A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeiras Civilizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeiras Civilizações"— Transcrição da apresentação:

1 Primeiras Civilizações
Por volta de antes da nossa Era as primeiras grandes civilizações tiveram sua origem, ao longo das bacias dos grandes rios da Mesopotâmia, ao longo do Nilo no Egito e do Ganges na Índia.

2 Primeiras Civilizações
A Mesopotâmia (do grego meso, que significa “no meio de”, e potamos, que quer dizer “rio”) é uma estreita faixa de terra situada na Ásia Ocidental, entre os rios Tigre e Eufrates, no território do atual Iraque.

3 Mapa atual

4 O crescente fértil O chamado crescente fértil foi o berço das primeiras civilizações e vai do atual Iraque até o Egito. As duas características marcantes dessas regiões eram: possuir grandes rios com períodos de cheias que deixavam as terras férteis.

5 O crescente fértil O nome crescente fértil vem justamente de Lua crescente, exatamente ela ter o formato de uma Lua crescente e de ter um solo fértil -, uma região do Oriente Médio excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo.

6 Civilizações hidráulicas

7 Primeiras Civilizações
Idade Antiga, ou Antiguidade, foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.), pelos Sumérios, até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). Neste período temporal verificamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, co-existem com outras civilizações. Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga.

8 Mesopotâmia A região da Mesopotâmia abrigou muitos povos que desenvolveram grandes obras públicas. Para melhor coordenar tantas obras grandiosas surge o Estado organizado. Essa região foi e dominada, sucessivamente pelos sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.

9 Mesopotâmia O surgimento dos primeiros núcleos urbanos na região da Mesopotâmia foi acompanhado do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitava inundações e garantia o armazenamento de água para as estações mais secas. Fazia-se necessário a construção dessas estruturas para manter algum tipo de controle sobre o regime dos rios Tigre e Eufrates,já que as enchentes na Mesopotâmia muito mais violentas e sem uniformidade e a regularidade apresentada pelo Nilo. Como esse povo poderia prever a cheia do rio?

10 Mesopotâmia Através da observação dos céus e das fases das luas os mesopotâmicos aprenderam muito sobre o sistemas de cheias dos rios. A mesma cheia do rio que traz fertilidade às terras também pode trazer desgraça e morte. É preciso estar preparado! Foto do rio Eufrates

11 Mesopotâmia A Mesopotâmia, terra cercada pela fertilidade dos rios Tigre e Eufrates, mas também por montanhas e desertos, é disputada e dominada por diversos povos diferentes ao longos dos tempos. Alguns desses povos organizam reinos ou grandes impérios e trazem grandes contribuições para a humanidade. É nessa região, afinal, onde acontece uma passagem histórica muito importante: a transição de uma economia auto-suficiente individual ou grupal, para uma estrutura com trabalhadores braçais de um lado e organizadores da força de trabalho, do outro.

12 Mesopotâmia Foi, portanto, a primeira vez que ocorre a exploração do trabalho de uma parte da sociedade por outra, pela primeira vez existe uma distinção econômica entre grupos de indivíduos. Alguns agem de forma a organizar política, religiosamente e economicamente a sociedade, enquanto outros trabalham. Os sacerdotes e os reis exerciam um papel de organizadores da força de trabalho. Eram eles que comandavam grandes obras como templos ou canais. O rei era também um chefe militar, sua função era também comandar as guerras. Você consegue ver alguma semelhança com o mundo atual? Quais?

13 Mesopotâmia Mas por que será que os homens trabalhavam para os sacerdotes e reis? Bom, tanto os reis quanto os sacerdotes eram considerados pelos povos Mesopotâmicos como representantes dos deuses e tinham o poder de intermediar as relações entre os homens e os deuses. Escultura mesopotâmica. O que esse homem parece estar fazendo?

