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METODOLOGIA COLETA DE DADOS.

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA COLETA DE DADOS."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA COLETA DE DADOS

2 COLETA DE DADOS PARA COLETAR INFORMAÇÃO A PROPÓSITO DE FENÔMENOS HUMANOS, O PESQUISADOR PODE, SEGUNDO A NATUREZA DO FENÔMENO E A DE SUAS PREOCUPAÇÕES DE PESQUISA, CONSULTAR DOCUMENTOS SOBRE A QUESTÃO, OU ENCONTRAR ESSA INFORMAÇÃO OBSERVANDO O PRÓPRIO FENÔMENO, OU AINDA INTERROGAR PESSOAS QUE O CONHECEM.

3 COLETA DE DADOS COMO? População (total de sujeitos)
• Critérios de inclusão e exclusão (elegibilidade da amostra) • Previsão da amostra • Instrumento de coleta de dados • Proposta para análise de dados COMO OS DADOS SERÃO COLETADOS: - Pelo próprio pesquisador? - Como será abordagem com os sujeitos? - Por meio de quais instrumentos de coleta de dados?

4 Fontes e tipos de coleta de dados
Dados Primários Dados Secundários Técnicas de coleta de dados Métodos de observação Documental Questionários Entrevistas Formulários

5 Dados Primários FONTES DE COLETA DE DADOS
São aqueles que não foram antes coletados, estando ainda em posse dos pesquisados, e que são coletados com o propósito de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento Fontes básicas: Pessoas

6 FONTES DE COLETA DE DADOS
Dados Secundários São aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e as vezes até analisados, com propósitos outros ao de atender as necessidades da pesquisa em andamento, e que estão catalogados à disposição dos interessados. Fontes básicas: Documental – própria empresa, publicações, governo, instituições não governamentais, internet e outros

7 Primários x Secundários
FONTES DE COLETA DE DADOS Primários x Secundários Maior custo Maior tempo Mais trabalho Ajusta-se perfeitamente às necessidades da pesquisa Menor custo Menor tempo Menos trabalho Raramente se ajusta às necessidades da pesquisa (unidade de mediada, classes, períodos, confiabilidade, precisão)

8 Métodos utilizados na coleta de dados
A escolha das técnicas de coleta de dados relaciona-se intimamente com os propósitos e o objeto do estudo e pode ser subdividida em três classes: técnicas envolvendo análise documentária, técnicas envolvendo observação e técnicas envolvendo perguntas (CUNHA, 1982, p.7).

9 OBSERVAÇÃO

10 OBSERVAÇÃO A observação constitui elemento fundamental para a pesquisa. Desde a formulação do problema, passando pela construção de hipóteses, coleta, análise e interpretação dos dados, a observação desempenha papel imprescindível no processo de pesquisa. É, porém, na fase de coleta de dados que o seu papel se torna mais evidente. A observação é sempre usada nessa etapa, conjugada a outras técnicas ou utilizada de forma exclusiva.

11 OBSERVAÇÃO Nosso modo de contato com o real.
Consiste no registro de comportamentos, fatos e ações relacionados como o objetivo da pesquisa, sem que haja comunicação com os pesquisados, e não envolva questionamentos e respostas, verbais ou escritas.

12 OBSERVAÇÃO Examinar de modo cuidadoso e criterioso
uma realidade focalizada, sendo que é relevante planejar esse conjunto de observações (o que, como, por que, quantas vezes observar o problema). Diretrizes sobre o conteúdo das observações – descrição dos sujeitos, reconstrução dos diálogos, descrição dos locais, descrição dos eventos especiais, descrição das atividades e dos comportamentos em cada uma delas, reflexões do observador/pesquisador

13 OBSERVAÇÃO A observação apresenta como principal vantagem, em relação a outras técnicas, a de que os fatos são percebidos diretamente, sem qualquer intermediação. Assim, a subjetividade, que permeia todo o processo de investigação social, tende a ser reduzida.

14 PRINCIPAL PROBLEMA COM A TÉCNICA DA OBSERVAÇÃO
A presença do pesquisador pode provocar alterações no comportamento dos observados, destruindo a espontaneidade dos mesmos e produzindo resultados pouco confiáveis.

15 OBSERVAÇÃO TIPOS DE OBSERVAÇÃO Segundo os meios utilizados:
Na investigação científica são empregadas várias modalidades de observação, que variam de acordo com as circunstâncias. Segundo os meios utilizados: Observação não estruturada: é a que se realiza sem planejamento e sem controle anteriormente elaborados, como decorrência de fenômenos que surgem de imprevisto. Observação estruturada: é a que se realiza em condições controladas para se responder a propósitos, que foram anteriormente definidos. Requer planejamento e necessita de operações específicas para o seu desenvolvimento.

16 OBSERVAÇÃO TIPOS DE OBSERVAÇÃO
Segundo a participação do observador: Participante: consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo. Em geral são apontados duas formas: Natural - o observador pertence à mesma comunidade ou grupo que investiga. Artificial - o observador integra-se ao grupo com a finalidade de obter informações. Não participante: o observador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estudada, mas sem integrar-se a ela – permanece de fora.

17 OBSERVAÇÃO TIPOS DE OBSERVAÇÃO
Segundo o número de observadores: Individual: é a técnica de observação realizada por um pesquisador. Nesse caso, a personalidade dele se projeta sobre o observado, fazendo algumas inferências ou distorções, pela limitada possibilidade de controles. Em equipe: é a mais aconselhável, pois o grupo pode observar a ocorrência por vários ângulos.

