A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico de Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de Comunicação
Imagem Institucional

2 Conceito Planejamento Estratégico
É a projeção de um conjunto de atividades e providências que devem ser tomadas com a finalidade de alcançar um objetivo.

3 Hierarquia O Planejamento Estratégico Global dá origem a diversos planejamentos dentro da empresa. Todos devem definir objetivos, metas, estratégias e táticas, a partir do objetivo global ou dos objetivos globais. Geralmente, o Planejamento de Comunicação está vinculado ao Planejamento de Marketing, quando este existir.

4 Roteiro Identificação da realidade e da Missão das Organização
Levantamento de informações Análise e construção do diagnóstico Identificação dos públicos Definição de objetivos Construção do conceito Sugestão de ações administrativas

5 Roteiro Determinação de metas
Definição dos níveis de comunicação a serem trabalhados Definição de estratégias e táticas Previsão de recursos Fixação de formas de controle Avaliação de resultados Apêndice (Plano de Gerenciamento de Crise de Imagem)

6 Missão As organizações existem para realizar alguma coisa. Ou seja, as organizações têm uma missão. A missão da empresa/instituição é o propósito ou a razão de ser da organização. Uma missão bem definida é transformada em objetivos organizacionais, metas, estratégias e táticas.

7 Identificação da Realidade
Estudo do funcionamento da organização, da forma de operação da comunicação, da estrutura de comunicação, do conceito de comunicação, das formas de planejamento Identificação dos problemas e oportunidades

8 Levantamento de Informações
Informações sobre modus operandi da organização e da comunicação estabelecida Informações sobre a percepção e imagem da organização junto aos seus públicos. Pode-se utilizar os seguintes recursos: Pesquisa de mercado; pesquisa de comportamento; pesquisa do(s) público(s)-alvo; dados sobre a empresa e a seus fluxos de comunicação com suas públicos; análise da concorrência e pesquisa do ambiente

9 Análise e Diagnóstico Com base nas informações levantadas, elabora-se um diagnóstico da organização, apontando principalmente os problemas e oportunidades para a comunicação Para efeito didático, elabora-se o texto com base nos três níveis da comunicação: comunicação interna, comunicação institucional e comunicação mercadológica. Deve-se começar pela análise do ambiente no qual a empresa/instituição está inserida. Depois, análise de mercado, análise de demanda, análise da concorrência, etc. E, finalmente, descrição dos problemas e oportunidades

10 Identificação dos públicos
Com que público, que segmento da sociedade vamos nos comunicar? Quais os prioritários? Quais os periféricos? Quais as características desse público Vamos nos comunicar com a sociedade, através dos meios de comunicação de massa? Para efeito didático, a ordem dos públicos deve ser dividida entre os públicos interno e externo. A identificação dos públicos não é uma tarefa simples. É feito com base em diversas fórmulas. Mas para efeito do planejamento, é necessário, pelo menos, identificar os principais.

11 Objetivos Os objetivos de uma organização referem-se a conquista de uma posição. Por exemplo: Corporação de grande porte: conquista de mercados internacionais, ampliação da área de atuação, aumento da rentabilidade em relação ao patrimônio ONG: aumentar o número de atendimentos, aumentar a visibilidade da causa, etc. Político: se eleger para um cargo mais elevado na hierarquia política do país, etc.

12 Objetivos de comunicação
Depois de diagnosticada a situação, são traçados os objetivos. Os objetivos da comunicação devem seguir os objetivos da organização, mas não são os mesmos. Utilizando o exemplo, se o objetivo da organização é conquistar mercados internacionais, como o argentino e o chileno, o objetivo da comunicação será informar aos mercados argentinos e chilenos da existência dos produtos da organização, fixando a sua imagem. Qual a imagem que se pretende construir, projetar e consolidar para a organização.

13 Conceito A definição de conceito é a ação de formular uma idéia por meio de palavras, imagens ou ambas. Trata-se de uma idéia abstrata que explica uma realidade e tem um significado amplo. É a idéia central sobre a qual se trabalhará a comunicação. O conceito não precisa, necessariamente, estar explícito, podendo ser deduzido indiretamente do próprio conteúdo da comunicação. Em publicidade, conceito é o mesmo que tema de uma campanha.

