A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática da alfabetização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática da alfabetização"— Transcrição da apresentação:

1 Didática da alfabetização

2 OBJETIVOS DO CURSO Garantir a formação dos professores de 2º ano dentro do horário de serviço. Melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino municipal, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere à concepção de alfabetização. Discutir os princípios construtivistas de alfabetização, bem como enfocar a transposição didática de tal discussão. Contemplar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais mais relevantes do Plano de Curso. Identificar hipóteses de escrita infantis e planejar intervenções adequadas para cada uma delas. Trabalhar com produção de texto como eixo condutor da proposta, considerando a escrita sob uma perspectiva de uso e função social real. Relacionar orientações didáticas que subsidiam o processo ensino-aprendizagem com concepções de conhecimento.

3 ESTRUTURA DO CURSO CARGA HORÁRIA Total : 150 h Presencial : 84 h
Complementares: 42h Projeto: 24h Só receberão certificados os cursistas que completarem acima de 113 h. A falta médica, lei, licença prêmio ou justificativas da escola somente comunicam as ausências, mas não as abonam. Não haverá entrega de Declaração de Presença antes do encerramento do curso. A emissão dos Certificados é de responsabilidade da COFORM. HORÁRIO Turma da manhã: 7h30 às 11h30 Turma da tarde: 13h30 às 17h30 Os atrasos ou saídas antecipadas serão considerados como falta-aula.

4 (2 horas por encontro – 42 horas)
HORAS COMPLEMENTARES – TAREFAS (2 horas por encontro – 42 horas) O trabalho é pessoal e está previsto na carga horária do curso. É uma forma de refletir sobre a ação pedagógica e utilizar o registro escrito para documentar o processo de aprendizagem. Em todas as aulas os cursistas receberão textos para leitura, reflexão e registro e atividades para aplicação. As tarefas deverão ser entregues no prazo determinado pelo formador, pois elas interferirão no aproveitamento das aulas. Quando solicitado, participar de fóruns no site da educação da Prefeitura de Santos (

5 Apresentação da pauta ATIVIDADES PERMANENTES Leitura em voz alta
Pontos de observação Tarefas Portfólio (individual) Webfólio (uma dupla por encontro)

6 IMPORTÂNCIA DO REGISTRO
As anotações pessoais documentam o processo de aprendizado, registram dúvidas, recuperam o que foi aprendido e projetam novas aprendizagens. PORTFÓLIO: individual e coletivo (webfólio). PROJETO: está previsto no Plano de Curso do 2º ano e na carga horária do curso.

7 A avaliação ocorrerá de forma contínua e paralela a todo processo de formação, por meio de diferentes instrumentos (portfólio do grupo e do professor com relatórios de observação, leituras, atividades desenvolvidas e aplicadas, atividades e autoavaliações dos alunos, entre outros).


Carregar ppt "Didática da alfabetização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google