A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informação de Controladoria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informação de Controladoria"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação de Controladoria
Sistema de Informação: Conjunto de Recursos: Humanos Materiais Tecnológicos e Financeiros

2 Agregados segundo uma seqüência lógica para o:
Processamento dos dados, Permitindo para as organizações o cumprimento de seus objetivos.

3 Divisão dos Sistemas de Informação
Sistemas de Informações de Apoio às Operações x Sistemas de Apoio à Gestão

4 Sistemas de Informações de Apoio às Operações
Sistemas criados para administração operacional: Exemplos: Controle de estoques, produção, compras, vendas, recursos humanos, recebimento, pagamento, qualidade, etc

5 Sistemas de Apoio à Gestão
Sistema ligado à vida econômico-financeira da empresa e às necessidades de avaliação de desempenho dos administradores internos. Exemplo: Contabilidade, Custos, Orçamento, etc

6 Sistemas de Informações de Apoio à Decisão
É uma extensão dos modelos de Contabilidade Gerencial para resolução de problemas de planejamento semi-estruturados e estratégicos.

7 Sistemas de Informações de Apoio à Decisão
Exemplos: Adicionar ou abandonar linhas de produtos; Decisões de fazer ou comprar; Decisões de alugar ou comprar; etc

8 Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (Sige)
Sistemas de informações gerenciais que tem como objetivo a integração (inteiro, interligado), consolidação (seguro) e aglutinação (unidos) de todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa.

9 Fatores que conduzem ao Sige
» Movimento de integração mundial das empresas transnacionais, exigindo tratamento único e em tempo real das informações.

10 Fatores que conduzem ao Sige
» A tendência de Substituição de estruturas funcionais por estruturas ancoradas em processos;

11 Fatores que conduzem ao Sige
» A integração, viabilizada por avanços na tecnologia, dos vários sistemas de informação em um sistema único.

12 A Contabilidade dentro do Sige
A Ciência Contábil é a única especializada em avaliar economicamente a empresa e seus resultados. Todas as ações realizadas pela empresa convergem para o Sistema de Informação Contábil, que é, essencialmente um sistema de avaliação de gestão econômica.

13 A Contabilidade dentro do Sige
Sempre em qualquer momento, todas as informações existentes ou geradas na empresa terminam por convergir para a Contabilidade.

14 Sistema de Informação de Controladoria.
É o meio pelo qual o Controller efetiva a Contabilidade e a informação contábil dentro da organização, para que a contabilidade seja utilizada em toda sua plenitude.

15 Objetivos do Sistema de Informação Contábil ou de Controladoria
Definição oficial tirada dos seguintes órgãos de classe: CVM - Comissão de Valores Mobiliários Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Ipecafi - Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras

16 Definição Oficial “A Contabilidade é, objetivamente, um Sistema de Informação e Avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.

17 Definição Oficial “Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório”.

18 As Informações no Sistema de Informação Contábil.
Quais as informações que devem estar no Sistema de Informação Contábil ? Como o gestor sabe ou deve proceder para definir quais informações irão ser incorporadas no sistema ?

19 Respostas: Sempre partirá das necessidades de informações que a alta administração da empresa. Sempre estará atrelado aos Objetivos da empresa. Não se esquecendo que o gestor do sistema, deve influenciar, no todo, já que é o especialista e o conhecedor da Ciência Contábil.

20 O Sistema de informação Contábil – Controladoria no processo de gestão
A Controladoria deve acompanhar todo processo de gestão, desde o Planejamento Estratégico, passando pelo planejamento operacional e Programação, até a execução e controle. Desta forma, o Sistema de Informações de Controladoria, através de seus subsistemas, deve acompanhar todo esse processo.

21 Perguntas Conceitue Sistemas Operacionais, de Apoio as Operações, de Apoio à Gestão e de Apoio à decisão. Quais os conceitos fundamentais de um Sige?


Carregar ppt "Sistema de Informação de Controladoria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google