A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inimigos Invisíveis Textos Básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inimigos Invisíveis Textos Básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Inimigos Invisíveis Textos Básicos
(Mt.4:1-11; Mc. 1:12,13; Lc. 4:1-13; Mc. 8:31-36; Lc. 10:17-20; Lc. 13:11-17).

2 1 Jesus veio para destruir as obras do Diabo na vida dos seres humanos e lhes dar vida abundante.

3 (1 João 3:8 BLH) (João 10:9-10 BLH)
 (...) E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.  9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.

4 2 Deus ensina em Sua Palavra que temos uma luta contra seres espirituais. Eles agem numa dimensão invisível, influenciando por meio do mal: pessoas, regiões, líderes políticos, etc. Essa luta não deveria ser somente sua ou minha, mas da Igreja – a Família de Deus.

5 (Daniel 10:13-17 BLH)  13 O anjo protetor do reino da Pérsia lutou contra mim durante vinte e um dias. Mas Miguel, um dos anjos-chefes, veio me ajudar, pois eu estava lutando sozinho contra os reis da Pérsia. 14 Agora, eu vim explicar a você o que vai acontecer com o seu povo, (...). 15 (...), eu fiquei calado, olhando para o chão. 16 De repente, um ser parecido com um homem tocou nos meus lábios; aí comecei a falar (...): -Meu senhor, essa visão me deixou aflito, e estou me sentindo fraco. 17 Como é que eu, o seu criado, posso falar com o senhor? Estou completamente sem forças e quase não posso respirar.

6 (Daniel 10:18-21 BLH)  18 Então ele me tocou de novo, e com isso senti as minhas forças voltarem. 19 Ele disse: -Deus o ama. Portanto, não fique com medo. Que a paz de Deus esteja com você. Anime-se! Tenha coragem! Então eu me senti bem mais forte e respondi: -Fale, pois o senhor me deu novas forças. 20 (20-21) Ele disse: -Sabe por que eu vim falar com você? Foi para dizer-lhe o que está escrito no Livro da Verdade. Mas agora eu preciso ir lutar contra o anjo protetor da Pérsia. Quando a luta acabar, virá o anjo protetor da Grécia. Mas na minha luta contra eles não há ninguém para me ajudar, a não ser Miguel, o anjo protetor de Israel.

7 OBSERVE O SEGUINTE Miguel era o anjo guardião de Israel, vv. 13, 21, mas foi um anjo anônimo que falou com Daniel. A Grécia tinha o seu anjo, v. 20; e igualmente a Pérsia, vv. 13, 20.

8 OBSERVE O SEGUINTE Deus estava mostrando a Daniel alguns de Seus agentes secretos em operação para levar a efeito a volta de Israel às suas terras, libertando os filhos de Deus da escravidão babilônica; um deles ajudou a Dario (Daniel 11:1) No texto que lemos esses agentes angelicais lutam por Israel, mas em Apocalipse 12:7-9, Miguel e seus anjos entram em guerra contra Satanás e os seus, a favor da Igreja.

9 OBSERVE O SEGUINTE Fica evidente pela leitura da Bíblia que Satanás controla países e regiões da Terra. Uma das passagens que mostra claramente isto está na tentação que Jesus sofreu por parte de Satanás no deserto:  5 Aí o Diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos do mundo 6 e disse: -Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser. (Lucas 4:5-6 BLH)

10 OBSERVE O SEGUINTE Esse mover do mal age por meio de seres invisíveis e poderosos, que são os principais inimigos contra quem os cristãos são chamados para lutar:  11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (Efésios 6:11-12 BLH)

11 3 Nós não temos óculos que servem como janelas para observarmos a ação do mal, mas com a ajuda de Deus, podemos notá-lo destruindo pessoas ao nosso redor.

12 (Mateus 8:28-31 BLH)  28 Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galiléia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. 29 Eles começaram gritar: -Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo? 30 Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. 31 E os demônios pediram a Jesus com insistência: -Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos!

13 OBSERVE O SEGUINTE A base do mal naquela região estava estabelecida na vida de dois homens que adotaram o cemitério como local de moradia. Eles eram violentos e perigosos e isso fazia com que a violência e o perigo estivessem à espreita. Perceba que vários demônios habitavam os corpos daqueles homens. Se um demônio já é poderoso para afligir pessoas, imaginem vários! Mas todos eles juntos não eram mais poderosos do que Jesus! Eu fico pensando no que o apóstolo João disse certa vez:  Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo. (1 João 4:4 BLH)

14 OBSERVE O SEGUINTE Veja a agonia daqueles demônios, quando pediram a Jesus que não os castigasse antes do tempo. Um pedido estranho: nos mande entrar naqueles porcos! Por quê? Porque eles não queriam perder o controle da região. Quando eles entraram nos corpos dos porcos, estes, se precipitaram no mar e morreram. Jesus estava mostrando o que aconteceria se Ele não tivesse agido em favor dos moradores da região – eles estariam morrendo!

15 NÃO FIQUEM ASSUSTADOS Jesus chamou seus discípulos e lhes disse:
 Escutem! Eu dei a vocês poder para pisarem cobras e escorpiões e para, sem sofrerem nenhum mal, vencerem a força do inimigo. (Lucas 10:19 BLH) O poder que Ele dá é o poder do Espírito Santo para vencermos as forças do inimigo mortal e alucinante. Jesus usa a cobra e o escorpião como figura de linguagem. A cobra com a sua picada mata – provoca a morte. O escorpião, nem sempre mata, mas provoca febre, intensa dor e alucinações. É isso o que o inferno dissemina: morte e dor!

16 NÃO FIQUEM ASSUSTADOS O poder não é dado para quem não quer lutar pelo Reino de Deus em favor das pessoas. Esse poder não é dado a pastores para que somente eles sejam aceitos como verdadeiras estrelas nesse combate, mas é dado a todos que crêem e se comprometem com a Missão de Jesus – esse poder é dado à Igreja.

17 Da sua freqüência às reuniões da Igreja?
QUAL É O PROPÓSITO? Os homens em Gadara cumpriam o propósito de Satanás: espalhar morte e violência na região. Qual é o seu propósito? Do seu namoro? Do seu casamento? Em gerar filhos? Do seu emprego? Dos seus estudos? Da sua freqüência às reuniões da Igreja? Da sua vida? Não sei qual seria a sua resposta a estas questões, mas dependendo dela sua vida poderá estar indo a uma rota de colisão contra os moldes e propósitos de Deus para a sua vida!

18 CONCLUSÃO Nós estamos dentro de um território inimigo, mas somos a Igreja de Jesus Cristo, edificada n’Ele.  (...) sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. (Mateus 16:18 NVI) Os Inimigos Invisíveis estão agindo pelos seus agentes humanos. Deus também está agindo através de seus agentes secretos (anjos) e de seus agentes visíveis (nós). Ele pode contar conosco?

19 ELE É FIEL “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.” “Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.” I JOÃO 3.8; 2.14


Carregar ppt "Inimigos Invisíveis Textos Básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google