A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina:Sistemas de Informação Prof. FABIO RUY UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO – CAMPUS DESCALVADO Curso : ADMINISTRAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina:Sistemas de Informação Prof. FABIO RUY UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO – CAMPUS DESCALVADO Curso : ADMINISTRAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina:Sistemas de Informação Prof. FABIO RUY e-mail: faruy@ig.com.br UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO – CAMPUS DESCALVADO Curso : ADMINISTRAÇÃO

2 Sistemas de Processamento de Transações - SPT

3 CONCEITO SOBRE TRANSAÇÃO: Transação é qualquer troca de valor ou movimento de mercadoria que afete a lucratividade de uma organização ou seu ganho global, inclusive a realização de metas organizacionais.

4 EXEMPLOS DE TRANSAÇÃO: O pagamento de empregados, o envio de faturas a clientes, são exemplos de transações para uma organização com fins lucrativos. O recebimento de doações e o financiamento de pesquisas médicas são exemplos de transações feitas por uma organização sem fins lucrativos.

5 QUAL A FUNÇÃO DOS SPTs: O coração da maior parte das organizações empresariais é o sistema de processamento de transações (SPT), que dá apoio à monitoração e à realização das negociações de uma organização, gera e armazena dados sobre estas negociações.

6 COMO É FORMADO UM SPT ? A maioria dos SPTs consiste de banco de dados, telecomunicações, pessoal, procedimentos, dispositivo de software e hardware usados para processar as transações.

7 O QUE ENVOLVE O PROCESSAMENTO Este processamento inclui a coleta de dados de entrada, a realização de cálculos, o armazenamento de informação no banco de dados, e/ou a produção de vários documentos e relatórios empresariais.

8 CARACTERÍSTICAS DOS SPTs: Sistemas de processamento de transações como folhas de pagamento, controle de estoques e contas a receber funcionam de maneira semelhante. Por exemplo, grandes quantidades de dados são alimentadas em cada SPT, e cada um produz grandes quantidades de saídas.

9 A necessidade de processamento eficiente para lidar com grandes quantidades de E/S, a capacidade de E/S rápidas e alto grau de repetição no processamento, computação simples (adição, subtração, multiplicação e divisão), grande necessidade de armazenamento e a necessidade de auditoria para assegurar que todas as alimentações de dados estejam corretas e válidas, entre outros.

10 ATIVIDADES QUE OS SPTs TEM EM COMUM: COLETA DE DADOS MANIPULAÇÃO DE DADOS ARMAZENAMENTO DE DADOS PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS

11 COLETA DE DADOS: O processo de coleta e agrupamento de todos os dados necessários para completar uma ou mais transações é chamado de coleta de dados, a coleta de dados pode ser um processo manual ou automatizado.

12 MANIPULAÇÃO DE DADOS: Processo de execução de cálculos e outras transformações de dados relacionadas a uma ou mais transações empresariais.

13 ARMAZENAMENTO DE DADOS: Envolve a colocação dos dados da transação em um ou mais banco de dados.

14 PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS: A produção de documentos envolve a saída de registros, que são relatórios impressos em papel ou exibidos em telas de computadores.

15 PROCESSAMENTO DAS TRANSAÇÕES: EXISTEM DOIS TIPOS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES: LOTES (BATCH), as transações coletas são realizadas em lote para posterior processamento. Os dados são armazenados por grupo ou data. ON-LINE, as transações são processadas imediatamente após a coleta pela mídia de entrada. Os dados são armazenados à medida que são gerados.

16 Exemplos de LOTE E ON-LINE: Sistema que geralmente trabalha em lote: Folha de Pagamento, escrituração contábil, votação eleitoral. Sistema que trabalha on-line: Caixas de Supermercados, compras com cartão de crédito com máquina on-line.


Carregar ppt "Disciplina:Sistemas de Informação Prof. FABIO RUY UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO – CAMPUS DESCALVADO Curso : ADMINISTRAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google