A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DO RITUAL AO USO MASSIFICADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DO RITUAL AO USO MASSIFICADO"— Transcrição da apresentação:

1 DO RITUAL AO USO MASSIFICADO
ABUSO DE DROGAS DO RITUAL AO USO MASSIFICADO RAMADAM, Z, B, A. & ASSUMPÇÃO, JR, F.B. (Org). (2005). Psiquiatria da magia à evidência?São Paulo: Manoele. Cap. 13. P.359 a 398. Organização Mundial da Saúde (1993). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas.

2 DO RITUAL AO USO MASSIFICADO
A presença da utilização de substancias psicoativas embora seja antiga,a idéia de adição ás drogas como flagelo social ( surto epidêmico) é recente (sec. XX). A drogadicção é um fenômeno ao mesmo tempo médico, psicanalítico, sociológico, político, ideológico e ético O Relatório da ONU de 1999 sobre Crime e Justiça indica uma correlação entre a globalização e a “indústria de drogas ilegais”, assim como o aumento dos crimes relacionados ao narcotráfico.

3 DO RITUAL AO USO MASSIFICADO
As drogas eram utilizadas em cerimoniais ligados a religiosidade, magia, medicina deleite e festas, historicamente a bebida sempre foi usada com três objetivos: alívio de angústias, contato com o sobrenatural e busca de prazer. Na cultura ocidental o uso das drogas caracteriza-se mais pelo alivio das dores de diversas naturezas ou simples recreação.

4 DO RITUAL AO USO MASSIFICADO
A mudança do tipo de droga utilizada,dos alucinógenos (maconha, haxixe, mescalina) para os psico estimulante (cocaína , crack e outros) não altera a natureza do problema, perdeu-se o caráter transcendental que era atribuído, formou um mercado de acordo com a cultura de consumo onde qualquer objeto é vendável desde que se crie uma demanda e uma organização para estabelecer o mercado e as leis para quais passe a vigorar.

5 DO RITUAL AO USO MASSIFICADO
As adições tem causas biológicas, psíquicas e sociais,e as manifestações aparecem em todas essas áreas, sendo necessário uma multiciplidade de olhares para o mesmo problema. Pode-se observar claramente que tanto no DSM-IV quanto na CID-10 foram incorporados como critérios diagnósticos um grande espectro de problemas físicos, psíquicos e sociais que estão em conformidade com a característica da manifestação desses transtornos. Essa forma de apresentar os critérios diagnósticos também permite a prevenção e a detecção precoce desses transtornos (GONÇALVES, 2005).

6 Conceitos Básicos Substancias com potencial de abuso são aquelas que podem desencadear no individuo a auto-administração repetida, que geralmente resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo. Tolerância é a necessidade de crescentes quantidades de substancias para atingir o efeito desejado.

7 Conceitos Básicos O conceito atual de dependência química é descritivo, baseado em sinais e sintomas. Desse modo, a dependência é vista como uma síndrome, determinada a partir da combinação de diversos fatores de risco, aparecendo de maneiras distintas em cada individuo.

8 Conceitos Básicos Qualquer padrão de consumo pode trazer problemas para o individuo. Desse modo,por exemplo o consumo de álcool em baixas doses, cercados das precauções necessárias à prevenção de acidentes relacionados, faz deste um consumo de baixo risco. Há indivíduos que bebem eventualmente, mas que são incapazes de controlar ou adequar seu modo de consumo. Isto pode levar a problemas sociais ( brigas, faltas no emprego) físicos (acidentes) e psicológicos (heteroagressividade). Diz-se que tais indivíduos, fazem um uso nocivo.

9 Conceitos Básicos Quando o consumo se mostra compulsivo e destinado a evitação de sintomas de abstinência e cuja intensidade é capaz de ocasionar problemas sociais, físicos ou psicológicos, fala-se em dependência

10 Conceitos Básicos Nota-se que pelos critérios diagnósticos não se diferencia dependência fisiológica de dependência psicológica, como se fazia no passado. A descrição da dependência fisiológica está presente uma vez que o quadro de síndrome de abstinência, que caracteriza o seu diagnóstico, é relevante do ponto de vista clínico pois muitas manifestações desta síndrome necessitam de intervenção médica, muitas vezes até com internamento do paciente, quando sua vida está em risco. Porém, dependência psicológica não recebe mais o status de diagnóstico de um tipo de transtorno, pois as manifestações psicológicas características da dependência (p.ex. compulsão, perda de interesse por outras atividades) estão normalmente presentes em todos os quadros de dependência.

