A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Cultura e das Artes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Cultura e das Artes"— Transcrição da apresentação:

1 História da Cultura e das Artes
A arquitetura romântica em Portugal

2 Arquitetura romântica em Portugal
A arquitetura romântica em Portugal entra em Portugal por ação de D. Fernando de Saxe Coburgo- Gota (esposo de D. Maria II); A arquitetura romântica em Portugal pretendeu evocar as épocas de ouro da História de Portugal: Descobrimentos Portugueses (neomanuelino); Fundação da nacionalidade (neorromânico – Exemplo – Jazigo do Visconde de Valmor de Álvaro Machado).

3 Os edifícios românticos inspiravam-se em construções paradigmáticas dos estilos artísticos associados às épocas mais importantes de Portugal: Palácio do Bussaco (inspirado na Torre de Belém- neomanuelino); Palácio da Regaleira (neomanuelino – na janela manuelina do Convento de Cristo em Tomar).

4 Álvaro Machado, Jazigo do Visconde de Valmor, Lisboa, Cemitério do Alto de S. João

5 Palácio da Regaleira (1904- 1910)

6

7 O Palácio da Regaleira foi construído por Luigi Manini (o mesmo responsável pelo Palácio-Hotel do Bussaco) por encomenda de Carvalho Monteiro (na imagem).

8 Palácio da Regaleira A sua construção é inspirada em motivos neomanuelinos principalmente nas suas janelas e salas (conchas, plantas marítimas, cordas); O seu jardim é uma representação de deuses da mitologia grega que evoca escritores e poetas como Dante e Camões.

9


Carregar ppt "História da Cultura e das Artes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google