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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Introdução à Computação Professora: Dina Françoile – Aula 3: Linguagens de Programação

2 Linguagens de Programação
Linguagem de Programação É um método padronizado para expressar instruções para um computador. Permite ao programador desenvolver os conjuntos de instruções que constituem o programa de computador

3 Linguagens de Programação
Linguagem de Máquina Uma linguagem de programação em que as instruções são expressas no código binário do computador A linguagem de máquina é considerada uma linguagem de baixo nível porque não existe esquema de codificação de programa menos sofisticado do que este que usa símbolos binários (zeros e uns) Sendo ainda a única linguagem capaz de instruir diretamente a Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU). Desta forma, toda instrução de programa em outra linguagem deve ser traduzida para a linguagem de máquina antes da sua execução

4 Linguagens de Programação
Linguagem de Baixo Nível Uma linguagem em que cada declaração corresponde a uma instrução de máquina. Linguagem de Alto Nível As linguagens de alto nível utilizam ordens, chamadas instruções, que utilizam formulações ou expressões aritméticas. As instruções individuais em linguagens de alto nível são, na verdade, macroinstruções, ou seja, cada instrução individual gera várias instruções de máquina quando traduzidas em linguagem de máquina

5 Linguagens de Programação
Tradução As linguagens de programação podem converter ou traduzir o código-fonte ou programa-fonte, descrito em linguagens de alto nível, em código de máquina; Esse processo denomina-se tradução e os três métodos gerais são: Compilação; interpretação pura; sistemas híbridos .

6 Linguagens de Programação
Compilação Primeiramente, traduz todo o texto do programa (código-fonte ou programa-fonte), para só depois executar o programa então se diz que o programa foi compilado e que o mecanismo utilizado pra a tradução é um compilador. A versão compilada do programa tipicamente é armazenada, de forma que o programa pode ser executado um número indefinido de vezes, diretamente no computador, sem que seja necessária nova compilação. Isso é chamado de implementação compilada. Esse método tem a vantagem de uma execução de programa muito rápida, assim que o processo de tradução for concluído.

7 Processo de Compilação
Programa-fonte Analisador Léxico Analisador Sintático Gerador de Código Intermediário e Analisador Semântico Gerador de Código Final Computador Tabela de Símbolos Unidades Léxicas Árvores de Análise Código Intermediário Linguagem de Máquina Dados de Entrada Resultados

8 Processo de Compilação
Programa-fonte: Texto do programa escrito em uma linguagem de programação; instruções descritas através das sintaxes das linguagens de programação. Programa-fonte

9 Processo de Compilação
Analisador léxico: reúne os caracteres do programa-fonte em unidades léxicas e (identificadores, as palavras especiais, os operadores e os símbolos de pontuação etc.) atribui códigos internos às unidades de acordo com sua estrutura. Analisador Léxico

10 Processo de Compilação
Analisador Sintático: verifica se o programa está sintaticamente correto pegando as unidades do analisador léxico. Analisador Sintático

11 Processo de Compilação
O gerador de código intermediário produz um programa em uma linguagem diferente, no nível intermediário entre o programa-fonte e a saída final do compilador; O analisador semântico faz parte integralmente do gerador de código intermediário e verifica se há erros referente a semântica da sintaxe. Gerador de Código Intermediário e Analisador Semântico

12 Processo de Compilação
Gerador de Código Final: código converte a versão do código intermediário do programa para um programa em linguagem de máquina equivalente. Gerador de Código Final

13 Processo de Compilação
Tabela de Símbolos: serve como um banco de dados para o processo de compilação. Seu principal conteúdo são informações sobre tipos e atributos de cada nome definido pelo usuário no programa Tabela de Símbolos

14 Processo de Compilação
Programa-fonte Analisador Léxico Analisador Sintático Gerador de Código Intermediário e Analisador Semântico Gerador de Código Final Computador Tabela de Símbolos Unidades Léxicas Árvores de Análise Código Intermediário Linguagem de Máquina Dados de Entrada Resultados

15 Linguagens de Programação
Interpretação Pura ou Interpretação Se o texto do programa (código-fonte ou programa-fonte) é traduzido à medida que vai sendo executado, num processo de tradução de trechos seguidos de sua execução imediata, então diz-se que o programa foi interpretado e que o mecanismo utilizado para a tradução é um interpretador. Essa técnica é chamada de interpretação pura ou, simplesmente interpretação. Programas interpretados são geralmente mais lentos que os programas compilados, a principal causa dessa lentidão é a decodificação das instruções de linguagem de alto nível, bem mais complexas do que as instruções em linguagem de máquina.