11 Este agrupamento contém as seguintes categorias:
F10 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool F11 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de opiáceos F12 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de canabinóides F13 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de sedativos e hipnóticos F14 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso da cocaína F15 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de outros estimulantes, inclusive a cafeína F16 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de alucinógenos F17 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de fumo F18 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de solventes voláteis F19 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas

12 F10-F19 – Transtornos Mentais e Comportamentais devido ao uso de substancias psicoativas
Este agrupamento compreende numerosos transtornos que diferem entre si pela gravidade variável e por sintomatologia diversa, mas que têm em comum o fato de serem todos atribuídos ao uso de uma ou de várias substâncias psicoativas, prescritas ou não por um médico. O terceiro caractere do código identifica a substância implicada e o quarto caractere especifica o quadro clínico. Os códigos devem ser usados, como determinado, para cada substância especificada, mas deve-se notar que nem todos os códigos de quarto caractere podem ser aplicados a todas as substâncias.

13 Ex: Transtorno Mental e de comportamento decorrentes do uso de álcool
F10.0= Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool intoxicação aguda F10.1= T. Mental e de C decorrente do uso de álcool uso nocivo F10.2= Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool síndrome de dependência F10.3= Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool –estado de abstinência F10.4= Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool- estado de abstinência com delirium F10.5= Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool- transtorno psicótico F10.6= Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool- síndrome amnéstica F10.7= Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool- transtorno psicótico residual e de inicio tardio F10.8=Transtorno Mental e de C decorrente do uso de álcool – outros transtornos mentais e de comportamento

14 Intoxicação Aguda Estado conseqüente ao uso de uma substância psicoativa e compreendendo perturbações da consciência, das faculdades cognitivas, da percepção, do afeto ou do comportamento, ou de outras funções e respostas psicofisiológicas. As perturbações estão na relação direta dos efeitos farmacológicos agudos da substância consumida, e desaparecem com o tempo, com cura completa, salvo nos casos onde surgiram lesões orgânicas ou outras complicações. Entre as complicações, podem-se citar: traumatismo, aspiração de vômito, delirium, coma, convulsões e outras complicações médicas. A natureza destas complicações depende da categoria farmacológica da substância consumida assim como de seu modo de administração.

15 .1- Uso nocivo para a saúde
Modo de consumo de uma substância psicoativa que é prejudicial à saúde. As complicações podem ser físicas (por exemplo, hepatite conseqüente a injeções de droga pela própria pessoa) ou psíquicas (por exemplo, episódios depressivos secundários a grande consumo de álcool).

16 .2 - Síndrome de dependência
Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga, à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas conseqüências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física.

17 .3 Síndrome [estado] de abstinência
Conjunto de sintomas que se agrupam de diversas maneiras e cuja gravidade é variável, ocorrem quando de uma abstinência absoluta ou relativa de uma substância psicoativa consumida de modo prolongado. O início e a evolução da síndrome de abstinência são limitadas no tempo e dependem da categoria e da dose da substância consumida imediatamente antes da parada ou da redução do consumo. A síndrome de abstinência pode se complicar pela ocorrência de convulsões.

18 .4 Síndrome de abstinência com delirium
Estado no qual a síndrome de abstinência tal como definida a um conjunto de mudanças pelas quais o corpo passa, subitamente deixa de usar a substancia; os sintomas incluem tremores, insônia, ansiedade e outros sintomas físicos e mentais,como exemplo o delirium tremens (induzido pelo álcool), onde frequentemente ocorre as alucinações tácteis e visuais em que o paciente "vê" insetos ou animais asquerosos próximos ou pelo seu corpo.

19 .5 Transtorno Psicótico Conjunto de fenômenos psicóticos que ocorrem durante ou imediatamente após o consumo de uma substância psicoativa, mas que não podem ser explicados inteiramente com base numa intoxicação aguda e que não participam também do quadro de uma síndrome de abstinência. O estado se caracteriza pela presença de alucinações (tipicamente auditivas, mas freqüentemente polissensoriais), de distorção das percepções, de idéias delirantes (freqüentemente do tipo paranóide ou persecutório), de perturbações psicomotoras (agitação ou estupor) e de afetos anormais, podendo ir de um medo intenso ao êxtase. O sensório não está habitualmente comprometido, mas pode existir um certo grau de obnubilação da consciência embora possa estar presente a confusão, mas esta não é grave.

