A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRATICAS INVESTIGATIVAS EM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRATICAS INVESTIGATIVAS EM"— Transcrição da apresentação:

1 PRATICAS INVESTIGATIVAS EM
MATERNO-INFANTIL OBSERVAÇÃO Prof. Bruno Barbosa

2 Observação Chamada de estudo naturalista ou etnográfico em que o pesquisador freqüenta os locais onde os fenômenos ocorrem naturalmente.(Fiorentini e Lorenzato) É uma técnica de coleta de dados, que não consiste em apenas ver ou ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar. Ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento. Obriga o pesquisador a um contato mais direto com a realidade. Com esta técnica devem ficar claro o grau de participação do observador e a duração das observações. Para isso, é preciso planejar O QUE e COMO observar.

3 Uma observação é considerada científica quando:
É sistematicamente planejada É registrada metodicamente e está relacionada a proposições mais gerais, em vez de ser apresentada como uma série de curiosidades interessantes. É sujeita a verificação e controles de validade e precisão Serve a um objetivo formulado de pesquisa Os fatos são percebidos diretamente, reduzindo a subjetividade.

4 O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES
Toda observação deve ser registrada, o difícil é saber quando, como e onde fazer as anotações. Vale ressaltar que quanto mais próximo do momento da observação, maior sua acuidade. E a forma de registro estará diretamente relacionada com o papel do pesquisador em relação ao grupo observado.

5 Em relação ao material de registro, este dependerá do estilo de cada pesquisador. Podem ser usados: papel de tamanho pequeno, fichário, folhas avulsas ou um material que mantenha junto todo o conjunto de observações para fazer consultas às informações já obtidas sempre que necessário. Toda observação deve conter uma parte descritiva e uma parte reflexiva.

6 Descritiva descrição dos sujeitos - aparência, modo de agir, de falar.
reconstrução de diálogos - gestos, depoimentos, frases. descrição de locais - o ambiente, espaço físico. descrição de eventos especiais - o que ocorrem e como foi descrição das atividades - atividades gerais e comportamentos comportamentos do observador - suas ações e atitudes, conversas.

7 Reflexiva São as observações pessoais, suas especulações, sentimentos, problemas, idéias, impressões, pré-concepções, dúvidas, incertezas, surpresas e decepções. As reflexões podem ser de vários tipos:      reflexões analíticas - o que está sendo aprendido      reflexões metodológicas - procedimentos e estratégias metodológicas dilemas éticos e conflitos - relacionamento/conflitos entre a responsabilidade profissional do pesquisador e o compromisso com os sujeitos mudança na perspectiva do observador - expectativas, opiniões, preconceitos e decepções do observador e sua evolução durante o estudo. esclarecimentos necessários - esclarecer aspectos que parecem confusos, elementos que necessitam de maior exploração.

8 VANTAGENS DA OBSERVAÇÃO:
chegar mais perto das perspectivas dos sujeitos ser útil para descobrir aspectos novos de um problema importante quando não existir uma base teórica sólida que oriente a coleta de dados permite a coleta de dados em situações em que formas de comunicação são impossíveis possibilita meio direto e satisfatório para estudar uma ampla variedade de fenômenos exige menos do observador do que outras técnicas depende menos da introspecção ou da reflexão permite a evidência de dados não constantes do roteiro de entrevistas ou de questionários.

9 LIMITAÇÕES DA OBSERVAÇÃO:
o pesquisador pode provocar alterações no comportamento do grupo observado o observado tende a criar impressões favoráveis ou desfavoráveis no pesquisador, favorecendo a interpretação pessoal - juízo de valor. envolvimento que leva a uma visão distorcida ou a uma representação parcial da realidade fatores imprevistos podem interferir na tarefa do pesquisador a duração dos acontecimentos é variável dificultando a coleta de dados vários aspectos da vida cotidiana, particular podem não ser acessíveis ao pesquisador.

