A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Áreas de Conhecimento e Integração Curricular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Áreas de Conhecimento e Integração Curricular"— Transcrição da apresentação:

0 Ensino Médio Formação Humana Integral Áreas de Conhecimento e Integração Curricular

1 Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
CADERNO IV Áreas de Conhecimento e Integração Curricular Autores: Marise Nogueira Ramos Denise de Freitas Alice Helena Campos Pierson Formadora: Marineusa Schroeder – GERED Ibirama Coordenadora Adjunta do Programa: Celso Carminati– UDESC

2 Temas do Caderno 1- O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo 2- O ensino integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura Trabalho, cultura, ciência e tecnologia

3 Temas do Caderno 3 – Caminhos para a aproximação do conhecimento das diferentes áreas: o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico 4 – O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas

4 Objetivos do Caderno Propor o debate sobre o direito reconhecido pelas DCNEM que os estudantes do EM tem de se inserir no mundo formal dos conhecimentos – culturalmente sistematizados, pelas ciências, e difundidos, aplicados e socialmente valorados – para que possa participar de maneira inclusiva na dinâmica da sociedade.

5 OBJETIVOS Reflexões Quais são os fundamentos sobre o Aprimoramento do educando como pessoa humana? É uma função possível de ser trabalhada? Como incluir a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual, além do pensamento crítico? Há possibilidades de se trabalhar os fundamentos cientifico-tecnológicos e dos processos produtivos, relacionando- os com a teoria e a prática?

6 O que é Área do conhecimento e as estratégias para um ensino integrado?

7

8 TENDÊNCIAS PARA INTERPRETAR O PROCESSO DE DISCIPLINARIZAÇÃO COM O FOCO DA SUPERAÇÃO E DA FRAGMENTAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. Uma passa por considerar que a disciplina científica, acadêmica e escolar tem constituições diferentes e cumprem finalidades sociais distintas. ( escola modelo tradicional) – formação propedêutica. Outras apontam para um conhecimento escolar inserido de práticas sociais e culturais diversas. IMPORTANTE PERCEBER – Nenhuma pode desconsiderar a importância dos saberes advindos das disciplinas específicas.

9 Seria as estruturas lógicas das disciplinas a melhor forma de promover uma formação que leve ao desenvolvimento humano integral de nossos estudantes? Integração escolar tem se colocado como uma possibilidade.

10 Revisando a história: a compreensão das diferenciações dos conhecimentos em áreas específicas estavam pautadas em critérios educativos que não pressupunham conduzir ao isolamento das disciplinas.

11 O que as experiências históricas nos indicam?
Saber no âmbito da totalidade Conhecimento das partes (páginas 10 e 11)

12 O QUE SÃO ÁREAS DO CONHECIMENTO E QUAL SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO?
Quanto mais desenvolvimento da ciência, mais especialização maior o número de novos campos que ela descobriu e descreveu. Assim mais definida se tornou a unidade material interna a esses campos.

13 Exemplo: Biologia se desenvolveu tendo a vida orgânica como objeto; a química, a constituição das matérias orgânicas e inorgânica e suas transformações; a física, os fenômenos da natureza mais gerais e suas propriedades de movimento, de energia, etc... CADA UM DESSES CAMPOS ABORDA A NATUREZA- QUE EM SIM É UMA UNIDADE – VIDA, MATÉRIA E TRANSFORMAÇÃO - SOB ALGUM ENFOQUE ESPECÍFICO. PARTICULARIDADE E TOTALIDADE QUE FORMAM UMA UNIDADE. ( REALIDADE – CIÊNCIA). Na cadeia de produção inseriu-se o ensino- transposição dos campos científicos para as disciplinas escolares.

14 Áreas Científicas Campos específicos – Reagrupamento em torno de uma unidade. CIÊNCIAS DA NATUREZA – Campo disciplinar, a biologia; o estudo da natureza em termos da constituição, e da transformação da matéria funda a química, e os estudos dos fenômenos mais gerais e suas propriedades de movimentos, energia, funda a física e assim outros possíveis.

15 Qual o problema da ciência, para que seja socialmente necessária?
.Reconstrução das relações organizadas entre os conhecimentos resultantes da interação dinâmica entre esses campos

16 DCNEM e Proposta Curricular de SC.
ÁREAS DO CONHECIMENTO Linguagens Ciências da Natureza e da matemática Ciências Humanas

17 Como você percebe o vínculo entre:
- PROCESSOS DIGESTIVOS E HÁBITOS ALIMENTARES? - A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E O AQUECIMENTO GLOBAL? -A CRISE DO PETRÓLEO E O PROBLEMA DA ENERGIA NUCLEAR?

18 - Percebem que estes fenômenos contam com alguns conceitos comuns para explicar seus fundamentos – conceitos elaborados no âmbito de uma mesma área de conhecimento - como se trata de fenômenos da nossa própria vida social?

