A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de gestão e empreendedorismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de gestão e empreendedorismo"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de gestão e empreendedorismo
Prof. Moisés Habib Bechelane Maia Faculdade Pitágoras

2 Mundo dos negócios Mercado altamente competitivo;
Empresas inflexíveis estão fadadas ao fracasso; Abertura econômica no Brasil – anos 90; Aflora o perfil empreendedor nos brasileiros (entre os 7 países com maior vocação empreendedora).

3 “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX”. Jeffry Timmons, 1990

4 Perfil empreendedor O que é ser empreendedor?
Indivíduo inovador capaz de modificar qualquer área do conhecimento humano. Caso Hippopizza; Qual motivo do sucesso da Hippopizza?

5 O empreendedorismos, portanto, é mais que fundar uma empresa (antes e depois).
Veja o caso da Hippopizza – houve uma grande preparação para abrir a empresa, e atenção constante para facilitar o crescimento futuro da mesma.

6 Podemos dizer que empreendedorismo é um processo.
Um negócio apenas pode ser considerado empreendedor se transformado em realidade; Provérbio africano – Leão x antílope (mundo dos negócios);

7 O que influencia no perfil empreendedor
Fatores individuais – algumas pessoas tem mais energia que as outras. São mais dispostas a correr riscos. Fatores grupais – Pessoas que recebem incentivos de amigos e expostas a ambientes empreendedores.

8 O que influencia no perfil empreendedor
Fatores sociais – Pessoas que moram em lugares onde há políticas governamentais favoráveis a criação de empresas. Pense em duas pessoas em sua região que tiveram experiência empreendedora. Quais fatores, em sua opinião, contribuíram para elas abrirem um negócio?

9 Essas pessoas são empreendedoras?
Um diretor de meia idade de uma grande empresa pede demissão por causa de stress. Ele teve a idéia de utilizar pneus velhos prensados para fazer tubulações para esgoto.

10 Uma mulher que gosta de fazer doces de chocolate e trufas, e é sempre elogiada por amigos, abre uma empresa para fazer e vender trufas; Um aluno de adm. Desenvolve uma empresa de ecoturismo e aplica algumas atividades na mata para treinamento de empresários.

11 Um pesquisador envolvido em pesquisa sobre biotecnologia faz uma importante descoberta, mas não tem interesse de divulgar seu feito e nada faz a respeito.

12 Características de um empreendedor
Iniciativa – Não ficam esperando ajudas; Autoconfiança – Acredita em si mesmo; Aceitação de riscos – Mesmo que sob medida; Sem temor de fracasso – Só não erra quem não faz; Persistência – Início pode ser difícil; Controle – Ações dependem de si mesmo; Voltado para equipe

13 Formas de agir Empreendedores quebram as regras. Ex: Flores online;
Empreendedores têm paciência para iniciar pequeno – caso Hippopizza; Disposição para mudar estratégias – caso Hippopizza;

14 Perguntas frequentes Empreendedor nasce feito?
As oportunidades ou necessidades econômicas. Qual a influência no surgimentos dos empreendedores? As experiências de vida é que formam o empreendedor?

15 Técnica de gestão - empreendedorismo
Prof. Moisés Habib Bechelane Maia Faculdade Pitágoras

16 “Um negócio apenas pode ser considerado empreendedor se transformado em realidade”

17 Reconhecendo Oportunidades
De acordo com Shumpeter há três formas de oportunidades: Mudança tecnológica – quanto maior a evolução, mais fácil alguém criar algo. Mudança política – rastreabilidade dos produtos. Ex: venda de carne para europa.

18 Mudança social e demográfica – crescimento de uma região e maior expectativa de vida da população.
Outras formas de oportunidades Novos mercados – refrigeração; Nova matéria prima – álcool.

19 Setores que favorecem novas empresas
Você deve procurar abrir um empreendimento que já tenha um prévio conhecimento; Quatro condições pra abrir um negócio 1 - Condições de conhecimento.

20 Grau de complexidade do processo produtivo;
Nível de criação de conhecimento do setor; 2 - Condições de demanda Grandes mercados; Crescimento do mercado; Segmentação do mercado.

21 3- Ciclos de vida do setor;
Devem ultrapassar os períodos de moda. Necessidades atuais e futuras; Concorrentes atuais e futuros. 4- Estrutura do setor Grande capital de entrada; Custo de propaganda alto pra novas empresas; Melhor em setores de pequenas empresas.

22 Características favoráveis as empresas já estabelecidas
Curva da aprendizagem; Reputação; Fluxo de caixa pleno; Economias de escala.

23 Alianças com empresas Uma das melhores formas de crescimento de uma empresa é através da cooperação; Cooperação com concorrentes – aliança; Fornecedor-cliente – parceria.

24 Risco de fazer aliados – o aliado de hoje pode ser o concorrente de amanhã.
Ou pode cooperar e manter a cooperação atrativa ou pode se isolar; JANELA DE OPORTUNIDADES: pager e celular. Academias 24hrs.

25 Mesmo grupo da última aula –
Pensar em um empreendimento da sua área que você abriria em Divinópolis. Apresentar na próxima aula para a sala. Apresentar os motivos que levam você a abrir tal empreendimento

26 Grato pela atenção


Carregar ppt "Técnicas de gestão e empreendedorismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google