14 Mesopotâmia - Sociedade
Todos os povos da Mesopotâmia desenvolveram então essa divisão social: os nobres e sacerdotes pertenciam ao grupo mais privilegiado. Depois vinham os funcionários do Estado, os chefes guerreiros, os artesãos e os trabalhadores do campo. Por fim os que ocupavam a pior posição na pirâmide social eram os escravos, que podiam ser prisioneiros de guerra ou escravos por dívidas. É importante perceber que a TERRA era considerada uma propriedade divina. Se os intermediários entre Deus e os homens eram os sacerdotes e os reis, a eles pertencia o usufruto da TERRA.

15 Mesopotâmia O ESTADO era detentor da maior parte das terras. Os indivíduos eram submetidos a uma SERVIDÃO COLETIVA onde o Estado se comprometia a sustentar suas necessidades básicas em troca de trabalhos na terra ou nas grandes construções de sistemas hidráulicos, templos, etc. Foto das escadarias do Zigurate de Ur. Certamente foram preciso muitos braços para construí-lo, não é mesmo?

16 Mas o que é um Estado? O Estado corresponde à organização de um povo, localizado estavelmente sobre um território, sob o comando de um único poder.

17 Cidades-estado Na realidade os povos da Mesopotâmia desenvolvem uma forma de poder concentrada na região dominada pela cidade. Formam-se, portanto, várias cidades-estado que intercambiavam cultura, artigos econômicos e disputavam territórios.

18 Cidades-estado Cada uma das cidades-estado controlava seu próprio território rural e pastoril e a própria rede de irrigação. Tinham governo e burocracia próprios e eram independentes. Mas, em algumas ocasiões, em função das guerras ou alianças entre as cidades, surgiram os Estados maiores, sempre monárquicos, sendo o poder real caracterizado de origem divina.

19 Mesopotâmia - economia
A economia da Mesopotâmia era baseada na agricultura e vivia da fertilidade ocasionada pelas cheias dos rios. Lógico que havia comércio e intercâmbio cultural e isso era uma importante fonte de renda também. Babilônia, capital do império de Hamurábi, foi uma das maiores cidades da Antiguidade. Localizava-se na região denominada posteriormente Mesopotâmia (atual Iraque). Na foto, de 1996, ruínas da Babilônia.

20 Mesopotâmia - religião
Ora, se os homens cediam em dar seu trabalho para os governantes das cidades-estado por que estes eram representante dos DEUSES quer dizer que a religião tinha uma importância muito grande para esses povos, não é mesmo? O rei e o clero em representação mesopotâmica

21 Mesopotâmia - religião
A religião dos povos Mesopotâmicos era POLITEÍSTA. Cada cidade-estado, tinha, aliás, um Deus considerado principal e detentor da terra. Os deuses comandavam tudo no mundo, mas agiam e sentiam como os seres humanos. Por isso as pessoas usavam amuletos para se proteger das maldades dos deuses.

22 Uma professora feliz

23 Mesopotâmia Com a observação do céu os antigos mesopotâmicos também aprenderam muito sobre as estações do ano, identificaram constelações, fases da lua, etc. Fizeram um calendário parecido com o nosso e criaram o zodíaco, conhecido até hoje!

24 Os sumérios O primeiro povo a ocupar a Mesopotâmia foram os sumérios em 3500 a.C, e se fixaram no sul. Agricultores e criadores de gado desenvolveram a escrita cuneiforme e os veículos sobre rodas. Seus grandes templos e Zigurates foram construídos graças ao trabalho da população, organizada pelos sacerdotes.

25 Sumérios Calcula-se que, por volta de 2500 a.C., Ur, uma das principais cidades sumérias chegou a ter 50 mil habitantes. Ao lado uma maquete do que teria sido o zigurate de Ur. Os zigurates eram templos altos e majestosos onde se praticavam rituais sagrados e se observava o céu.

26 Sumérios e Acádios Os sumérios foram dominados pelos os acádios - grupos de nômades vindos do deserto da Síria - começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumérias, terminando por dominar as cidades-estados desta região por volta de 2550 a.C.. Mesmo antes da conquista, porém, já ocorria uma síntese entre as culturas suméria e acádia, que se acentuou com a unificação dos dois povos. Os ocupantes assimilaram a cultura dos vencidos, embora, em muitos aspectos, as duas culturas mantivessem diferenças entre si, como por exemplo - e mais evidentemente - no campo religioso.