14 Ações administrativas
Que ações podem ser sugeridas a organização para que a comunicação possa atingir o seu objetivo? Há possibilidade delas serem implementadas? De quem dependerá? Qual o custo que isso significará? Ações necessárias para projetar determinada imagem

15 Metas As metas estão relacionadas a números: tempo, quantidade, volume, valores, etc. Por exemplo: Uma empresa brasileira que tem o objetivo de conquistar mercados no Mercosul, deve definir metas: Em quanto tempo ela pretende conquistar o mercado? Quanto e quais mercados pretende conquistar? Qual a ordem de prioridade? Que retorno financeiro espera obter nesse período?

16 Metas da comunicação Em quanto tempo pretendo atingir tal público?
Quanto por cento do público vou atingir e em quanto tempo? Quantas campanhas institucionais Conquistar x% de determinado público Gerar um share of mind (percentual de participação de uma marca na mente do consumidor) de 20% em um ano no público tal. No nosso exemplo, a meta geral da comunicação seria gerar um share of mind (percentual de participação de uma marca na mente do consumidor) de 20% em um ano.

17 Níveis de Comunicação Institucional Mercadológico
Interno-administrativo

18 Estratégias Estratégia – São os caminhos que a empresa/instituição deverá percorrer para atingir seus objetivos e metas. Para ser bem-sucedida, a estratégia deve levar em conta as ações dos seus concorrentes/adversários Em nosso exemplo: A estratégia é a forma como a empresa entraria na Argentina ou no Chile. Por meio de uma parceria com uma empresa local? Por meio de uma filial no local? Por meio de um distribuidor local?

19 Estratégias de comunicação
As estratégias de comunicação estão sempre ligadas às subáreas de comunicação e também a forma como a comunicação será desenvolvida. Por isso, além das subáreas, utilizamos também o que se chama de Produtos individualizados. No nosso exemplo: Desenvolver uma campanha para cada produto, ou seja, tratar cada produto como produto individualizado ou massificar apenas o nome da empresa e o seu mix de produtos?

20 Táticas Tática pode ser traduzida como ações que deverão ser realizadas para atendermos as estratégias. No nosso exemplo: Quais ações deverão ser realizadas para que a empresa encontre um parceiro adequado? Pesquisa de mercado? Análise ambientais?

21 Táticas de comunicação
Estabelecer táticas específicas para as estratégias de publicidade / assessoria de imprensa /relações públicas a serem contratadas no local da ação, associadas ou filiada a uma agência de publicidade brasileira

22 Estratégias de Comunicação
Definido conceito, que será traduzido em slogan, logomarca, identidade visual, deve-se iniciar a definição de estratégias, com suas respectivas táticas. Produtos individualizados Marketing Relações públicas Publicidade e propaganda Assessoria de imprensa Jornalismo empresarial Produção cultural Webmarketing Atendimento Pesquisa

23 Produtos individualizados
Quantos e quais produtos da empresa/instituição serão trabalhados individualmente. Quantos eventos a organização vai realizar durante o ano e em que datas, que produtos pretende lançar no mercado, previsão de lançamento Planos de divulgação.

24 Marketing Definição das táticas de marketing que serão utilizadas na comunicação. Marketing social, cultural, esportivo. Táticas: financiamento de projetos culturais, responsabilidade social, patrocínio de atletas,etc.

25 Relações Públicas Vai trabalhar um conjunto de ações destinadas a provocar, no opinião pública, reações favoráveis à atividade da empresa/instituição. É um processo de informação, de conhecimento, de educação de vários públicos. São eles: as autoridades, os fornecedores, os clientes, os consumidores em geral e os formadores de opinião. Cabe ao RP a divulgação, para cada público específico, de fatos sobre a organização, seus recursos, política de pessoal e programas. O trabalho é desenvolvido através da comunicação interna e externa. Táticas: Eventos, boletim interno, pesquisa pós-venda

