A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperatura: conceito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperatura: conceito"— Transcrição da apresentação:

1 Temperatura: conceito
Lei Zero da Termodinâmica: utiliza o conceito de igualdade de temperatura Quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, então ele terão igualdade de temperatura entre si! (princípio de medição de T)

2 Temperatura: escalas CELSIUS, FAHRENHEIT e KELVIN nos dá a idéia de quanto está quente ou frio um corpo Tmáx: Ponto de ebulição Tmín: Ponto de fusão 􀂄 Escala Celsius ou Centígrada TC = (Lt – L0 /L100- L0) Escala Fahrenheit TC = 5/9 (TF- 32) (comparação por proporcionalidade entre os TMAX e TMIN!!!) Escala Kelvin (temperatura absoluta – temp. termodinâmica) Tc = TK – 273, (não é uma comparação!!!)

3 Temperatura: escalas

4 Gases Ideais PV=const PV= KT PV= nRT Lei dos Gases ideais
se comprimir os gases a T=const. Se expandir os gases a T= const. PV=const Lei de Boyle Lei de Gay-Lussac PV= KT K = constante PV= nRT Equação de Estado f (T,P,V)

5 Temperatura absoluta: Kelvin
Gás Ideal p 273,15 T oC

6 Relações Mudança P=const. Isobárica Mudança T=const. Isotérmica
Mudança V=const Isocórica Gases Ideais

7 Exercícios Uma coluna de mercúrio é usada para medir uma diferença de pressão de 100kPa num aparelho colocado ao ar livre. Neste local a temperatura mínima no inverno é de -15oC e a máxima no verão é de 35oC. Qual será a diferença entre a altura a coluna de mercúrio no verão e aquela referente ao inverno, quando estiver sendo medida a diferença de pressão indicada? Admita que: g= 9,8 m/s2 e que a densidade do mercúrio varia com a temperatura de acordo com: ρ = – 2,5 T (kg/cm3) com T em oC.

8 Exercícios Uma coluna de mercúrio é usada para medir uma diferença de pressão de 100kPa num aparelho colocado ao ar livre. Neste local a temperatura mínima no inverno é de -15oC e a máxima no verão é de 35oC. Qual será a diferença entre a altura a coluna de mercúrio no verão e aquela referente ao inverno, quando estiver sendo medida a diferença de pressão indicada? Admita que: g= 9,8 m/s2 e que a densidade do mercúrio varia com a temperatura de acordo com: ρ = – 2,5 T (kg/cm3) com T em oC.


Carregar ppt "Temperatura: conceito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google