A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina de Neurologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina de Neurologia"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Neurologia
NEUROINFECÇÕES Wilson Luiz Sanvito Disciplina de Neurologia Santa Casa – São Paulo

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 UM NOVO PARADIGMA NA INFECTOLOGIA ?
DOENÇAS PRIÔNICAS UM NOVO PARADIGMA NA INFECTOLOGIA ? Wilson Luiz Sanvito

16 DOENÇAS PRIÔNICAS Resenha Histórica (I)
Carneiros com descontrole muscular e mioclonias são descritos no Reino Unido. Dois séculos depois foi demonstrado na França que a doença neurológica em questão tem incubação lenta e é infecciosa - foi denominada scrapie. Creutzfeldt descreve, numa mulher, uma doença neurológica nova, atribuída a uma degeneração cerebral. Jakob descreve mais cinco casos, que identifica com o caso de Creutzfeldt.

17 Resenha Histórica (II)
DOENÇAS PRIÔNICAS Resenha Histórica (II) Carlton Gajdusek diagnostica uma doença infecciosa numa tribo da Nova Guiné - O kuru, variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob. Em 1966, ele conseguiu transmitir o kuru a animais.’ Stanley Prusiner propõe a hipótese de que uma partícula infecciosa protéica é a causa do scrapie e a batiza de prion. Os primeiros casos da “doença da vaca louca” são relatados no Reino Unido. É uma forma de “encefalopatia espongiforme bovina”.

18 Resenha Histórica (III)
DOENÇAS PRIÔNICAS Resenha Histórica (III) Dez casos de uma nova variante da DCJ foram registrados no Reino Unido. Suspeita-se que a doença em humanos possa ter sido causada pela ingestão de carne bovina contaminada.

19 DOENÇAS PRIÔNICAS Humanos * Doença de Creutzfeldt-Jakob (esporádica)
* Doença de Creutzfeldt-Jakob (familiar) * Kuru (variante da DCJ) * Doença de Creutzfeldt-Jakob (nova variante) * Insônia familiar fatal * Doença de Gerstmann-Straussler-Scheinker

20 DOENÇAS PRIÔNICAS Animais
* Encefalopatia espongiforme de ovinos e caprinos (Scrapie) * Encefalopatia espongiforme bovina * Encefalopatia espongiforme felina * Encefalopatia transmissível do vison * Doença consumptiva do veado e do alce * Encefalopatia espongiforme dos ruminantes silvestres


Carregar ppt "Disciplina de Neurologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google