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Objetivos e Estratégias Funcionais

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Apresentação em tema: "Objetivos e Estratégias Funcionais"— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos e Estratégias Funcionais
Aula 8 Objetivos e Estratégias Funcionais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Estratégia de nicho-custos baixos
Estratégia de nicho-diferenciação Estratégia de nicho-custos baixos/diferenciação Estratégia de custos baixos Estratégia de diferenciação Estratégia de custos baixos-diferenciação Estratégias múltiplas O uso dessas estratégias genéricas exige que se dispense uma considerável atenção às áreas funcionais da unidade de negócio.

3 Áreas Funcionais Compras e Materiais Produção/Operações Finanças P&D Marketing RH Sistemas de Informação

4 Estratégias Funcionais são estratégias buscadas pelas áreas funcionais de uma unidade de negócio.
Essas áreas são interrelacionadas, ou seja, uma mudança em uma área afetará as operações de outras áreas. Portanto, a estratégia de uma área funcional não pode ser considerada isoladamente.

5 Administração de Compras e Materiais
Área de Compras Tarefas básicas Identificar e avaliar fornecedores potenciais Fazer cotações de preços e licitações Negociar preços e formas de pagamento Gerar e acompanhar pedidos Conferir entregas A estratégia de compra de uma unidade de negócio varia de acordo com a estratégia genérica por ela adotada.

6 Administração de Compras e Materiais
Área de Materiais As compras são o primeiro passo do processo de administração de materiais, sendo seguidas pelas funções de armazenamento e controle de estoque. Sistema Just In Time (JIT) Sistema de administração de estoques em que os fornecedores entregam insumos no momento exato em que eles são necessários para o processo de produção da empresa compradora. Este sistema mantém os custos, o armazenamento e o estoque em nível mínimo.

7 Administração de Compras e Materiais
Estratégia de nicho-custos baixos Compras: Comprar a custos baixos por meio de redes setoriais e contatos com fornecedores nacionais e estrangeiros. Ex.: portais B2B – sistema de leilão reverso Materiais: operar unidades de estoque e armazenamento e controlar o estoque de forma eficiente.

8 Administração de Compras e Materiais
Estratégia de custos baixos Compras: Comprar a custos baixos por meio de descontos sobre a quantidade. Materiais: operar unidades de estoque e armazenamento e controlar o estoque de forma eficiente.

9 Administração de Compras e Materiais
Estratégia de nicho-diferenciação e Estratégia de diferenciação. Compras: Comprar insumos de alta qualidade, mesmo que custem mais caro. Materiais: Conduzir atividades de estocagem, armazenamento e administração de estoques com o máximo cuidado, mesmo que implique em maiores custos.Ex.: vinhos finos devem ser guardados em um estoque de alto custo, com iluminação e refrigeração adequadas.

10 Administração de Compras e Materiais
Estratégia de nicho-custos baixos/diferenciação Compras: Comprar insumos de alta qualidade, se possível a custos baixos; isso pode ser feito através da perícia organizacional. Ex.: Porsche. Materiais: Conduzir atividades de estocagem e armazenamento com o máximo cuidado, se possível a custos baixos.

11 Administração de Compras e Materiais
Estratégia de custos baixos/diferenciação Compras: Comprar insumos de alta qualidade, se possível a custos baixos. Materiais: Conduzir atividades de estocagem e armazenamento com o máximo cuidado, se possível a custos baixos.

12 Administração de Compras e Materiais
Estratégias Múltiplas Exige uma mescla de planos de compra. Ex.: Um hotel deve elaborar um plano de compra que gere custos baixos para seus quartos comuns e buscar maior qualidade, mesmo que a custos maiores, para suas suítes de primeira classe.

13 Administração de Produção/Operações
Estratégias para pequenas unidades de negócios As estratégias variam de acordo com a estratégia genérica adotada. Estratégia de nicho-custos baixos Enfatizam investimentos iniciais pequenos em suas fábricas, equipamentos e postos de entrega, para manter seus custos fixos baixos, sem alterar a qualidade de seus produtos ou serviços.

14 Administração de Produção/Operações
Estratégia de nicho-diferenciação Busca de insumos de alta qualidade, mesmo que tenham custos superiores. Em alguns casos podem envolver processos artesanais em oposição à produção em massa. Ex.: A Rolls-Royce enfatiza o trabalho artesanal em muitos componentes de seus automóveis.

15 Administração de Produção/Operações
Estratégia de nicho-custos baixos/ diferenciação Ao mesmo tempo reduzem os custos e aumentam a diferenciação, podendo envolver custo mais altos, mas ao longo do tempo, realizam-se economias de custo e melhorias da qualidade. Ex.: Fabricante americano de produtos eletrônicos projetou que, transferindo sua produção de metal para outro país, reduziria seus custos em 15%. Mas, se ela passasse a trabalhar com plásticos, a economia seria de 20%, mesmo ficando nos EUA.

