A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Representaçoes Sociais Investigaçoes Em Psicologia Social

2 Segundo Moscovici “Condutas rituais tem como sua finalidade concreta, não tanto fazer chover ou prantear uma morte, mas manter a comunidade, revigorar o sentido de pertencer a um grupo, inflamar crença e fé.”

3 “... para compreender melhor a relação que se estabelece entre o comportamento humano e as representações sociais, devemos partir da análise do conteúdo das representações e considerar, conjuntamente, os afetos, as condutas, os modos como os atores sociais compartilham crenças, valores, perspectivas futuras e experiências afetivas e sociais.” (Moscovici, 2003)

4 “É no momento em que o conhecimento e a técnica são transformados em crenças que congregam as pessoas e se tornam uma força que pode transformar os indivíduos de membros passivos em membros ativos que participam nas ações coletivas e em tudo o que traz vida a uma existência comum.” Moscovici

5 D.E. GUARULHOS – NORTE PCOP Cleide Antunes Profª Adriana Galvão E.E. Rinaldo Poli – 5ª. Profª Maria Gorete EE Juvenal Ramos Barbosa -1º Profª Andreia EE Hilda Prates Gallo - 2º.

6 ZONA LESTE – SP. Profª Lucineide Bispo Dos Santos. EMEF
ZONA LESTE – SP Profª Lucineide Bispo Dos Santos EMEF. Visconde de Cairú – 5ª. ZONA SUL – SP – JARDIM GUARUJÁ - Profª Tereza Nery EE Profª Renata Graziano

7 ZONA SUL –SP. Profª Irene Izilda Da Silva
ZONA SUL –SP Profª Irene Izilda Da Silva Escola Municipal - 6ª DE ITAQUERA - ZONA LESTE – SP Profª Wilma Isaura Escola Municipal – EMEF Malba Tahan - 7ª.

8 CENTRO SUL - SP. Profª Valéria Lopes. Escola Estadual – 8ª
CENTRO SUL - SP Profª Valéria Lopes Escola Estadual – 8ª. DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP Profª Eneida Maria dos Santos Spavieri EE Profa. Julieta Vianna S. Sant´Anna – 1º. e 3º.

9 Zona Leste de SP – Vila Matilde. Profª Rose Gimenes. EMEF Pres
Zona Leste de SP – Vila Matilde Profª Rose Gimenes EMEF Pres. João Pinheiro - EJA DE SUL 3 - SP Profª Márcio Jean Fialho de Sousa EE Roberto Monge – 2º.

10 CONSOLAÇÃO (PATRIMÔNIO HISTÓRICO) Prof Aparecida de Fátima Costa E.E. “Caetano de Campos” - 3º. DE CENTRO- SUL BUTANTÃ - SP Profª Mieko Kurashima Tamura EE Profº Lourival Gomes Machado – 2º.

11 COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

12 ENSINO FUNDAMENTAL EJA

13 ENSINO FUNDAMENTAL 5ª. 55 6ª. 67 7ª. 46 8ª. EJA 42 Falar 13 01 Conhecer outras culturas 05 06 Comunicação com o mundo 14 Mercado de trabalho 07 12 10 16 Aprender língua diferente 08 02 Futuro melhor 04 Legal/ divertido Interessante Sem interesse

14 Visão do aluno em relação à língua inglesa
5ª. e 6ª. – vontade de aprender a falar, acham divertido e almejam a comunicação com outras pessoas. 6ª. – começa a manifestar o interesse com foco no mercado de trabalho 7ª. e 8ª.– prevalece o intuito de investir na língua visando o mercado de trabalho

15 Visão do aluno em relação à língua inglesa
EJA – também demonstra a vontade de aprender com alvo no mercado de trabalho; além da comunicação com o mundo e a possibilidade de conhecer outras culturas.

16 A importância das aulas de inglês na escola
ENSINO FUNDAMENTAL 55 67 46 EJA 42 É muito importante 45 11 12 25 É importante 06 17 24 16 14 É pouco importante 02 01 Não é importante

17 A importância das aulas de inglês na escola
Diante destes resultados, podemos concluir que os alunos do Ensino Fundamental consideram muito importante/ importante o ensino/ aprendizagem da Língua Inglesa. Apenas na 7ª. há uma manifestação mais negativa; no entanto, equilibrada ao aspecto positivo dos resultados.

