A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crítica à razão instrumental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crítica à razão instrumental"— Transcrição da apresentação:

1 Crítica à razão instrumental
Escola de Frankfurt Crítica à razão instrumental Cultura de Massa Indústria Cultura Contra-Cultura Séculos XX e XXI

2 Crítica à Razão Theodor Adorno
Iluminismo (Séc. XVIII e XIX) Emancipação e razão Razão, liberdade, igualdade e fraternidade Razão Instrumental Luzes e Sombras Revolução Francesa Napoleão Ideologias Regimes Totalitários (Séc. XX) Nazismo e Razão Fascismo Stalinismo Capitalismo Indústria Cultural Cultura de Massa Valorização da Massa Diferença entre razão, bondade e emancipação

3 Dialética Negativa Razão Capitalismo Razão (Teoria Crítica)
Identidade Afirmação da lógica capitalista Liberdade de escolha Liberdade de consumo Consumo alienado Tudo é mercadoria Desvalorização do indivíduo Valorização da Massa Cultura de Massa Razão (Teoria Crítica) Capitalismo em crise Não-identidade Alteridade Negação da lógica capitalista Ditadura do consumo Liberdade colocada em xeque Movimento de contra-cultura Amor, Indivíduo e Família

4 Conceitos Importantes:
Cultura de massa: Cultura destinada ao povo que não reflete e pensa, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas. Desse modo, acaba possuindo caráter irreflexivo. O povo (massa) consome a cultura como se fosse um produto (mercadoria). Indústria cultural: a produção artística que deveria ser guiada pelo espírito humano livre, acaba condenado a obtenção de lucro. Nesse sentido, a arte é uma mercadoria que é produzida em uma grande indústria cultural.

5 Leia o texto e veja o vídeo:
s-vivemos-na-america/

6 Problemas da indústria cultural
Acaba se tornando uma indústria do puro divertimento, da distração e, por isso mesmo, da perpetuação das atuais condições de existência. A arte pode e deve ser transformadora e mudar o estado atual, criticar o estado atual. Arte não preocupada com a educação estética, mas apenas com a venda de produtos. Artísticas escravos e dominados pelo mercado. Cultura de massa x cultura popular. A cultura popular não deve ser identificada como cultura de massa.

7 Modo de produção capitalista
Meios de comunicação de massa Indivíduo alienado

8

9 Andy Warhol (Idéia de Mercadoria)

10 Andy Warhol (idéia de repetição)

11 Andy Warhol (Idéia de figuras importantes como venda de produtos
Andy Warhol (Idéia de figuras importantes como venda de produtos. Ser humano = objeto de consumo)

12 Interpretação de texto:
“A arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela necessidade do espírito, não pela carência da matéria. Hoje, porém, a carência impera e curva em seu jugo tirânico a humanidade caída. O proveito (a vantagem, o lucro) é o grande ídolo do tempo; quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos. Nesta balança grosseira o mérito espiritual da Arte não pesa, e ela roubada de todo estímulo, desaparece no ruidoso mercado do século.” Friedrich Schiller.

13 A Indústria Cultural O que faz uma música, que repete 65 vezes a palavra baby, ser famosa?

14 O que torna os quadros de Romero Brito tão famosos e cada vez mais caros?

15 Por que os filmes sempre tem (muitas) continuações?

16 Por que hoje os produtos ficam tão rapidamente obsoletos e fora de moda?

17 Razão e Dominação Por que hoje temos que ser tão rápidos e eficientes no trabalho?

18 Por quê parece que somos controlados e vigiados o tempo todo?

19 Por que parece que somos cada vez mais dependentes e escravos de nossas próprias tecnologias?

20 Ciência e Catástrofe Por que os avanços científicos, ao mesmo tempo tão racionais e avançados, parecem culminar em catástrofes?

21 Temas gerais da Escola de Frankfurt
Por que o homem, no século XX, ao invés de se alçar à grandeza, parece se afundar na catástrofe? Por que a razão, que no iluminismo parecia ser o caminho para a libertação e realização plena do homem, parece hoje ter se transformado em dominação?

22 CONTRA-CULTURA Arte de Vanguarda (Século XX)
Movimento Hippie (Século XX) Movimento Estudantil de 1968 – França Revolução Sexual Panteras Negras Movimentos da Consciência Negra Movimento GLS – Homossexualismo Movimento Feminista Movimentos Violentos

23 VANGUARDA Vanguarda (do francês avant-garde, "proteção frontal"), batalhão militar que precede as tropas em ataque. Aquele que "está à frente", dita novas regras. Guias de uma nova cultura Posições políticas: possuíam militantes, lançavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles. Correntes artísticas: Fauvismo ( ), Expressionismo ( ), Futurismo ( ), Cubismo ( ), Dadaísmo ( ), Surrealismo (1924) etc.

