A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica"— Transcrição da apresentação:

1 A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Cláudia Abdala

2 Trabalho em grupo 1- Separar a turma em duplas e sugerir que:
Discutam o que é consciência? Dê exemplo Discutam o que são desejos?Dê exemplo Discuta o que são conceitos morais?Dê exemplo Discutam o que é repressão? 2- Apresentação das duplas

3 O que é a Psicanálise? Freud, o pai da Psicanálise
Teoria construída a partir do trabalho clínico A primeira tópica ( Inconsciente, pré-consciente e consciente) e a segunda tópica( Id, Ego e Superego)

4 Tópica Tópica- “Teoria que supõe uma diferenciação do aparelho psíquico num certo número de sistemas dotados de características ou funções diferentes e dispostos numa certa ordem uns relativamente aos outros, o que permite considerá-los metaforicamente como lugares psíquicos de que podemos fornecer uma representação figurada espacialmente”.(Laplanche e Pontalis)

5 Primeira tópica- do ponto de vista descritivo-O aparelho psíquico- um construto teórico
Consciente- conteúdo manifesto Pré-consciente- conteúdo que pode se tornar consciente Inconsciente- conteúdo latente Esquema simples, sob o ponto de vista funcional: Uma força recalcada que se esforça para abrir caminho até poder entrar em atividade, mas controlada por uma força recalcadora, e sob o ponto de vista estrutural, um inconsciente que sofre a oposição de um ego.

6 Recalcamento Idéias que existiam antes de se tornarem consciente
Conflito entre o desejo inconsciente e os padrões de comportamento exigidos na sociedade. Uma força que impede que as idéias se tornem consciente: Resistência que se encontra no ego. O conteúdo latente seria o inconsciente e o conteúdo manifesto o consciente

7 Instâncias da personalidade:
Segunda tópica Instâncias da personalidade: ID, EGO e SUPEREGO Leituras importantes: O Projeto(1895), O cap IV de A interpretação dos sonhos(1900a) e Os artigos metapsicológicos(1915)

8 Segunda tópica- ponto de vista dinâmico: instâncias da personalidade: o EGO
Organização coerente dos processos mentais- controla os acessos à motilidade- uma parte inconsciente- mecanismos de defesa do ego. Todo o nosso conhecimento está ligado à consciência, é a superfície do aparelho mental Do ponto de vista tópico o ego está numa relação de dependência quanto as reivindicações do ID,bem como aos imperativos do superego e as exigências da realidade.Embora se situe como mediador,encarregado dos interesses da totalidade da pessoa, sua autonomia é relativa.

9 Segunda tópica- instâncias da personalidade: O EGO
Do ponto de vista dinâmico o ego representa no conflito neurótico o polo defensivo da personalidade.( Além do Princípio do Prazer,1920). Os mecanismo de defesa são criados no ego frente a um afeto desagradável( sinal de angústia) Os mecanismos de defesa pertencem a parte inconsciente do EGO, Ex: Negação, formação reativa, projeção, entre outros.

10 Segunda tópica- instâncias da personalidade: O EGO
Do ponto de vista econômico surge como um fator de ligação entre os processos psíquicos. Sua origem pode ser do ID em contato com a realidade exterior, um objeto de amor que surge a partir das identificações do ID. Formação de compromisso- é realizada pelo ego de modo a satisfazer o desejo inconsciente e as exigências defensivas .

11 Segunda Tópica: instâncias da personalidade: O ID
ID- Toda idéia inconsciente, fruto do recalcamento não pode tornar-se consciente. Porém existem vários tipos de representações, palavras, imagens em memória mnêmica que pode tornar-se consciente. Ex: Material dos sonhos, chistes e ato falho. Tais representações de palavras são resíduos de recordações, que foram anteriormente percepções e podem tornar-se consciente. Os sentimentos são inconscientes ou conscientes Podemos vir a conhecer o inconsciente transformando-o em consciente, num processo de análise, por exemplo.

12 Segunda Tópica: instâncias da personalidade: O superego
Uma das instâncias da personalidade tal como Freud a descreveu, consciência moral, juiz do ego. Censor. Herdeiro do Complexo de Édipo, constitui-se por interiorização das exigências e interdições parentais.

13 Trabalho em grupo A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS RESPONDAM:
Quais as funções do ego? O que é o Id? No que se constitui superego? O que é o recalcamento? Discutir em grupo: que tipo de conteúdo inconsciente pode sofrer censura pelo superego?Por que? Como tornar conteúdos mnêmicos inconscientes em conscientes? Os grupos deverão apresentar o trabalho em sala de aula.


Carregar ppt "A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google