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REGRAS DO JOGO.

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Apresentação em tema: "REGRAS DO JOGO."— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS DO JOGO

2 Profa. Milene Moura Graduação em Publicidade e Propaganda – Universidade Católica do Salvador; Pós-Graduação: MBA em Marketing com concentração em Marketing de Serviços; Experiência em Agências de Propaganda, em especial na área de Mídia; Experiência na área de Marketing; Docência desde 2003 (UCSal, FIB, Faculdade 2 de Julho, UNIFACS); Coordenadora-Assistente do curso de Publicidade e Propaganda - UNIFACS.

3 Expectativas Mídia ??????????

4 Disciplinas Mídia Planejamento de Comunicação e Mídia II

5 Plano de Ensino EMENTA:
Panorama geral dos veículos publicitários no Brasil e no mundo: evolução e tendências de penetração e cobertura. Conceitos, modelos e estrutura dos principais meios. A prática da mídia nos meios impressos, exteriores, alternativos e eletrônicos. Estratégia de veiculação da mensagem publicitária. Pesquisa, tabulação e análise de dados sobre circulação, audiência e seleção de veículo para mensagem publicitária. Técnicas de avaliação da eficiência dos veículos. Planejamento e análise de investimentos.

6 Plano de Ensino JUSTIFICATIVA – PLANEJAMENTO DE COM. E MÍDIA II:
A disciplina Planejamento de Comunicação e Mídia II é de fundamental importância para o profissional de Comunicação e Marketing. Este deve estar apto para atuar nos diferentes segmentos do mercado de comunicação, portanto desenvolvendo a habilidade de direcionar as verbas das empresas aos meios de comunicação mais adequados. Independentemente da área de atuação do profissional, este deve possuir conhecimentos básicos do ferramental de Mídia e apresentar o discernimento de suas aplicações e utilizações. Por ser uma área mais técnica, requer um aprofundamento maior de seus conceitos e direcionamentos.

7 Plano de Ensino JUSTIFICATIVA – MÍDIA:
A disciplina Mídia é de fundamental importância para o profissional de Relações Públicas. Este deve estar apto para atuar nos diferentes segmentos do mercado de comunicação, portanto desenvolver habilidade de direcionar as verbas das empresas aos meios de comunicação mais adequados. Independentemente da área de atuação do profissional, este deve possuir conhecimentos básicos do ferramental de Mídia e ter o discernimento de suas aplicações e utilizações. Por ser uma área mais técnica, requer um aprofundamento maior de seus conceitos e direcionamentos.

8 Plano de Ensino OBJETIVOS GERAIS:
Que o aluno, ao final do curso, seja capaz de: Selecionar os meios e veículos mais eficientes para a comunicação com o público-alvo em questão; Desenvolver capacidades de leitura e síntese de informações estatísticas e de mídia; Aplicar fundamentos técnicos de Mídia e, com eles, desenvolver habilidades para futuro desenvolvimento de planos de Mídia em campanhas voltadas para o público em geral e para segmentos em particular; Oferecer ao aluno ferramentas para o desenvolvimento do planejamento estratégico e tático de mídia; Provocar a prática do planejamento de mídia.

9 Plano de Ensino OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a disciplina de Mídia dentro do contexto do planejamento de comunicação e as características dos meios e dos veículos à disposição dos planejadores; Compreender a estruturação do composto de Mídia para, a partir dele, analisar e justificar tecnicamente a escolha dos meios; Utilizar as técnicas de análise da audiência em planos reais e/ou simulados; Conhecer a estrutura do composto de mídia para, a partir dele, analisar e justificar tecnicamente a escolha dos meios; Aplicar critérios técnicos para a escolha de veículos e programações.