16 Administração de Produção/Operações
Estratégia para grandes Unidades de Negócio Beneficiam-se de vários fatores que acompanham seu porte. Curva de Experiência Redução dos custos por unidade que ocorre na medida em que uma organização ganha experiência na produção de um bem ou serviço

17 Administração de Produção/Operações
Curva de Experiência Custo por unidade A Resultado acumulado

18 Administração de Produção/Operações
Curva de Experiência 1. Aprendizado Quanto mais desempenhamos uma dada tarefa, mais eficiente nos tornamos nesse trabalho. 2. Economia de Escala Redução de custos por unidade na medida em que o volume aumenta. 3. Substituição Capital/Mão de Obra Na medida em que o volume aumenta, uma organização pode substituir o capital pela mão-de-obra, ou a mão-de-obra pelo capital dependendo de qual combinação produza custos mais baixos e/ou maior eficácia

19 Administração de Produção/Operações
Custo por unidade de produção Custo por unidade de produção Empresa pequena Empresa Grande Volume Volume Menor custo com pequeno volume Menor custo com grande volume

20 Administração de Produção/Operações
Considerações de Qualidade Os administradores têm percebido que a qualidade não é algo para ser medido no final do processo de produção. A qualidade é um ingrediente essencial do produto ou serviço.

21 Administração de Produção/Operações
Considerações de Qualidade Produto fabricado com qualidade Diminui a quantidade de defeitos, aumentando o volume de produção. Reduz o nº rejeições e o tempo gasto em retrabalho. Os funcionários da operação tornam-se responsáveis pela qualidade, o que elimina a necessidade de inspeção.

22 Administração de Produção/Operações
Considerações de Qualidade A reação em cadeia de W. Edwards Deming, do MIT. Melhor qualidade Redução de custos em virtude de menos retrabalho, menos erros, demoras, empecilhos, melhor uso do tempo das máquinas e dos materiais Aumento da produtividade Conquistar o mercado com uma melhor qualidade Permanecer no negócio Oferecer empregos e mais

23 Administração de Produção/Operações
Os programas de administração da Qualidade Total contêm essas características comuns: Atenção da empresa focalizada na satisfação das exigências dos clientes; A alta administração liderava a postura de enfatizar a qualidade; Treinamentos aos funcionários e delegação de poderes de modo que eles fiquem envolvidos nos esforços organizacionais para melhoria da qualidade e redução dos custos.

24 Finanças Abrange não só a administração do caixa, mas também a utilização do crédito e decisões sobre os investimentos de capital. Empréstimos Uma empresa recorre a empréstimos de fundos quando decisões estratégicas exigem dinheiro acima do que pode ser gerado por suas operações. Investimento de Capital a Longo Prazo Focalizam a alocação de recursos e assim se conectam de forma óbvia às estratégias no nível empresarial e no nível da unidade de negócios.

25 Finanças Nicho-custos baixos ou a de Custos Baixos
Buscam estratégias financeiras que têm por objetivo reduzir seus custos nessa área. Nicho-diferenciação ou a de Diferenciação Buscam estratégias financeiras que possam financiar as melhorias de qualidade. Nicho-custos baixos/diferenciação ou a de Custos baixos-diferenciados ou Estratégias múltiplas Utilizam sua função financeira, por um lado, para reduzir custos e, por outro, para promover melhorias na qualidade.

26 Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)
Estratégia de nicho-custos baixos ou custos baixos Enfatizam P&D no intuito de reduzir seus custos operacionais. Estratégia de nicho-diferenciação ou diferenciação Enfatizam P&D de produtos/serviços para produzir resultados melhorados ou inovadores. Estratégia de nicho-custos baixos/ diferenciação, custos baixos-diferenciação ou estratégias múltiplas Enfatizam os dois esforços de P&D

27 Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)
Peter Drucker enfatiza a importância tanto de P&D de processos como P&D de produtos. Ele insiste em que as empresas japonesas “abandonam” seus novos produtos assim que eles chegam ao mercado. Essa decisão de minimizar o ciclo de vida de cada novo produto força os japoneses a desenvolver novos produtos imediatamente para substituir os que estão atualmente no mercado. Um ciclo assim tão curto, acreditam eles, proporciona-lhes uma considerável vantagem.

28 Administração de Recursos Humanos
Uma prioridade das unidades de negócio, independentemente de sua estratégia genérica em particular, é desenvolver um compromisso de seus funcionários com a organização e como o cargo. Empresas que desejam criar esse compromisso e desenvolver uma força de trabalho forte e competitiva devem criar – e manter – certas condições de trabalho para seus funcionários. E as empresas progressistas consideram que seu mais precioso ativo é formado por seus recursos humanos.

29 Administração de Recursos Humanos
Estratégia de nicho-custos baixos ou custos baixos Devem recompensar funcionários que ajudam a reduzir seus custos operacionais. Estratégia de nicho-diferenciação ou diferenciação Devem estabelecer sistemas de recompensas que encorajem melhorias ou inovações em produtos. Estratégia de nicho-custos baixos/ diferenciação, custos baixos-diferenciação ou estratégias múltiplas Ambos sistemas de recompensas.

30 Administração de Sistemas de Informação
Um sistema de informações bem projetado pode trazer benefícios para todas as áreas funcionais de uma unidade de negocio. Um sistema computadorizado de apoio a tomadas de decisões pode permitir que cada área funcional acesse a informação de que necessita e também que ela se comunique eletronicamente com outros departamentos funcionais, aumentando, assim, a coordenação interdepartamental.

31 Marketing A função de marketing consiste em quatro dimensões:
Produtos/serviços Fixação de preços Canais de distribuição/localização de revendas Promoção As unidades de negócio que competem utilizando as estratégias genéricas de nicho-custos baixos ou custos baixos oferecem produtos/serviços sem sofisticação. Embora esses resultados sejam indiferenciados ou minimamente diferenciados em relação aos das empresas concorrentes, de modo algum eles oferecem riscos ou são de má qualidade.

32 Implementação de Estratégia: Estrutura Organizacional
Aula 9 Implementação de Estratégia: Estrutura Organizacional FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.


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