A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William"— Transcrição da apresentação:

1 Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William
Tecnologia NFC Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William

2 Pontos a serem abordados:
O que é NFC? Surgimento do NFC Como funciona Em que pode ser aplicado Segurança Conclusão

3 O que é NFC A tradução literal pode ser Comunicação de Campo Próximo;
Tecnologia de comunicação sem fio entre dispositivos, sem necessidade de tocar nos dispositivos ou seguir muitos passos para estabelecer a comunicação; Basta a aproximação dos dispositivos para o estabelecimento da comunicação.

4 Surgimento do NFC Surgiu a partir da RFID (Radio Frequency Identification) que permite a comunicação de dois aparelhos a longa distância; A tecnologia surgiu a partir de 2002 através da Philips e da Sony para ser empregada em dispositivos móveis em geral; Foi criada para transmitir dados com maior segurança; Em2004 Nokia, Sony e Philips criaram o NFC Forum para promover a segurança, facilidade de uso e popularidade da tecnologia.

5 Como funciona o NFC Permite a comunicação entre dois dispositivos. Um deles faz o papel de Initiator, iniciando a comunicação e controlando a troca de informações. O outro é o Target, que responde às solicitações do Initiator. A comunicação é estabelecida por radiofrequência, a partir de 13,56 MHz, com velocidade de transmissão de dados variando entre 106, 212, 424 e 848 kb/s. A distância máxima entre os dois dispositivos é de no máximo 10 cm.

6 Como funciona o NFC A transmissão pode ocorrer de dois modos: PASSIVO
Apenas um dos dispositivos gera sinal de radiofrequência (Initiator) e o segundo é alimentado. Permite colocar etiquetas NFC em itens sem alimentação elétrica, como cartões, embalagens e cartazes. ATIVO Ambos os dispositivos geram sinal de rádio. Modo utilizado em sistema de pagamento envolvendo um smartphone e um caixa de loja.

7 Como funciona o NFC Existem 3 modos de operação: Leitura e gravação
Baseado na comunicação passiva, permite a leitura ou alteração de dados presentes em um dispositivos NFC; Peer-to-peer Modo de troca bidirecional de informações entre dispositivos. Tem como exemplo a troca de arquivo entre celulares; Emulação de cartão O dispositivo NFC pode se tornar um cartão inteligente

8 Como funciona o NFC O NFC tem a capacidade de manter a comunicação mesmo quando os dispositivos são afastados. Nesse caso, a comunicação inicia por NFC e pode ser continuada por outra tecnologia, como Bluetooth.

9 Em que pode ser aplicado o NFC
Pode ser aplicado em diversas situações, como: Utilização do smartphone para pagamento de contas (mobile payment); Identificação; Guia turístico virtual; Publicidade; Informar preços;

10

11 Segurança do NFC A exigência de uma pequena distância entre os dispositivos dificulta a interceptação do sinal; Utiliza protocolo SWP. Porém ainda não é amplamente adotado; Ainda não é sistema considerado muito seguro.

12 Conclusão Em alguns países a tecnologia já passou da fase de experimentos, como no Japão; É uma tecnologia promissora, considerando que empresas gigantes da comunicação a apoiam; Precisa evoluir em relação a segurança das informações; Pode vir a ser um facilitador para a vida das pessoas, possibilitando unir todos os cartões de crédito em um único dispositivo;

13 FIM


Carregar ppt "Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google