19 Organização Interdisciplinar.
- Para além do processo de organização interna na sua respectiva área do conhecimento. - Torna-se necessária a medida que é compreendida como uma organização que deve expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos de saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares e entre os professores, com consequências perceptíveis pelos educandos e transformadoras da cultura escolar. - Epistemologia – Parte e Totalidade.

20 Filme - PONTO DE MUTAÇÃO Atividade com professores
Filme - PONTO DE MUTAÇÃO Atividade com professores - Após assistir o filme pensar uma forma de trabalhar o tema: “Educação alimentar e Nutricional” de forma articulada entre as disciplinas. Leitura coletiva – página 17,18, 19.

21 Ensino Integrado: Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura.
O que se espera integrar no currículo? No que esta integração poderá contribuir para a formação dos estudantes?

22 FOMAÇÃO INTEGRAL O pensar um currículo que integre no seu desenvolvimento as dimensões da própria vida social, sintetizadas no trabalho, na ciência, na tecnologia e na cultura.

23 O TRABALHO EM MARX Criadora da humanidade O ser humano tornou-se humano pelo trabalho, a partir da utilização de instrumentos. Pelo trabalho, o ser humano produz a cultura, que o distingue da natureza. Pela cultura, apropria-se da natureza e a transforma. Progressivamente Humanizadora. ATIVIDADE HUMANA Transformadora O homem age sobre o meio exterior e o transforma. O meio exterior transformado age sobre o homem, modificando-o, dando-lhe um novo conteúdo. O novo conteúdo do homem (cultura) o habilita a impor novas modificações ao meio exterior. Síntese Prof. Paulo Hentz Criadora e recriadora do mundo humanizado

24 CULTURA – Conjunto de resultados da ação humana sobre o mundo.
CIÊNCIAS – TECNOLOGIA Produções humanas, resultado de uma ação transformadora consciente do ser humano, socialmente formada com valores, crenças, objeto, conhecimentos, etc...

25 CIÊNCIA COMO A CULTURA Forma de conhecimento que incorpora que incorpora diferentes áreas e que de diferentes formas nos informa sobre a produção histórica e social do mundo em que vivemos.

26 TECNOLOGIA Coleção de sistemas, incluindo além dos instrumentos, materiais as tecnologias de caráter de organização (sistemas de saúde, de educação) projetadas para realizar alguma função. Transformação da realidade física e social.

27 TRABALHO DE GRUPO – PÁGINA 26 E 27.

28 Caminhos para aproximação do conhecimento das diferentes áreas: o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. UNIDADE VIDA SOCIAL.

29 TRABALHO Mediação concreta entre o homem e a sua realidade natural e social. A formação humana coincide com a capacidade única de transformar a realidade e, por consequência, a si próprio. SIGNIFICADO de o trabalho ser princípio educativo.

30 DETALHANDO... TRABALHO O sujeito da aprendizagem é um sujeito ativo.
Sua atividade de aprendizagem (apropriação/elaboração de conceitos) se dá a partir dos seguintes princípios: Consegue se apropriar do novo a partir do sabido (não consegue dialogar com o novo se o mesmo estiver situado fora do alcance das conexões possíveis com o sabido). Traz o novo para o contexto do sabido, mergulha-o no sabido e lhe dá um sentido pessoal, a partir do sabido (não o assimila tal qual é; modifica-o para compreendê-lo a partir do que já sabe). Quando consegue atribuir um sentido pessoal consegue elaborar um conceito, embora nem sempre seja o conceito universalmente aceito. No diálogo com os outros sujeitos, modifica o sentido pessoal atribuído ao novo, podendo alcançar o significado (o conceito universalmente aceito). TRABALHO

31 Problematização Contexto - Processo de Ensino e Aprendizagem – Consciência dos seus modelos de explicação e compreensão da realidade. ( reconhecer limites, distorções, processo de desconstrução de conceitos, reconstrução/apropriação de outros. Pesquisa como princípio pedagógico.

32 PROJETO CURRICULAR E A RELAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS E DESSES COM SUAS PRÁTICAS.
CONCEPÇÃO INSTITUCIONALIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO

33 Lembrando das dimensões:
Temporais : Tempo político Tempo Institucional Tempo de amadurecimento das ideias Elementos Facilitadores: Comunicação Suporte financeiro Suporte Institucional Controle Acompanhamento Avaliação Ultrapassar o espaço escolar.

34 Escolha da abordagem metodológica
Planejamento Trabalho coletivo Recursos didáticos Exploração de recursos externos à escola. Investigação de problemas de ordem: socioeconômica, dos pontos de vista histórico, geográfico, sociológico, filosófico e político. Atividades práticas Ideia sobre a grade curricular – matriz curricular.


Carregar ppt "Áreas de Conhecimento e Integração Curricular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google