A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS
CAPÍTULO 3 Desempenho, enfoque e tendências da Administração de Materiais e Logística

2 Medidas de Desempenho “Medida de desempenho é uma maneira de medir (mensurar) o desempenho em determinada área e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados.”

3 Medidas de Desempenho A mensuração deve propiciar a tomada de decisão. Ser compreendida, aceita por todos e reprodutível.

4 Medidas de Desempenho Giro dos estoques (indica o número de vezes que a empresa renovou seu estoques, ciclo de compra-fabricação-venda) Volume de estoque em processo (indica a quantidade de materiais semi-processados que estão parados dentro da fábrica ou em armazéns) Lead time (intervalo de tempo necessário para execução de uma atividade: tempo de carga e descarga, de entrega do produto, de produção).

5 Medidas de Desempenho Volume de produto acabado em estoque (indica a quantidade de produtos prontos para a venda) Eficiência de entregas (indica a quantidade percentual de pedidos entregues em conformidade) Tempo de setup (indica o tempo gasto para preparar máquinas e veículos para iniciar o trabalho)

6 Indicadores de Compras
Ordens de compras com erros/ordens de compras= percentual de ordens com erros 81/1100 x 100 = 7,36% Valor total comprado/gastos totais do setor de compras = indica eficiência do setor ,00/5.000,00= 40 vezes (proporção) Gastos totais em compras/número de ordens colocadas = valor médio da ordem de compra ,00/700 = 285,71 reais

7 Indicadores de Compras
Gastos com o setor de compras/número de ordens colocadas = custo do processo de compras 5.000,00/700 = 7,14 reais Itens entregues no prazo/total de itens entregues = percentual de itens entregues no prazo 630/700 = 0,9 x 100 = 90%

8 Enfoques e Logística Just-in-time
Sistema de ressuprimento à medida que são necessários. Visa eliminar atividades que não agregam valor, usa baixos inventários desde o fornecedor até o produto acabado posto no cliente.

9 Enfoques e Logística Fornecedor Preferencial
Selecionar fornecedores e garantir qualidade, eliminando testes de recebimento e garantindo feedback e correção de defeitos na fábrica do fornecedor.

10 Enfoques e Logística Programação de Fornecedores
Esquema de alimentação contínua da programação e controle da produção do fornecedor com as necessidades de entrega, via troca eletrônica de documentos evitando o trânsito de papéis, resposta eficiente ao consumidor.

11 Enfoques e Logística Qualidade em tempo real
Utiliza o controle estatístico do processo para detectar variações perante o padrão, identificando causas de defeitos e estabelecendo diagnóstico de ações corretivas.

12 Enfoques e Logística Manufatura do produto
Integração do processo de desenvolvimento do produto desde a concepção até a produção. Envolvimento de toda a cadeia produtiva.

13 Atividade de Acompanhamento 5
Crie 3 indicadores de desempenho para uma empresa nos setores de produção e logística e materiais. Qual a finalidade de um indicador de desempenho? Explique just-in-time, fornecedor preferencial e programação de fornecedores.

14 Referências Bibliográficas
MARTINS, Petrônio Garcia. ALT, Paulo Renato Campos: Administração de Materias e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva 2000.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google