16 Interpretação Interpretação Pura ou Interpretação Programa-fonte
Interpretador Resultados Dados de entrada

17 Interpretação Programa-fonte: Texto do programa escrito em uma linguagem de programação; instruções descritas através das sintaxes das linguagens de programação. Programa-fonte

18 Interpretação Interpretador: tradutor acionado exatamente no momento de execução do programa. Tradução da LP de alto nível durante o tempo de execução. Interpretador

19 Interpretação Programa-fonte Interpretador Resultados Dados de entrada

20 Linguagens de Programação
Sistemas de Implementação Híbridos Alguns sistemas de implementação de linguagem são um meio-termo entre o compilador e o interpretador. Eles traduzem programas em linguagem de alto nível para uma linguagem intermediária projetada para permitir fácil interpretação

21 Gerador de Código Intermediário
Sistemas Híbridos Programa-fonte Analisador Léxico Analisador Sintático Gerador de Código Intermediário Unidades Léxicas Árvores de Análise Código Intermediário Interpretador Resultados Dados de entrada

22 Sistemas Híbridos Programa-fonte: Texto do programa escrito em uma linguagem de programação; instruções descritas através das sintaxes das linguagens de programação. Programa-fonte

23 Sistemas Híbridos Analisador léxico: reúne os caracteres do programa-fonte em unidades léxicas. Analisador Léxico

24 Sistemas Híbridos Analisador Sintático: verifica se o programa está sintaticamente correto pegando as unidades do analisador léxico. Analisador Sintático

25 Gerador de Código Intermediário
Sistemas Híbridos o gerador de código intermediário produz um programa em uma linguagem diferente, no nível intermediário entre o programa-fonte e a linguagem de máquina. Gerador de Código Intermediário

26 Sistemas Híbridos Interpretador: a tradução do código intermediário gerado será acionada exatamente no momento de execução do programa. Efetiva tradução para linguagem de máquina somente em tempo de execução. Interpretador

27 Gerador de Código Intermediário
Sistemas Híbridos Programa-fonte Analisador Léxico Analisador Sintático Gerador de Código Intermediário Unidades Léxicas Árvores de Análise Código Intermediário Interpretador Resultados Dados de entrada

28 Bibliografia SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação

29 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Introdução à Computação Professora: Dina Françoile – Aula 4: Gerenciamento de Dados

30 Gerenciamento de Dados
Banco de Dados Coleção de dados e informações organizados de modo que possam ser acessados e utilizados em muitas aplicações diferentes Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Funciona como interface de software entre usuário e os bancos de dados; É um conjunto de programas de computador que controla a criação, manutenção de uso dos bancos de dados por uma organização e seus usuários finais.

31 Gerenciamento de Dados
Os quatro maiores usos de um SGBD Desenvolvimento do Banco de Dados Consulta ao Banco de Dados Manutenção dos Bancos de Dados Desenvolvimento de Aplicações Administração de Banco de Dados controle e níveis de acesso

32 Gerenciamento de Dados
Administração de Banco de Dados Os bancos de dados e os sistemas de gerenciamento de bancos de dados são instalados e coordenados por uma pessoa ou um grupo que executa uma função chamada administração de banco de dados; Controle de acesso: tem como função permitir ou não o acesso ao sistema; Níveis de acesso: determinam onde e como o usuário pode acessar informações específicas

33 Bibliografia O´BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. ed. Saraiva. 2ª Edição STAIR, Ralph. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro. Editora: LTC. Tradução da 6ª Edição, 2006


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