A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO
Profas. Msc.Niamey Granhen Brandão da Costa e Solange Soares (Psicólogas)

2 Áreas de Atuação do Psicólogo
Psicologia Organizacional e do Trabalho O psicólogo organizacional esta preocupado em estudar e atuar como facilitador das relações entre pessoas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento de ambas. Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e muitos outros elementos da realidade institucional.

3 Estudo do comportamento organizacional
Estudo do comportamento organizacional. Visa administração de conflitos, implantação de novas metodologias de trabalho e aumento da capacidade produtiva. Consultoria Diagnóstico Organizacional que visa análise do Processo Produtivo, envolvendo  aspectos Intra e Interpessoal, além de basear-se na cultura, valores e metas empresariais. Na conclusão do processo será entregue  ao contratante um relatório de sugestões.

4 Psicologia Social-Comunitária
Estuda a influência e os processos cognitivos gerados pela interação social, ou seja, das conseqüências psicológicas e sociais advindas do ser humano viver em sociedade. Sobre determinado ponto de vista, poderíamos considerar toda Psicologia como sendo Psicologia Social, afinal todos somos seres humanos que vivem em sociedade. Mas a Psicologia Social guarda especificidades que a asseguram como campo autônomo da Psicologia, a saber, a ênfase na investigação da reciprocidade indivíduo x sociedade. Também existe outro campo prático advindo deste estudo que é a Psicologia Comunitária.

5 Psicologia social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. É assim que Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, define essa área. Diz ele que a Psicologia social é o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação". A integração social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da Psicologia. Assim, vamos falar dos principais conceitos da Psicologia social a partir do ponto de visto do encontro social. Dessa perspectiva, os principais conceitos são: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.

6 Psicologia Escolar Educacional
O Psicólogo Escolar Educacional age como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, atuando junto a direção e coordenação da escola, professores, funcionários, estudantes e pais. Apesar de muitos ainda confundirem, a Psicologia Escolar Educacional não é a Psicologia Clínica ou Psicopedagogia dentro da Escola.

7 A atuação do Psicólogo escolar educacional é mais macro, e visa trabalhar a instituição como um todo, sempre dentro de uma perspectiva crítica. Atua na promoção da saúde e na multiplicação dos saberes.

8 Psicologia Clínica Está é considerada a mais famosa área de atuação da Psicologia, tanto que muitas pessoas ainda se admiram ao descobrirem que existem outras possibilidades de prática psicológica. A Psicologia Clínica estuda maneiras de lidar com os problemas humanos. Entenda-se por “problemas humanos” aqueles originados do indivíduo enquanto um ser social – seus métodos podem incentivar o aparecimento ou aperfeiçoamento das capacidades de relacionamento e ajustamento intra e interpessoal, de aprendizagem e leitura do mundo e da realidade das pessoas. A Psicologia Clínica também é adequada ao tratamento de problemas mais complexos como as psicopatologias e os psicossomáticos (que são doenças/sintomas orgânicos com causas psicológicas).

9 Psicologia da Saúde e Hospitalar
Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar são dois campos distintos, mas bastante entrelaçados. Enquanto a Psicologia da Saúde busca uma visão mais macro da Saúde (com questões relacionadas a saúde pública, epidemiologia e política), a Psicologia Hospitalar enfatiza a atuação do psicólogo dentro do Hospital.

10 O Psicólogo Hospitalar entra no hospital para possibilitar, através de sua escuta, que a pessoa enferma hospitalizada possa simbolizar seus afetos, dores e fantasias, buscando minimizar o sofrimento causado pela “perda” da saúde e a conseqüente hospitalização Oferece condições para que o paciente ao falar, se escute, queria saber mais sobre si. Possibilidade de reorganização interna e re-significação de aspectos de sua vida. Fazer parte ativamente de seu processo de hospitalização e enfermidade O psicólogo deverá acolher ,escutar , orientar e viabilizar também a interlocução com a equipe de saúde e familiares implicados no processo.

11 Psicologia Jurídica ou Forense
Psicologia Jurídica é uma das denominações para nomear essa área da Psicologia que se relaciona com o sistema de justiça. Na Argentina, denomina-se Psicologia Forense, embora haja muitos profissionais argentinos filiados à Associação Ibero-Americana de Psicologia Jurídica, o que permite inferir a adoção do termo Psicologia Jurídica.

12 No Brasil, o termo Psicologia Jurídica é o mais adotado
No Brasil, o termo Psicologia Jurídica é o mais adotado. Entretanto há profissionais que preferem a denominação Psicologia Forense. Para o autor do Dicionário Prático de Língua Portuguesa, o termo forense é “relativo ao foro judicial. Relativo aos tribunais”. De acordo com o mesmo dicionário, a palavra “jurídico” é concernente ao Direito, conforme às ciências do Direito e aos seus preceitos. Assim, a palavra “jurídica” torna-se mais abrangente por referir-se aos procedimentos ocorridos nos tribunais, bem como àqueles que são fruto da decisão judicial ou ainda àqueles que são de interesse do jurídico ou do Direito. Segundo o Popolo (1996), a Psicologia Jurídica é uma área de especialidade da Psicologia e, por essa razão, o estudo desenvolvido nessa área deve possuir uma perspectiva psicológica que resultará num conhecimento específico, sendo o objeto de estudo da Psicologia Jurídica os comportamentos complexos que ocorrem ou podem vir a ocorrer.

13 Psicologia do Trânsito
Estuda os processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito, elaborando e aplicando técnicas psicológicas, como exames psicotécnicos, para a determinação de aptidões motoras, físicas, sensoriais e outros métodos de verificação, para possibilitar a habilitação de candidatos à carteira de motorista e colaborar na elaboração e implantação de sistema de sinalização, prevenção de acidentes e educação de trânsito.

14 Psicologia do Esporte A Psicologia do Esporte estuda os fatores emocionais que afetam a performance dos atletas e os efeitos do esporte para o bem-estar psicológico dos indivíduos. Ansiedade, concentração, motivação, desenvolvimento interpessoal e intrapessoal são algumas das questões trabalhadas pelo psicólogo esportivo. Em termos de desenvolvimento mundial, podemos colocar o ano de 1986 como um marco em termos de difusão e avanço da Psicologia Esportiva, com a fundação de várias organizações significativas em todo o mundo. O Brasil apesar de em termos de desenvolvimento estar aquém da produção européia/norte americana, já conta com cerca em média 900 profissionais atuando na área, se consolidando como líder da America Latina no campo.

15 Sugestões de Leituras PASSOS, E. Ética e psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor, (Cap. V – Psicologia Clínica; Cap. VII – Psicologia organizacional; Cap. VIII – Psicologia Escolar; Cap. IX – Psicologia Social-comunitária). ACHCAR, R. (coord.). Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, (Cap. 4 – Psicologia Social e Jurídica)

16 YAMAMOTO, O. H. ; GOUVEIA, V. V (orgs. )
YAMAMOTO, O. H.; GOUVEIA, V. V (orgs.). Construindo a psicologia brasileira: desafios da ciência e prática psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, (Cap. 3- Psicologia clínica: uma identidade em permanente construção; Cap. 4 – Psicologia escolar: reafirmando uma nova formação e atuação profissional; Cap. 5 – Psicologia organizacional e do trabalho: que resposta estamos dando aos desafios contemporâneos da sociedade brasileira?; Cap. 6 – Para onde caminha a psicologia social comunitária no Brasil?; Cap. 7- A psicologia social e o Brasil; Cap. 8 – Psicologia da Saúde no contexto da saúde pública: uma complexidade crescente).


Carregar ppt "FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google