A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA APLICADA AS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA APLICADA AS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA APLICADA AS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO

2 PSICOLOGIA DO TRABALHO
Tentando reagir ao tradicionalismo da organização científica do trabalho, que considerava o homem de um ponto de vista simplista, como apêndice da máquina ou mero ocupante de um cargo na hierarquia, surgiu, nos anos 20, a partir das experiências de Elton Mayo, a escola das relações humanas.

3 A nova teoria deu ênfase ao homem e ao clima psicológico de trabalho, enfatizando a necessidade do trabalhador pertencer a um grupo. Considerou principalmente as expectativas dos trabalhadores, a organização e liderança informais e a rede não convencional de comunicações. Uma mito-história do trabalho, entendido pelos antigos romanos como tripalium, trabicula - um tipo de tortura.

4 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO DE QV NO TRABALHO
A partir do séc.XVIII e XIX é que passaram a estudar as condições de trabalho de forma científica. A escola de relações humanas foi a que mais contribuiu com o início do movimento de QV. Elton Mayo - foi o iniciador, descobriu a importância das relações sociais do trabalhador, observando que a produtividade aumenta com determinados fenômenos grupais. Maslow e Herzberg - como determinados fatores elevam a motivação e o interesse do trabalhador. Kurt Lewin e seguidores - mostraram como a convivência (foco no relacionamento interpessoal) e a participação tendem a aumentar o rendimento no trabalho. Embora a QV Global e a QVT sejam distintas (por alguns autores), elas se interinfluenciam e insatisfações no trabalho podem causar desajustes na vida familiar e nas relações sociais fora do trabalho, enquanto insatisfações fora do trabalho exercem um papel desadaptador sobre o trabalho.

5 No século XVII, o frade italiano Tommaso Campanela escreveu um livro chamado A Cidade do Sol em que os solares, habitantes dessa cidade, trabalhavam apenas quatro horas diárias. Por publicar tal idéia, o religioso foi torturado pelo tribunal da Inquisição e mantido preso durante 27 anos. Na Idade Média, os camponeses trabalhavam até 17 horas durante as estações quentes.

6 Baixos salários e jornadas de trabalho que se estendiam até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos.

7 Na segunda metade do século XVIII, os operários da fábrica Tyldesley, Manchester (Inglaterra), trabalhavam cerca de 14 horas por dia, suportando uma temperatura de 29ºC em um ambiente úmido com as janelas constantemente fechadas. A nenhum deles era dado o direito de tomar água para que não perdessem tempo de trabalho.

8 Evolução das formas de Organização do Trabalho
As diferentes formas de organização do trabalho, desenvolvidas desde o começo deste século, ainda, coexistem em nossos dias, com o objetivo comum do aumento da produtividade. Neste sentido, considera-se que cada uma delas assume não apenas necessidades técnicas, mas também, na medida em que consideram a motivação dos trabalhadores, uma certa concepção de homem que lhe atribui o lugar, o conteúdo e as condições de seu trabalho (Proença, 1993).

9 O início No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia. Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como uma espécie de troca. Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência anterior.

10 O trabalho escravo Com a introdução da pirâmide social, aos menos favorecidos, foram atribuídos trabalhos sem remuneração, e em geral sequer recebiam em contrapartida, moradia e alimentação para a sua subsistência. Predominavam os deveres do trabalhador, sem direito algum.

11 Trabalho formal Com a chegada da industrialização, a partir do século XVIII e XIX, foi criado o trabalho formal, onde eram definidos as tarefas e a remuneração devida. O sistema taylorista-fordista percebe as organizações e pessoas como máquinas e administrá-las significa fixar metas e estabelecer formas de atingi-las; organizar tudo de forma racional, clara e eficiente, detalhar todas as tarefas e principalmente, controlar, controlar...

12 A história da psicologia organizacional é uma criação do século XX, com seu inicio no final do século XIX, praticamente desde o início do campo da psicologia. Os primeiros a realizar um trabalho de psicologia organizacional foram os psicólogos experimentais que estavam interessados em aplicar novos princípios de Psicologia para resolver problemas nas organizações, os primeiros trabalhos concentravam-se em questões de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional. Os principais fundadores são Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott, psicólogos experimentais, ambos tinham interesse em seleção de funcionários e uso de testes psicológicos.

13 Com a expansão da Psicologia Organizacional, em 1924, uma série de experimentos se tornaram clássicos, entre eles os estudos de Hawthorne. Este estudo envolve a investigação dos efeitos do nível de iluminação com o objetivo de determinar o impacto dos níveis de iluminação no desempenho da tarefa dos funcionários

14 Durante a década das duas Guerras Mundiais a psicologia organizacional expandiu-se para a maioria das áreas nas quais ela é utilizada hoje. As organizações foram ganhando maior porte e começaram a contratar psicólogos. A Primeira Guerra Mundial ajudou a psicologia organizacional a formar a profissão e dar-lhe aceitação social, já a Segunda Guerra ajudou a desenvolvê-la.

15 A Primeira Guerra Mundial foi um importante impulso para o desenvolvimento e reconhecimento da psicologia organizacional. Segundo Muchinsky (2004), comitês de psicólogos investigavam a motivação dos soldados, a moral e problemas psicológicos decorrentes da incapacidade física e de disciplina. Também desenvolveram uma série de testes de inteligência geral e pesquisas sobre a melhor colocação para os soldados alistados, sempre de acordo com a sua capacidade física e mental. Na Segunda Guerra Mundial os psicólogos estavam mais preparados para o seu papel, haviam estudado os problemas de seleção e colocação de funcionários e haviam aprimorado suas técnicas. E no decorrer da guerra as empresas descobriram que muitas das técnicas eram úteis em empresas, principalmente nas áreas de seleção, treinamento e desenvolvimento de líderes empresariais.

16 É denominado taylorismo o movimento de racionalização do trabalho que se inicia no final do século XIX e, efetivamente, difundido e implantado em todo o mundo no início deste século.

17 No Fordismo, a segmentação dos gestos do taylorismo torna-se a segmentação das tarefas, o número dos postos de trabalho é multiplicado, cada um recobrindo o menor número de atividades possíveis. Fala-se, então, de uma parcelização do trabalho que se desenvolverá igualmente no setor administrativo.

18 O sistema taylorista-fordista percebe as organizações como máquinas e administrá-las significa fixar metas e estabelecer formas de atingi-las; organizar tudo de forma racional, clara e eficiente, detalhar todas as tarefas e principalmente, controlar, controlar...

19 O contrato de trabalho No século XX, foi instituído o contrato de trabalho, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados. Criou-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários.

20 A CLT No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituída a maior legislação trabalhista do País, a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, 13º salário, FGTS, aposentadoria, entre outros. Foi uma solução para garantir um sustento mínimo para as necessidades do trabalhador e de sua família, frente ao capitalismo selvagem, voltada a vida de consumo crescente. Notas: 05/07/ Introduzido o 13º salário 13/09/ É criado o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

21 COMPÕEM A PSICOLOGIA DO TRABALHO COMO FORMA DE AFILIAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO HOMEM...
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PLANEJAMENTO DE CARREIRA AVALIAÇÃO DE POTENCIAL BENEFÍCIOS SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE

22 ESTUDA O COMPORTAMENTO DO HOMEM NO TRABALHO

23 A psicologia do comportamento organizacional tem atualmente como objetivo principal aprofundar-se no estudo do homem em situação de trabalho de forma menos generalizada.


Carregar ppt "PSICOLOGIA APLICADA AS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google