A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano"— Transcrição da apresentação:

1

2 ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano
Ø      A partir da década de 40: n Necessidade de medidas cada vez mais confiáveis. n  Desenvolvimento da produção em massa. n Aumento considerável nos custos de produção (dimensões desnecessárias). n   Atualmente, com a crescente globalização da economia, necessidade de estabelecer padrões mundiais e levar em consideração variáveis como etnias, regiões e culturas.

3 Diferenças Individuais

4      Fatores de Variação Sexo - Homens e Mulheres apresentam diferenças significativas. Ex.: estatura, comprimento dos braços e pernas, proporções corporais, etc. Idade - Corpo com diferentes proporções: cada parte do corpo tem velocidade diferente de crescimento; diferenças individuais de crescimento; após os 30/35 inicia-se o envelhecimento afetando estatura/postura. Época – Ao longo da história o homem tem aumentado sua estatura. Clima – povos de clima quente  formas lineares povos de clima frio  formas esféricas

5 Etnias e Evolução Ø Variações Extremas:
Ø      Etnias – Influencia na estatura e nas proporções. Ex.: África temos os pigmeus ( H 143,8 cm e M 137,2 cm) e os negros nilóticos (Sudão) (H 182,9 cm e M 168,9 cm) Ø      Variações Extremas: -- Diferenças entre os homens mais altos (97,5%) e as mulheres mais baixas (2,5%) oscilam muito, entre 188,0 cm e 149,1 cm. -- O homem é cerca de 10 cm em média mais alto que a mulher. -- Dimensões laterais distintas. (Ex. Gravidez + 80%).

6

7

8 Realização de Medidas Antropométricas
1º - Selecionar amostra significativa de sujeitos que serão usuários ou consumidores do sistema, produto ou objeto. 2º - Definir onde ou para que serão usadas as medidas. Definir as medidas. 3º - Escolher o método de medida (diretos ou indiretos). 4º - Realizar medições com pessoal treinado. 5º - Executar análise estatística das medidas. Em antropometria as medidas seguem uma distribuição normal ou de Gauss (calcular média e desvio-padrão). 6º - Calcular o intervalo de confiança para os percentis desejados.

9

10

11 Exemplo: Variável Antropométrica e Variável de Projeto.
Medidas Críticas: a)  Altura Lombar: encosto da cadeira. b)       Altura Poplítea: do assento. c)       Altura do cotovelo: da mesa. d)      Altura da coxa: espaço entre assento e mesa. e) Altura dos olhos: posicionamento do monitor. f)       Outros: altura do teclado; suporte para o texto, suporte para braços, etc.

12 Antropometria Estática

13

14 Métodos diretos de Medidas
Envolvem leituras de instrumentos que entram em contato direto, físico, com o organismo. Usam-se réguas, trenas, fitas métricas, esquadros, paquímetros, transferidores, balanças, dinamômetros, goniômetros, etc.

15 Norma DIN 3402

16

17

18

19

20 Antropometria Dinâmica e Funcional

21

22

23

24

25 Exercício Verfifique a adequação do seu posto de trabalho, realizando medidas antropométricas e do projeto para percentis de 5%, 50% e 95%, nas seguidas medidas: Altura Lombar: encosto da cadeira. Altura Poplítea: do assento. Altura da coxa: espaço entre assento e mesa.

26 ANTROPOMETRIA Aplicações

27 CRITÉRIOS (PRINCÍPIOS) PARA APLICAÇÃO DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS
1º Princípio – PROJETOS PARA O TIPO MÉDIO: ·        A pessoa média é uma abstração matemática. Ex.: Banco de jardim. 2º Princípio – PROJETO PARA INDIVÍDUOS EXTREMOS: ·        Quando existem fatores limitantes no projeto. ·        É necessário determinar qual é a variável limitante. Ex.: Saída de emergência, roleta do ônibus. 3º Princípio – PROJETOS PARA FAIXAS DA POPULAÇÃO: ·        Medidas ajustáveis para acomodar melhor seus usuários. Ex.: Equipamentos escolares, confecções em geral, sapatos, etc. 4º Princípio – PROJETO PARA O INDIVÍDUO: ·        Para indivíduos que se situam além dos extremos. Ex.: Aparelhos ortopédicos, roupas para obesos, etc.

28 O espaço de trabalho Fatores a serem considerados no dimensionamento do espaço de trabalho: - Postura - Tipo de atividade manual - Vestuário

29 O espaço de trabalho

30

31

32

33

34 Princípios gerais dos assentos
Existe um assento adequado para cada função. As dimensões dos assentos devem ser adequadas aos usuários. O assento deve permitir variações de posturas. O encosto deve ajudar no relaxamento. O assento e mesa formam um conjunto integrado.

35

36

37 Ergonomia e Terminal de Vídeo

38

39

40

41

42


Carregar ppt "ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google