24 VANGUARDA

25 VANGUARDA

26 VANGUARDA

27 VANGUARDA

28 VANGUARDA

29 VANGUARDA

30 VANGUARDA

31 VANGUARDA

32 VANGUARDA

33 MOVIMENTO HIPPIE WOODSTOCK 1969 Protestos contra a guerra no Vietnam
Paz e Amor Novo modo de pensar a vida Nova relação com a natureza Drogas Sexo Música

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44 FRANÇA – maio de 1968 Greve dos estudantes com proporções revolucionárias insurreição popular que superou barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe Estendeu para uma greve de operários: 10 milhões Anarquistas, comunistas e socialistas Oportunidade mudar os valores da "velha sociedade", dentre os quais: educação, sexo e prazer

45 Especial folha de São Paulo sobre maio de 1968

46 REVOLUÇÃO SEXUAL

47 REVOLUÇÃO SEXUAL

48

49 REVOLUÇÃO SEXUAL

50

51

52 Revolução Sexual (Anos 60 e 70)
Anticoncepcional Camisinha Sexo por prazer Vs. Sexo para procriação Mulheres e Orgasmo TPM Mulher de sexo frágil a sexo forte Homens e a sexualidade Tabus e Totens da nossa sociedade

53 MOVIMENTOS FEMINISTAS
Direitos iguais Salários iguais Respeito Dignidade Aborto

54

55

56

57

58

59 PANTERAS NEGRAS - 1966 Partido negro revolucionário
proteger negros dos atos de brutalidade da polícia Na Olimpíada da Cidade do México 1968, dois atletas medalhistas dos EUA, fizeram a saudação black power, braço estendido com o punho enluvado e fechado, durante a cerimônia de premiação da modalidade. O Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu-os dos jogos.

60

61

62

63 MOVIMENTOS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20/11 – Dia da Consciência negra no Brasil Cotas nas Universidades Existe Raça? Ideologias das raças Racismo no Brasil

64 MOVIMENTO DOS GLS - HOMOSSEXUALISMO
Parada Gay – São Paulo Bares e Casas de público GLS Direitos Iguais Adoção Casamento Preconceito

65 VÍCIO GRAVÍSSIMO Pecado sensual contra a Natureza
Por ser contrário à Natureza, a Bíblia condena explicitamente, várias vezes, o "homossexualismo": "Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação" (Lv 18, 22). "O homem que se deita com outro homem, como se fosse uma mulher, ambos cometeram uma abominação; deverão morrer e o seu sangue cairá sobre eles" (Lv 20, 13). Fonte: Site de uma igreja evangélica.

66

67

68

69 MOVIMENTOS VIOLENTOS Grupo Baader-Meinhof Ataques ao McDonalds
Manifestações MST

70 Fração do Exército Vermelho (Rote Armee Fraktion ou RAF), também conhecida como Grupo Baader-Meinhof, foi uma organização guerrilheira alemã de extrema esquerda, fundada em 1970, na antiga Alemanha Ocidental, e dissolvida em Um dos mais proeminentes grupos extremistas da Europa pós-Segunda Guerra Mundial, seus integrantes se autodescreviam como um movimento de guerrilha urbana comunista e antimperialista, engajado numa luta armada contra o que definiam como um Estado facista.

71 Baader-Meinhof

72

73 Não é nada comum a história de um grupo político extremista, posteriormente considerado terrorista, virar filme. Baseado em uma historia real, esta adaptação para os cinemas é um filme de ação repleto de mortes, explosões e drama psicológico, com um roteiro que vai fundo nos bastidores do grupo Baader Meinhoff. Na década em que sexo, drogas e rock'n roll, era a base da juventude, um movimento surgiu com alta dose de ideologia e terminou com a execução de diferentes crimes. Atentados a bomba e ações terroristas ameaçaram por anos a democracia européia. O radicalismo dos jovens criados no período pós nazismo liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin levaria até as últimas consequências a tentativa de romper um possível fascismo. Buscar os direitos do homem sem aplicar uma forma humana de protesto foi o maior erro destes jovens que, por uma revolução limpa, acabaram sujando muitas histórias com sangue.

74 Restaurante do McDonalds sofre ataque em Atenas
Atenas - Um restaurante da rede americana de fast- food McDonalds foi alvo de um ataque a bomba nesta sexta-feira em Atenas, Atenas - Um restaurante da rede americana de fast- food McDonalds foi alvo de um ataque a bomba nesta sexta-feira em Atenas, sem a existência de vítimas ou danos materiais, informou a Polícia local. sem a existência de vítimas ou danos materiais, informou a Polícia local. 07/2009

75 Foto alterada na revista “Isto é”

76 ATUALIDADES E VESTIBULAR CONTRA-CULTURA
Vestibular 2005 / FUVEST - Manifestantes contra taxas do vestibular incendeiam catraca antes de invadir prédio da Fuvest, cujo tema de redação foi a 'descatracalização da vida'. Naquele processo seletivo, a banca pediu a posição dos estudantes sobre uma manifestação artística que questionava os obstáculos e as restrições cotidianos.

77 ATUALIDADES E VESTIBULAR CONTRA-CULTURA
NOVO ENEN – HABILIDADES EXIGIDAS


Carregar ppt "Crítica à razão instrumental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google