10  A observação possui métodos que variam de acordo com as circunstâncias.
Segundo os meios utilizados 1.       Observação não estruturada 2.      Observação estruturada Segundo a participação do observador 1.       Observação não participante 2.       Observação participante Segundo o número de observações 1.       Observação individual 2.       Observação em equipe Segundo o lugar onde se realiza 1. Observação efetuada na vida real 2. Observação efetuada em laboratório

11 OS MÉTODOS SEGUNDO OS MEIOS UTILIZADOS

12 OBSERVAÇÃO NÃO ESTRUTURADA
Também chamada de simples, assistemática, espontânea, informal ou não planificada. Neste caso o pesquisador é um espectador.  Essa observação é muito indicada para conhecimento de fato ou situação que tenham certo caráter público, como hábitos de compra, de vestuário, de conveniência social, de freqüência a lugares públicos, etc... Não é adequada para testar hipóteses ou descrever com precisão as características de uma população.

13 Vantagens da observação simples:
Possibilita elementos para delimitação de problemas favorece a construção de hipóteses obtenção de dados sem interferir no grupo estudado Limitações da observação simples: o pesquisador coloca seus gostos e afeições o registro depende da memória gera grande interpretação subjetiva ou parcial do fenômeno estudado Para o registro também podem ser utilizados recursos como: gravadores, câmaras fotográficas, filmadoras...

14 Observação estruturada
Também chamada de sistemática, planejada ou controlada. Tem por objetivo responder propósitos pré-estabelecidos, o pesquisador sabe o que procura. Deve ser objetivo, reconhecer possíveis erros e eliminar sua influência sobre o que vê ou recolhe fornecendo descrições precisas dos fenômenos ou o teste de hipóteses. É preciso que um plano de observação seja elaborado previamente que estabeleça as categorias necessárias à análise da situação. Para isso é necessária a realização de estudos exploratórios.

15 SEGUNDO A PARTICIPAÇÃO DO OBSERVADOR

16 Observação não participante
Também conhecida como observação passiva. O pesquisador não se integra ao grupo observado, permanecendo de fora. Presencia o fato, mas não participa dele, não se deixa envolver pelas situações, faz mais o papel de espectador. O procedimento tem caráter sistemático.

17 Observação participante
O pesquisador é ativo, pode assumir duas formas distintas: natural (quando pertence à mesma comunidade) ou artificial (quando se integra ao grupo). E pode ser classificado em quatro diferentes tipos de observador: participante total - não revela sua identidade, participante observador - revela apenas parte dela, observador como participante - identidade e objetivos revelados e observador total - não interage com o grupo faz sua observação sem ser visto.

18 Vantagens da observação participante:
rápido acesso a dados sobre situações habituais acesso a dados que são considerados privados captar palavras de esclarecimento que acompanham o comportamento dos observados. Limitações da observação participante: Sua observação é restrita a um estrato da população pesquisada.

19 SEGUNDO O NÚMERO DE OBSERVAÇÕES

20 Observação individual
Possui somente um pesquisador, em conseqüência a pesquisa pode vir a ser distorcida pela limitação em controlar uma situação. Vantagens da observação individual: intensificação da objetividade de suas informações Limitações da observação individual: a personalidade do pesquisador se projeta sobre o observado, fazendo algumas inferências ou distorções.

21 Observação em equipe Um grupo de pesquisadores observando por vários ângulos, utilizando as seguintes formas de observação: todos observam o mesmo grupo cada um observa um aspecto uns observam e outros registram formação de uma rede de observadores - técnica denominada de observação maciça

22 SEGUNDO O LUGAR ONDE SE REALIZA
Observação efetuada na vida real Esse tipo de observação é sempre feito em ambiente real. É uma observação espontânea e sem preparação. O registro é feito no local. Observação efetuada em laboratório Observação para descoberta de ação e conduta em condições dispostas e controladas. Tem um caráter artificial


Carregar ppt "PRATICAS INVESTIGATIVAS EM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google