A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização."— Transcrição da apresentação:

1 Aula: Tomás de Aquino

2  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização do pensamento aristotélico

3  Influência aristotélica -pensamento da existência de um intelecto superior que ordenou o mundo. -apropriação de conceitos aristotélicos como ato e potência.  Questão da razão e da fé - Não há conflito pois a razão é capaz de investigar as coisas naturais e a fé diz respeito a tudo que é sobrenatural.

4  Cinco provas da existência de Deus  1) Movimento Afirma a existência de um agente inicial que gerou os movimentos existentes hoje (Deus).

5  Cinco provas da existência de Deus  2) Causalidade Tudo que existe tem uma causa, logo e necessário haver uma primeira causa de tudo, caso contrário nada existiria. -

6  Cinco provas da existência de Deus  3) Contingência implica necessidade  Nada no mundo é necessário. As coisas são contingentes, ou seja, não possuem necessidade de existência. Essa característica (de ser contingente ou não) depende de um ser que seja verdadeiramente necessário: o Criador.

7  Cinco provas da existência de Deus  4) Graus de perfeição: Os seres na natureza são classificados em graus de perfeição (em mais ou menos perfeito). Uma coisa que dá origem a outra somente pode ser mais ou igualmente perfeita do que a gerada. Portanto, há a necessidade de ter um ser que seja mais ou igualmente perfeito a tudo que existe no mundo.

8  Cinco provas da existência de Deus  5) Mundo ordenado:  A natureza é algo extremamente complexo e ordenado de forma pensada. As coisas não surgem “prontas”, não são “obra do acaso”. Há necessariamente uma mente que planejou tudo que existe hoje.

9  Ser humano:  Intelecto => Verdade (universal) Juízo especulativo  Vontade => Bem (situações concretas) Juízo prático

10  Ser humano:  Conhecimento limitado => liberdade  Mal moral (pecado) = Vontade desalinhada com o intelecto  Culpa = desobedecer intencionalmente à consciência

11  Para pensar a atualidade da discussão:  Assistir ao vídeo: https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/12/assim-como-fez-tomas-de-aquino/  Conferir o link: https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/12/por-outro-lado/  Pesquisar sobre: Renascimento, racionalismo e empirismo

12  Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com


Carregar ppt "Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google