18 As aulas de inglês auxiliam em...
Grande número de alunos manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Da mesma forma, na 7ª., 8ª. E EJA – revelam a importância na vida profissional.

19 As aulas de inglês são importantes porque...
o uso da língua favorece o conhecimento de outras culturas (segundo resultados obtidos em todas as séries) a comunicação oral segundo as 6ª e 8ª. Séries é importante.

20 Contribuindo para o aprendizado de inglês
Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. A música é parte integrante do aprendizado, segundo a maioria dos alunos. Alguns assistem a filmes legendados e alguns outros acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês.

21 Contribuindo para o aprendizado de inglês
A representatividade do ensino de língua inglesa abrange diferentes possibilidades que envolvem aspectos variados do cotidiano dos nossos alunos.

22 Como gostariam que fossem as aulas de inglês na escola
Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. As séries finais e EJA se destacam por sugerirem aulas mais dinâmicas e interativas.

23 ENSINO MÉDIO

24 COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

25 Ensino Médio 1º. 2º. 3º. Vida pessoal 13 43 Conhecer outras culturas 10 14 Comunicação com o mundo Mercado de trabalho 47 35 Importante/ globalização 45 Importante para tudo Futuro melhor 07

26 Visão do aluno em relação à língua inglesa
Nos 1º.s anos percebemos que ainda não há maturidade e definição de objetivos. Nos 2os. anos o foco se caracteriza no mercado de trabalho e na globalização.

27 Visão do aluno em relação à língua inglesa
Particularmente nos 3os. anos, há uma visão nitidamente profissional e consciente da necessidade do inglês na vida pessoal, na comunicabilidade humana no mundo.

28 A importância das aulas de inglês na escola
ENSINO FUNDAMENTAL 1º. 2º. 3º. É muito importante 37 34 38 É importante 46 45 31 É pouco importante 06 02 Não é importante 03 01

29 A importância das aulas de inglês na escola
Um número bastante representativo aponta o inglês como muito importante. Um número pouco superior indica como importante. É mínima a parcela de alunos que consideram pouco ou não importante.

30 As aulas de inglês auxiliam em...
Grande número de alunos de todas as séries manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Destaca- se a consciência da necessidade do conhecimento da língua na vida profissional e na aquisição de conhecimentos com outras culturas.

31 As aulas de inglês auxiliam em...
Consideramos bastante significativa a importância do inglês na realização pessoal; bem como no desenvolvimento da leitura. Os alunos têm perfeita consciência do quanto o inglês lhes é útil e necessário na vida pessoal e profissional.

32 Contribuindo para o aprendizado de inglês
Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. A música e filmes contribuem para o aprendizado, segundo a maioria dos alunos. Alguns acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês.

33 Como gostariam que fossem as aulas de inglês na escola
Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. Destaca-se esta solicitação nos 3º.s anos que têm apenas uma aula semanal (período noturno) Em todas as séries há a solicitação de aulas mais dinâmicas e interativas.

34 Um novo olhar Os resultados nos apontam objetivos que calcados nas necessidades dos alunos possibilitam maior conquista do interesse no processo de ensino-aprendizagem.

35 Um novo olhar Se faz necessário, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, o planejamento de aulas mais dinâmicas e envolventes que levem o aluno a interagir com seu meio e com seus pares.

36 Um novo olhar Isto se torna mais difícil nos 3os. anos, uma vez que contam com apenas 1 aula de inglês, na grade curricular.

37 Segundo Paulo Freire... Métodos significativos diante da contextualização e das necessidades dos alunos. Leitura e linguagem; a comunicação crítica do ser humano e o interagir no mundo no qual está inserido. Diálogo crítico: professor X aluno.

38 Segundo Paulo Freire... Professor em transformação, reinventando seu próprio eu. Identidades múltiplas e estratificadas: a difícil tarefa do oprimido não ser opressor.

39 Segundo Paulo Freire... Contexto ético e social em parceira com a informação e o conhecimento. Coerência entre os valores e a prática.