20 .6 Síndrome amnésica Síndrome dominada pela presença de transtornos crônicos importantes da memória (fatos recentes e antigos). A memória imediata está habitualmente preservada e a memória dos fatos recentes está tipicamente mais perturbada que a memória remota. Habitualmente existem perturbações manifestas da orientação temporal e da cronologia dos acontecimentos, assim como ocorrem dificuldades de aprender informações novas. A síndrome pode apresentar confabulação intensa, mas esta pode não estar presente em todos os casos. As outras funções cognitivas estão em geral relativamente bem preservadas e os déficits amnésicos são desproporcionais a outros distúrbios.

21 .7 Transtorno psicótico residual ou de instalação tardia
Transtorno no qual as modificações, induzidas pelo álcool ou por substâncias psicoativas, da cognição, do afeto, da personalidade, ou do comportamento persistem além do período durante o qual podem ser considerados como um efeito direto da substância. A ocorrência da perturbação deve estar diretamente ligada ao consumo de uma substância psicoativa.

22 F10 -Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool
As estatísticas mostram que o álcool , é de longe, a mais perigosa das drogas 90% das internações em hospitais psiquiátricos 45% dos acidentes com jovens entre 13 e 19 anos e por 65% dos acidentes fatais. 350 tipos de doenças físicas ou psíquicas.

23 F10 -Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool
Sabe-se hoje que, no início do processo , não há diferença entre um bebedor social e um futuro alcoólatra. As pessoas bebem por questões psicoemocionais e criam dependência por questões fisiológicas. O que existe é um fator genético de predisposição ao consumo excessivo de álcool. A natureza da doença é crônica, necessita de cuidados especiais e constantes para mantê-la estacionada e ocorre o desenvolvimento de mecanismos de defesa como a negação, dificultando o tratamento e a recuperação, acompanhado de outros mecanismos como racionalização, projeção, minimização, evitação e adiamento.

24 F10 -Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool
O etanol é uma molécula simples que se move facilmente através das membranas celulares, equilibrando-se rapidamente entre o sangue e os tecidos e os tecidos e é rapidamente absorvido e distribuído para maioria dos órgãos e sistemas. A alcoolemia varia conforme quantidade e ritmo de álcool consumido, quantidade de alimentos presentes no estomago, tipo de bebida, sexo, peso, saúde do fígado, genética, entre outros.

25 F10 -Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool
Níveis máximos de concentração de álcool no sangue ocorrem em media meia/h após o consumo e o organismo e excreta cerca de uma dose por /h. A taxa de absorção é aumentada quando o esvaziamento gástrico está acelerado, na ausência de proteínas, gorduras ou carboidratos e na presença de gás carbônico.

26 INTOXICAÇÃO ALCOÓLICA
Caracterizam-se por níveis crescentes de depressão do SNC. Inicialmente há sintomas de euforia, evoluindo para tontura,voz pastosa, ataxia e redução da coordenação motora, confusão e desorientação, podendo chegar a coma. A intensidade da sintomatologia da intoxicação tem relação direta com a alcoolemia.

27 F10 -Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool
SINDROME DE ABSTINÊNCIA ALCOÓLICA CRISES CONVULSIVAS DELIRIUM TREMENS- complicação grave, potencialmente letal ,é mais comum em pacientes com distúrbios orgânicos e é observada, até 72 após a abstinência, sendo os principais sintomas: confusão mental, alucinações, tremores, febre, e hiper-responsavidade autonômica, como hipertensão, taquicardia e sudorese. São comuns alterações sensoperceptivas (alucinações, ilusões), delírios, alterações de humor, alterações no sono, piora significativa á noite.

28 F10 -Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool
SINDROME DE WERNICKE-KORSAKOFF-descrita como duas entidades distintas (encefalopatia de Wernicke e síndrome de Korsakoff) e está ligada a deficiências vitamínicas, em especial de tiamina e outras vitaminas do complexo b. A encefalopatia é uma complicação fatal composta pela tríade:oftalmoplegia, ataxia e confusão mental, sendo que a maioria desenvolve a síndrome de Korsakoff, caracterizada por amnésia, desorientação e comprometimento da memória.

29 F10 -Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool
A abstinência total deve ser a meta do tratamento. Estratégias- Psicoterápicas Psicossociais Farmacológicas- Dissulfiram, Naltrexona, Acamprosato, Topiramato,Ondansetron, Bacofleno

30 Crack Nomes de Rua: Freebase, Pedra, Rock
A base livre (freebase) e o crack (rock, pedra) são duas drogas estimulantes quimicamente iguais. Ambas derivadas da coca, no entanto o seu processo de preparação difere: a base livre é conseguida mediante o aquecimento de uma mistura de cloridrato de cocaína com éter. Quando o aquecimento é feito com bicarbonato de sódio, amoníaco e água, o produto final será o "crack", que possui este nome devido aos barulhos crepitantes dos resíduos de bicarbonato de sódio quando aquecidos. Esta forma de cocaína torna-se passível de ser fumada. A ingestão pelo fumo tem um efeito mais acentuado, pode ser inalada e pode ainda ser feita a aspiração dos vapores da combustão, recorrendo-se para tal a utensílios como cachimbos próprios, tubos de vidro, canetas esferográficas, papel de alumínio, etc.

