojas como sendo parcial ou de alguma forma concorrentes: Mulher Moderna - uma empresa com 45 anos de existência; grande estoque e linha de preços populares. Trata-se mais de uma loja de departamentos, com atendimento massificado. Mulher Fantástica - está na praça há apenas dois anos; apresenta uma linha de estilos descontraído, concentrando-se em vestidos e roupas esportivas, acompanhando os modismos das novelas. Alto giro, voltada para um público mais jovem do que o nosso.

16 16 Estratégia de Vendas Atendimento personalizado, com mostruário sendo levado aos clientes. As duas vitrines de esquina da loja serão mudadas semanalmente, mas decoradas apenas com dois ou três itens selecionados, enfatizadas com bons apelos de venda e luzes. Desfiles de moda serão explorados durante os seis primeiros meses após a abertura da loja, através de contatos com grupos de mulheres da cidade e dos bairros próximos, e serão planejados outros para o ano seguinte. Para o próximo ano a empresa pretende trabalhar com o sistema de brindes na indicação de novos clientes.

17 Estratégia de Marketing
17 Estratégia de Marketing Programação para os seis meses anteriores e posteriores à abertura da loja: Displays e sinalização (banner externo indicando a inauguração / Display com a logomarca nos balcões). Precificação (início das atividades com preços promocionais) Embalagem (Bolsa com a logomarca da loja) Produzir malas-diretas e anúncios. Demonstração e Entrega em domicílio

18 Garantias:(Consultar Código de Defesa do Consumidor)
18 Serviços ao Cliente Entregas: grátis em Vitória/ES. Taxas do correio para demais localidades. Garantias:(Consultar Código de Defesa do Consumidor) Reclamações: secretária eletrônica por 24 horas, com retorno em um dia útil. Cartões de crédito - VISA, Mastercard e American Express. Prestações: uma entrada + duas / uma entrada + três. Devolução: (Consultar Código de Defesa do Consumidor)

19 Experiência mínima - 2 anos / 2º grau completo
19 Pessoal Cargo Quantidade Gerente 1 Vendedor 2 1 Aux. Administrativo 1 Experiência mínima - 2 anos / 2º grau completo Ponto Comercial (LOCALIZAÇÃO) A loja será localizada em um prédio comercial de quatro pavimentos ocupado por escritórios, na esquina da Rua Principal com a Rua Secundária, no centro da cidade. A área útil total é de 30 metros quadrados com uma grande vitrine para cada rua, com uma porta de entrada recuada, na Rua Principal. As normas de zoneamento permitem apenas um letreiro de fachada na frente do edifício. O aluguel com condomínio será de R$ 400,00.

20 Serão levados em consideração uma variedade
20 Política de Preços Serão levados em consideração uma variedade de custos para obtenção de um lucro líquido, como: Quedas de preço no pós-estação; Liquidações especiais e descontos; Diminuição interna de estoque (roubo); Comissões e incentivos ao pessoal de vendas. Definiu-se uma política de trabalhar mercadorias de estilo casual tradicional evitando-se grande investimento nas trocas de estação. Uma vantagem adicional é que o capital de giro não ficará imobilizado em estoques antigos. Isso permitirá um orçamento mais favorável para a compra dos artigos para a próxima estação.

21 O estoque de mercadorias foi classificado conforme abaixo:
21 Produtos O estoque de mercadorias foi classificado conforme abaixo: Grupo A - Vestidos: % Grupo B - Calças: % Grupo C - Saias: % Grupo D - Blusas: % Grupo E - Calçados: % Grupo F - Bolsas e Carteiras %

22 As mercadorias do grupo B (Calças) jeans, de puro
22 Produtos As mercadorias do grupo B (Calças) jeans, de puro algodão, seda ou combinadas com sintéticos. Faixa de preço ao consumidor R$ 40,00 a 80,00. As mercadorias dos grupos A (Vestidos) de moda casual/esporte para profissionais liberais com preço ao consumidor entre R$50,00 a 100,00 As mercadorias do grupo C/D (Saias e Blusas) serão de linho, crepe, seda, ou combinação de fibras sintéticas de acordo com a estação do ano. Faixa de preço ao consumidor R$ 30,00 a 50,00 As mercadorias do grupo E/F (Calçados/ Bolsas/ Carteiras), são estilo esporte fino, em couro legitimo. Faixa de preço ao consumidor R$ 25,00 a 120,00.

23 Principais Fornecedores Vestidos, Saias e Blusas:
23 Principais Fornecedores Vestidos, Saias e Blusas: Qualidade Confecções Ltda Brilho e Amor Confecções Ltda Magia Roupas Ltda e Confecções Cupido. Calças: Roupas Finas Ltda Grife Cia Ltda e Feitiço Ltda. Artigos de Couro: Ind. & Com. Dois Irmãos Ltda e Artesanato e Cia Ltda.

24 DESPESAS FIXAS MENSAIS
24 RESUMO DAS DESPESAS FIXAS MENSAIS DESPESAS FIXAS MENSAIS Salário pessoal ,00 Pró-labore / Gerente ,00 Encargos Sobre Salários 720,00 Honorários Contábeis ,00 Material de Expediente ,00 Aluguel / Condomínio ,00 Água ,00 Luz ,00 Telefone ,00 Propaganda ,00 TOTAL: R$ 3.476,00

25 Projeção de Receita e Volume de Vendas
25 Projeção de Receita e Volume de Vendas

26 Importante lembrar que quem define o preço hoje é o mercado!
26 Política de Preços Importante lembrar que quem define o preço hoje é o mercado! Vamos analisar o resultado de um exemplo de uma peça do grupo D cujo preço de venda praticado será de R$50,00. Portanto, o lucro projetado foi de 14 % sobre o preço de venda. Diversas variáveis poderão alterar esta margem de 14 %: Descontos concedidos, Mercadorias roubadas, Administração eficaz, dentre outras, afetarão a margem de lucro.

27 DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS
A) Vendas Totais ,00 B) Custos + Despesas Variáveis (16.454,00) C) Despesas Fixas (3.476,00) D) Lucro ,50 E) Ponto de Equilíbrio = [C / (A-B)] x A = ,00

28 INVESTIMENTOS TOTAL: R$ 17.700,00 FIXOS Obras Civis Projeto 1.500,00
28 RESUMO DE INVESTIMENTOS INVESTIMENTOS FIXOS Obras Civis Projeto ,00 Instalações Melhorias/Reformas 3.000,00 Equipamentos Móveis e Estantes ,00 Máquinas e Equipamentos ,00 Informática ,00 Outros ,00 CAPITAL DE GIRO (Estoque) ,00 TOTAL: R$ ,00

29 GARCIA & MOREIRA LTDA Personalidade Jurídica
29 GARCIA & MOREIRA LTDA Personalidade Jurídica A empresa será registrada como sociedade limitada, constituída por 2 sócias, sob a razão social Garcia & Moreira Ltda e utilizará como nome fantasia MODA MULHER. O nome MODA MULHER será registrado como MARCA junto ao INPI.

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