40 Segundo Paulo Freire... O processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa não envolve apenas o ler e o escrever, mas sim o significativo integrado à leitura de mundo do indivíduo;

41 Segundo Paulo Freire... Não há linguagem sem a comunicação, sem a compreensão crítica do ser humano no mundo no qual está inserido, de forma que possibilite aos jovens agir sobre o mundo, que pode fazer uso da língua inglesa para expressar seus conhecimentos.

42 Segundo Paulo Freire... Ao professor cabe a humildade de saber ouvir, dar espaço à voz do outro; à imersão na experiência histórica e concreta do aluno, ao resgatar o aluno da sua linguagem padrão para um universo maior, ao aprender com o aluno e com outros no meio de convívio.

43 Segundo Paulo Freire... É de fundamental importância o respeito à autonomia do educador e à identidade cultural do aluno. Aluno e professor: seres com opção de escolhas e decisões, com possibilidade da ruptura com seu próprio pensamento e modo de agir.

44 Segundo Paulo Freire... Compromisso com a ética, com o buscar a coerência de ações e posturas. A educação é formação com ética e valorização dos sentimentos, que devem acompanhar a preparação profissional, científica e tecnológica.

45 Segundo Paulo Freire... Coerência entre os valores e a prática.
Contexto ético e social atrelados à informação e conhecimento – o indivíduo atuando sobre o mundo, transformando-o.

46 Segundo Paulo Freire... Professor: desafiar a liberdade criativa do aluno, tarefa libertadora que possibilita ao aluno tornar-se dono da própria história, indivíduo autônomo, livre e em desenvolvimento permanente.

47 Segundo Perrenoud... A complexidade envolve o educador e o aluno; ambos em constante aprendizado e transformação diante de um mundo complexo e eletrizante, em suas transformações e inovações.

48 Segundo Perrenoud... Faz- se necessário o pensar e agir constante, em busca de novas metodologias e teorias que tornem sustentáveis as práticas educacionais, amparando o aluno em seu crescimento e transformação resultados do processo educacional.

49 Segundo Celani... A busca de novos caminhos e soluções para o desempenho moderno e efetivo no ambiente educacional. Processo reflexivo e atuante no processo educativo que possibilite o avanço autônomo do educador e do educando.

50 Segundo Celani... Traçar novos mapas, buscando caminhos diferentes. O avanço cientifico e tecnológico permeando o tracejo destes novos mapas. Modernidade que exige adaptabilidade, flexibilidade e permeabilidade.

51 Segundo Celani... Necessidade de se correr riscos, com esperança e confiança diante do medo decorrentes do risco.

52 Segundo Celani... Conforme Martin, cada época histórica constrói suas metáforas para o seu bem estar psicológico. Antes da modernidade: estabilidade, fortaleza particular, parede firme e estável. Na modernidade: adaptabilidade, flexibilidade, permeabilidade. Hoje, habilidade para se adaptar e mudar é vital.

53 Segundo Celani... “Para conquistarmos verdadeiramente as regiões incultas é necessário não apenas sobreviver nelas, mas fazer com que façam sentido para os outros”

54 Olhar reflexivo dos integrantes do PUC D
Ouvir; Avaliar; Compartilhar; Refletir; Rever posturas e práticas; Renovar, reconstruir; Multiplicar.

55 PUC D Aparecida de Fátima Costa aftmcosta@yahoo.com.br
Cleide Antunes Silva Eneida Maria dos Santos Spavieri Irene Izilda da Silva Lucineide Bispo dos Santos

56 PUC D Aparecida de Fátima Costa aftmcosta@yahoo.com.br
Cleide Antunes Silva Eneida Maria dos Santos Spavieri Irene Izilda da Silva

57 PUC D Lucineide Bispo dos Santos lucimayko@bol.com.br
Márcio Jean Fialho de Sousa Mieko K. Tamura Mônica Raimunda de Jesus

58 PUC D Roberta Lopes lopesroberta@yahoo.com.br Rose Gimenes
Tereza Aparecida Nery

59 PUC D Terezinha Martins Conrado tmconrado@uol.com.br Valéria Lopes
Wilma Isaura Aurélio


Carregar ppt "TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google