31 Crack Nomes de Rua: Freebase, Pedra, Rock
Não é conhecido algum uso terapêutico destas substâncias e seus efeitos são idênticos aos da cocaína, contudo como atingem o cérebro em poucos segundos, são mais rápidos e intensos. Apresentam uma duração de cerca de 5 a 10 minutos. O indivíduo pode começar por sentir euforia, sensação de bem-estar intensa e excitação sexual. Contudo, os efeitos positivos poderão ser rapidamente substituídos por ardor nos olhos, secura na boca, palpitações, contrações musculares, dilatação das pupilas, dor de cabeça, depressão forte, irritabilidade, angústia, insônia e diminuição do apetite.

32 F17 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de fumo
O Tabaco é uma das substancias lícitas com efeitos psicoativos e potencial de desencadear dependia mais amplamente consumidas. CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) ,6% de pessoas com mais de 35 anos fizeram uso de tabaco na vida e 10,1% são dependentes.

33 F17 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de fumo
Consequências à Saúde- Nº de mortes é maior que as causadas por álcool, uso ilegal de drogas, homicídio, suicídio, acidente e AIDS combinados. O tabagismo é nocivo a quase todos os orgãos e sistemas do corpo e é responsável por cerca de um terço das mortes por cancer (pulmão), doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, doenças cardiovasculares.

34 TRATAMENTO DO TABAGISMO
Tratamento medicamentoso com abordagens não farmacológicas. Medicações como bupropiona, reposição de nicotina ( adesivos, gomas e pastilhas), vareniclina e nortriptilina. Outro fator fundamental é o diagnóstico de comorbidades psiquiátricas, com ênfase no transtorno de humor e ansiedade

35 DROGAS ESTIMULANTES TIPO ANFETAMINA
Uso médico Uso não médico D-anfetamina Metanfetamina Fenfluramina Metilfenidato Pemolide Pemproporex Manzidol Dietilpropiona Anfepramona Ecstasy Ice Crystal

36 DROGAS ESTIMULANTES TIPO ANFETAMINA
Consequências á saúde: Distúrbios físicos e neurológicos: síndrome de excitação (hipertemia, taquicardia, seguida de colapso circulatório e eventualmente a morte), acidentes vasculares, infarto do miocárdio, convulsões, movimentos estereotipados. Moléstias infecciosas associadas a vias de consumo ou diminuição dos cuidados sexuais:AIDS, hepatite, DST, tuberculose e outras infecções bacterianas, fúngicas e virais; Consequências sociais: violência, crime e acidentes

37 Particularidades no tratamento do Adolescente
EXPERIMENTAL SOCIAL INSTRUMENTAL HÁBITO COMPULSIVO - ANABOLIZANTES / ENERGÉTICOS

38 Vias de compreensão e explicação do fenômeno do toxicomaníaco
A- Neurobiológica – supõe uma tendência herdada e transmissível geneticamente, que predispõe a adição. B- Psicanalítica- foca o entendimento das adições como uma tentativa adaptativa de aliviar o sofrimento emocional e reparar as deficiências auto-regulatória - (Brehn&Khantzian-1997), busca-se renovar as abordagens para condução do tratamento psicanalítico dos adictos.

39 Vias de compreensão e explicação do fenômeno do toxicomaníaco
C- Cognitiva- os cognitivistas passaram a estudar o degrau intermediário entre estimulo e a resposta- a cognição- que representa a concepção que a pessoa faz de seu ato. O esquema cognitivista, então , funda-se no principio de que “(...) a cognição influencia e afeta o comportamento(e) ela pode ser monitorizada e alterada(e) a modificação do comportamento pode ser realizada por meio de mudanças cognitivas” (Marques&Silva,2001)

40 TRATAMENTO No que a dependência existem muitos e variadas determinante nos domínios biológico,psicológico e sociocultural que interagem de forma complexa. A estratégia terapêutica deve contemplar desde a intoxicação aguda até as conseqüências crônicas da toxicomania.

41 TRATAMENTO FARMACOTERAPIA PSICOTERAPIA ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DANOS


Carregar ppt "DO RITUAL AO USO MASSIFICADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google