A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL

2 QUÍMICA AMBIENTAL Def.: Química ambiental é a química do meio ambiente. Pode ser dividido na química dos processos naturais ou não que acontecem no ar, na água e no solo. Diz respeito principalmente com os aspectos químicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural.

3 QUÍMICA AMBIENTAL A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Ambiental, a Engenharia Sanitária...

4 A química ambiental não é uma ciência nova.
Excelentes trabalhos têm sido realizados nessa área desde o início do século. Uma certa aceleração do processo de pesquisa está ocorrendo em anos recentes. Muitos químicos têm desenvolvido investigações profundas em química ambiental.

5 O que Estuda a Química Ambiental?
A Química Ambiental estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade. Atualmente há uma grande preocupação em entender a química do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.

6 QUÍMICA AMBIENTAL Um dos maiores desafios da química ambiental está na determinação da natureza e quantidade dos poluentes específicos do ambiente. Por isso, a análise química é um passo vital na pesquisa ambiental. A dificuldade de análise para muitos poluentes é compreensível.

7 QUÍMICA AMBIENTAL Níveis significantes de poluentes atmosféricos podem consistir de menos de 1 micrograma por metro cúbico de ar. Para muitos poluentes da água, uma parte por milhão de peso (1 miligrama por litro) é um valor muito alto. Níveis significantes de contaminantes podem ser apenas de apenas umas partes por trilhão

8 QUÍMICA AMBIENTAL Em muitos casos, a poluição é um fenômeno localizado, em outros casos, ela atinge uma área maior do que podemos observar. Resíduos de solventes organoclorados tóxicos lançados em suprimentos de água podem contaminar muitas pessoas.

9 QUÍMICA AMBIENTAL Uma definição razoável de poluente é: “uma substância presente em quantidades maiores que a concentração natural, como resultado da atividade humana e, apresenta um efeito de prejuízo aos recursos ambientais. Contaminantes, ocorrem em níveis mais elevados que o normais (naturais) mas sem causar efeitos danosos aos recursos ambientais.

10 QUÍMICA AMBIENTAL Cada poluente é originado de uma fonte. A fonte é particularmente importante, porque dela depende a eliminação da poluição. O receptor é a coisa afetada pelos poluentes. Pessoas, cujos olhos doem, devido a oxidantes provenientes da atmosfera são receptores.

11 QUÍMICA AMBIENTAL Lei da Conservação da Energia/Matéria
Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O uso dos recursos naturais gera resíduos, pois não é possível eliminar/consumir toda a matéria.

12 QUÍMICA AMBIENTAL

13 QUÍMICA AMBIENTAL Água, ar, solo e vida
Como veremos, a Química Ambiental podem ser subdividida em áreas envolvendo a química da atmosfera, da hidrosfera, da litosfera e da biosfera.  Toda matéria, desde minerais provenientes das várias camadas da crosta terrestre até os íons relativamente estáveis da alta atmosfera pode ser incluída em uma dessas categorias

14 QUÍMICA AMBIENTAL A hidrosfera se refere à água em suas muitas formas.Ela inclui oceanos, lagos, vapor, reservatórios, geleiras, capa de gelo polar e água sob o solo (água subterrânea). Para o estudo de química ambiental, a água liquida e as reações de suas espécies químicas são de fundamental importância.

15 QUÍMICA AMBIENTAL A litosfera inclui as partes sólidas da terra. Em geral, o termo refere-se aos minerais encontrados na crosta terrestre e a complexa e variável mistura de minerais, matéria orgânica, água e ar constituinte do solo. O solo é a parte mais significativa da litosfera.

16 QUÍMICA AMBIENTAL A atmosfera é a cobertura de gases em torno da Terra. A atmosfera é subdividida em regiões diferentes dependendo da altitude. A composição química varia muito dependendo da altitude, exposição à radiação solar, carga poluente e outros fatores.

17 QUÍMICA AMBIENTAL O termo biosfera refere-se a vida. Ela inclui organismos vivos e seus ambientes imediatos. A biosfera é influenciada tremendamente pela composição química do ambiente e por sua vez, exerce uma poderosa influencia sobre a química dos ambientes particularmente a litosfera e hidrosfera. Além disso, a atividade biológica é responsável pelo alto nível de oxigênio e baixo nível de carbono e plantas influenciam a atmosfera, por exemplo, emitindo terpenos os quais formam neblina semelhante ao smog.


Carregar ppt "Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google