10 Plano de Ensino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE I
Os meios de comunicação Panorama geral do mercado publicitário Mídia impressa Mídia Out-of-home (exterior e alternativa) Mídia interativa Mídia eletrônica Merchandising editorial e patrocínio

11 Plano de Ensino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE II
Faturamento em Propaganda Relação Agência x Cliente x Produtora x Veículo Formulários para compra Tipos de faturamento, comissões e prazos

12 Plano de Ensino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE II
Conceitos Básicos de Mídia Universo e amostra Público-alvo, segmentação Tipos de audiência Custo por mil, custo por ponto

13 Plano de Ensino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE III
Estruturando o Plano de Mídia Roteiro do Plano de Mídia Planejamento de Marketing X Planejamento de Mídia Introdução ao Planejamento de Mídia: Estratégico e Tático Definição dos Meios Fases de Campanha Continuidade: tipos e fatores para adoção Visibilidade: definição, fatores quantitativos e qualitativos Planejamento Tático Controle e Avaliação de Resultados

14 Plano de Ensino METODOLOGIA:
Através do método de exposição/discussão/prática/avaliação, a disciplina promove ao estudante uma associação da matéria com as demais, gerando a interdisciplinaridade e incutindo no aluno a capacidade de praticar os assuntos expostos na sala de aula.

15 Plano de Ensino PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
Aulas expositivas com recursos audiovisuais; Desenvolvimento e orientação de trabalhos práticos; Textos para leituras de aprofundamento; Exibição de Vídeos; Aplicação de exercícios; Desenvolvimento do Planejamento de Mídia.

16 Plano de Ensino AVALIAÇÃO: DATA AVALIAÇÃO PESO 16/09 Trabalho em Grupo
2,0 21/10 Prova Individual 02/12 3,0 09/12 2ª. Chamada - 16/12 Prova Final

17 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

18 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

19 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

20 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

21 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

22 Plano de Ensino PERIÓDICOS:

23 Plano de Ensino REFERÊNCIAS ON-LINE:
(reúne informações da área de mídia e comunicação) (links para os principais sites do meio) (revista Meio e Mensagem) (Grupo de Mídia de São Paulo) (Grupo de Mídia da Bahia) portalimprensa.uol.com.br/mapadamidia/ (informações sobre Mídia no Brasil) (informações sobre propaganda no Brasil) (Associação Brasileira de Propaganda) (Associação Brasileira de Anunciantes)

24 Sala de Aula Desligar o celular em sala de aula.
Em nenhuma hipótese faltas serão abonadas, mesmo que o aluno chegue na sala no momento da chamada ou participe de algum evento, aula, etc. PROGRAME-SE, você tem o direito de ter 16,5 faltas. O professor tem total autonomia em realizar as chamadas desde o primeiro minuto do primeiro horário até o último do segundo horário. Portanto, os estudantes devem ficar atentos às chamadas e às faltas. Ultrapassando 16,5 faltas, o estudante será reprovado, sem direito à execução das avaliações subseqüentes.

25 Sala de Aula Participação nas aulas. Evitar conversas paralelas.
Silêncio. Os slides de aula não serão fornecidos. Faça suas anotações e consulte a bibliografia indicada.

26 Avaliação Escrita Calculadora tradicional – não será permitido o uso de celulares ou calculadoras compartilhadas com os colegas. O aluno é responsável pela mesma no dia da avaliação. Respeitar o tempo de avaliação. Rascunho será devolvido e todas as respostas devem constar na prova. Apenas essas serão consideradas. Todos os cálculos devem constar na prova, desde os mais simples, como soma, multiplicação, divisão e/ou subtração. A pesca indicará a nota zero na prova.

27 Avaliação Escrita A 2ª. Chamada contempla os assuntos abordados para a prova que o aluno perdeu. O prazo será de acordo com o calendário acadêmico. A prova final contempla todos os assuntos do semestre.

28 Avaliação Prática - Trabalhos
Respeitar o tempo de apresentação. Respeito à avaliação individual. Todos os alunos deverão assistir a todas as apresentações. Não há 2ª. Chamada para trabalhos. Plágio anula a nota do trabalho. A entrega dos trabalhos deve ser realizada até 7:30 da data da primeira apresentação dos mesmos. Até o final dessa mesma aula indicará um desconto de 10% da nota. Caso contrário, não será aceito e a nota será zero. ABNT.

29 Contatos Comunicação via – cadastro.


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