27 Acádios A figura mais importante da história da Acádia foi a do Rei Sargão, o velho, que é visto como um grande herói pelos seus contemporâneos. Representou um Estado que tenta impor uma política comum dentro de um território e possuía um grande exército. É ele o conquistador da Suméria. Imagem de Sargão II

28 Amoritas ou Babilônicos
Outro povo que dominou a a região de Súmer e Acad foram os Amoritas ou babilônicos. O nome Babilônia vem do grego Babel, que significa "confusão". Calcula-se que por volta de 2500 a.C. Babilônia tivesse algo em torno de 80 mil habitantes.  Soldados Americanos em frente da reconstrução das ruínas da Babilônia (2003)

29 Babilônia Foi provavelmente fundada por volta de 3800 a.C. Teve um papel significativo na história da Mesopotâmia. Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730 a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos. Acima o código de Hamurabi, exposto no Museu do Louvre, em Paris

30 Babilônicos Hamurábi pode ser considerado um grande chefe militar do século XVII a C., e tece grande preocupação, após suas conquistas militares, em unificar a legislação dos territórios sob seu domínio. Estela de Hamurábi, exposta no Museu do Louvre.

31 Babilônicos O chamado Código de Hamurábi legisla a partir do reconhecimento da existência de três classes distintas: ricos, o povo, e os escravos. Esse Rei reúne em seu código as práticas sociais comuns aos povos da região. Vamos ver alguns trechos do código e analisar?

32 Uma professora feliz

33 Código de Hamurábi 3. Se alguém trouxer uma acusação de um crime frente aos anciões, e este alguém não trouxer provas, se for pena capital, este alguém deverá ser condenado à morte.

34 Código de Hamurábi 14. Se alguém roubar o filho menor de outrem, este alguém deve ser condenado à morte. 15. Se alguém tomar um escravo homem ou mulher da corte para fora dos limites da cidade, e se tal escravo homem ou mulher, pertencer a um homem liberto, este alguém deve ser condenado à morte. 16. Se alguém receber em sua casa um escravo fugitivo da corte, homem ou mulher, e não trouxe-lo à proclamação pública na casa do governante local ou de um homem livre, o mestre da casa deve condenado à morte.

35 Código de Hamurábi 128. Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será esposa dele Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d'água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos Se um homem violar a esposa (prometida ou esposa-criança) de outro homem, o violador deverá ser condenado à morte, mas a esposa estará isenta de qualquer culpa.

36 Lei de talião Qual a principal característica desse código que você pode perceber após a leitura desses trechos selecionados? A lei que esse povo da Mesopotâmia seguia o princípio conhecido pelos juristas como “lei de talião” (do latim lex = lei; e talionis = “tal”, “semelhante”, “igual”, “análogo”) , ou seja, o famoso “olho por olho, dente por dente”.

37 CIDADE(S) CARACTERÍSTICAS
POVO LÍDER CIDADE(S) CARACTERÍSTICAS Sumérios Patesi (rei) Ur, Uruk, Nippur, Lagash Escrita cuneiforme; Zigurates Acádios Sargão I Idem aos sumérios Unificação; Amoritas ou Babilônicos Hamurábi Babilônia Código de Hamurábi Assírios Assurbanipal Assur, Nínive Violência Caldeus Nabucodonossor Conquistas territoriais; construções (Jardins Suspensos).

38 Exercícios de Compreensão
Copie em seu caderno e responda as seguintes questões: O que significa a palavra Mesopotâmia? Por que essa terra foi tão disputada pelos povos da Antiguidade? Cite o nome de pelo menos dois povos que dominaram a região durante a antiguidade. Explique o que eram cidades-estado? Analise a importância do código de Hamurábi.


Carregar ppt "Primeiras Civilizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google