A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO AMBIENTE DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
Tutela da saúde do trabalhador

2 Enfoque constitucional do meio ambiente do trabalho
Art Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

3 Segurança e saúde do trabalhador
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

4 Portaria do MTE 3214/78 NR 15 estabelece as atividades insalubres: agentes físicos, biológicos e químicos NR 16 estabelece as atividades perigosas: explosivos, combustíveis e energia de alta tensão

5 Agentes químicos insalubres
Anexo 11 da NR 15 estabelece os agentes químicos insalubres por níveis de tolerância Anexo 12 da NR 15 trata do amianto Anexo 13 estabelece os principais agentes químicos insalubres (arsênico, carvão, chumbo, cromo, fósforo, hidrocarbonetos, mercúrio, silicatos (talco), benzeno, berílio, cadmio, tálio, metileno, etc.)

6 Competências Legislativa: privativa da União
Material: comum de todos os entes federativos em relação à segurança e saúde do trabalhor Judiciária: Compete a Justiça do Trabalho julgar ações individuais (art. 114 da CF)


Carregar ppt "MEIO AMBIENTE DO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google