26 Publicidade Depois de definidas quais e quantas campanhas publicitárias a empresa/instituição vai desenvolver durante o ano, deve-se decidir o tipo de campanha que será desenvolvida, as mídias e o ciclo de vida que elas terão (duração). Tipos de campanha (táticas): Institucional (divulgação da organização), de Propaganda (divulgação de um produto), Guarda-chuva (linha de produtos), Promoção (recorte de selo), Incentivo (dirigida a lojistas, revendedores), Promoção de Vendas (liquidação, desconto de preço) e Cooperada ou Varejo(empresa de varejo que veiculam produtos dos fornecedores). Definição de mídia (táticas): Que veículos de comunicação (rádio, jornal, revista, tv, rádio, banner para site) ou meio publicitário (outdoor, busdoor, folder etc) será utilizado na campanha.

27 Assessoria de Imprensa
Definido o conceito da comunicação, a assessoria de imprensa vai trabalhar de maneira integrada, potencializando, sempre que possível, a idéia sobre a qual se pretende construir/consolidar a imagem da empresa/instituição. Táticas: Sugestões de pauta, release, mailling, encontro com jornalistas, almoços, visitas dirigidas, agendamento de entrevistas, acompanhamento de entrevistas, elaboração de press kit, atualização do site, sugestão de eventos, entrevistas coletivas, outros canais de comunicação e informação com o(s) público(s), etc.

28 Jornalismo empresarial
O jornal ou revista de uma organização devem ser, antes de tudo, um jornal ou revista. Devem seguir as mesmas regras da grande imprensa: redação, periodicidade, redação jornalística das matérias, princípios de diagramação etc. Entretanto, um jornal ou uma revista de empresa é um instrumento de comunicação da organização. Faz parte de uma estratégia. Ele deve, portanto, ser um espelho da empresa: deve informar sobre a atualidade, comunicar os projetos, a imagem e a cultura da organização. boletim eletrônico, boletim impresso, house organ (táticas).

29 Produção Cultural A organização terá uma política cultural? Como ela será definida? Qual a vocação desta organização? Quais os produtos culturais que podem ser trabalhados nos três níveis de comunicação?

30 Webmarketing É outro instrumento importante da comunicação que já é considerado estratégico e não apenas tático. Compreende o trabalho de vários setores da comunicação e é utilizado para diversas finalidades, sempre levando-se em conta o(s) público(s) alvo(s) e periférico(s). Táticas: portal, notícias de imprensa, comunicação interna, salas de discussão, fóruns de debate, enquete, pós-venda, comunicação externa, fidelidade, análise de comportamento, informações estratégicas, inteligência competitiva etc.

31 Atendimento Quais serão os canais de comunicação com os públicos.
Táticas: 0800, seções de atendimento ao cliente, atendimento personalizado, criação da figura do ombusdman.

32 Pesquisas Imagem monitorada
Táticas: pesquisas de Calls Center, Sistemas de Gestão da Informação (análise do conjunto de informações sobre clientes armazenadas são ferramentas importantes para desvendar os desejos e pontos fracos e enfrentar a concorrência), pesquisa de pós-venda, pesquisas de mercado e pesquisa de opinião.

33 Previsão de custos Quanto esse plano vai custar à organização?
Quanto será gasto em cada estratégias e em cada tática?

34 Formas de controle No plano deve estar contido os mecanismos de controle para que realmente todos os segmentos envolvidos trabalhem em busca do mesmo objetivo e do cumprimento de suas metas individuais Ex: relatórios periódicos

35 Instrumentos de Avaliação
Análise de resultados Os instrumentos de avaliação da comunicação também devem estar previamente definidos. No planejamento, devemos prever os mecanismos de avaliação de objetivos e metas de cada segmento.

36 Administração de Crise – apêndice
Plano de gerenciamento de crise de imagem: Trata-se do exercício da Lei de Murphy. Nessa parte do plano, devemos imaginar diversas possibilidades de ocorrências que podem prejudicar a imagem institucional da organização e, a partir daí, definir ações que possam ser colocadas em prática rapidamente para minimizar os prejuízos na comunicação.

37 Apresentação e Aprovação
Apresentação / Aprovação: Apresentação do Planejamento à direção da organização para aprovação. Execução: Colocar o plano aprovado em prática


Carregar ppt "Planejamento Estratégico de Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google