18 PONTOS À SEREM CONSIDERADOS NA OBSERVAÇÃO ESTRUTURADA
Por que observar Para que observar Como observar Quem observar O que observar

19 Exemplo de Roteiro de Observação
Observar de que forma os usuários se dirigem ao balcão de empréstimo. Observar de que forma os funcionários atendem os usuários. Observar a postura profissional dos funcionários. Observar a expressão facial dos funcionários. Observar a expressão facial dos usuários. Observar a comunicação/interação entre funcionários/usuários. Observar o ambiente (iluminação, mobiliário, ventilação, cores utilizadas etc.). Observar os recursos tecnológicos existentes. Observar os recursos tecnológicos usados. Observar a atitude dos funcionários quando não estão atendendo usuários.

20 ENTREVISTA

21 ENTREVISTA Conceito - “Técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação”. (Gil, 1999, p.43) É adequada para obtenção de informação a respeito do que as pessoas: - Sabem - Crêem Esperam - Sentem Desejam - Pretendem fazer Fazem - Fizeram Pretendem fazer E, explicações e justificativas a respeito de fenômenos e comportamentos anteriores.

22 ENTREVISTA Processo de interação que articula 4 eixos em conjunto: entrevistador, entrevistado, situação da entrevista, roteiro da entrevista. Conteúdo das questões: número de perguntas necessárias a fim de explicitar as questões mais relevantes do estudo. Devem estar baseadas na revisão bibliográfica realizada. Os fatos, relatos devem ser verificados em termos de credibilidade.

23 ENTREVISTA Vantagens Possibilita a obtenção de dados referentes aos mais diversos aspectos da vida social É eficiente na obtenção de dados em profundidade Os dados são suscetíveis de classificação e quantificação Não exige que o entrevistado saiba ler ou escrever* Possibilita obtenção de maior número de respostas* Maior flexibilidade* Permite a avaliação de informações não previstas no questionário tais como: expressão corporal; tonalidade da voz; declarações extras; etc.* * Vantagens em relação à questionários auto-aplicáveis

24 ENTREVISTA Limitações
Falta de motivação do entrevistado em responder às perguntas Inadequada compreensão do significado das perguntas Fornecimento de respostas falsas Inabilidade ou incapacidade dos entrevistados para responder às perguntas Influencia exercida pelo entrevistador Custos de treinamento de pessoal para aplicação das entrevistas Chances de fraude por parte dos entrevistadores

25 TIPOS DE ENTREVISTAS Padronizada ou estruturada
É aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido. Visa à obtenção de dados “uniformes”entre os entrevistados , permitindo assim uma comparação imediata a partir do tratamento estatístico. Ex.: Tendências Eleitorais

26 TIPOS DE ENTREVISTAS Não- estruturada/ não-diretiva ou aprofundada
A conversação é iniciada por um tema geral sem direcionamento do processo por parte do pesquisador. O entrevistado tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. Ex: História de Vida / História Oral

27 TIPOS DE ENTREVISTAS Semi-estruturada
Desenvolve-se a partir de um esquema ou roteiro básico, porém não aplicado rigidamente, permitindo que o entrevistador faça as necessárias adaptações para cada caso.

28 Classificação das entrevistas com relação à forma de aplicação
Telefônica Face a face (pessoal) Teleconferência Internet Mais comuns

29 ENTREVISTA O pesquisador pode usar algumas táticas para realizar a entrevista: Tática do silêncio – o pesquisador deve saber ficar calado no momento adequado, contudo, isso não pode ser confundido com desatenção ou desinteresse. Tática da animação e elaboração – realizar todo tipo de observação, ruídos e gestos que permitem ao entrevistado perceber que deve continuar falando. Tática da reafirmação e repetição – tentar obter informações adicionais, mediante a repetição de expressões emitidos pelo entrevistado. Tática da recapitulação – tentar levar o entrevistado a relatar novamente alguma informação organizada de forma cronológica. Tática do esclarecimento – solicitar a seqüência de passos ou solicitar esclarecimento sobre algo que não ficou claro. Tática de alteração do tema – quando os objetivos da entrevista não foram atingidos, ele lança mão de novos temas que possam auxiliar no alcance dos objetivos.

30 ENTREVISTA Aplica-se quando:
O número de sujeitos de pesquisa é pequeno; A população alvo está agrupada geograficamente; O pesquisador/entrevistador tem tempo suficiente, condições e competência para processar a entrevista; É necessário identificar claramente as reações do indivíduo ou grupo; For necessário observar o indivíduo ou grupo em seu ambiente; As informações a serem levantadas forem difíceis de identificar através de perguntas.

31 MEDIDAS EXIGIDAS PARA A PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA
Planejamento da entrevista Conhecimento prévio do entrevistado Oportunidade da entrevista Condições favoráveis Contato com líderes Conhecimento prévio do campo Preparação específica

32 Preparação do roteiro da entrevista
Depende do tipo de entrevista Instruções para o entrevistador: Introdução à entrevista, nome do instituto, tempo gasto, filtros e procedimentos. Redação das perguntas devem ser de fácil entendimento: Dispensar uso de termos técnicos; evitar frases longas; etc. Discrição nas perguntas constrangedoras: Deixar p/ o final do roteiro e explicar a que se destina.

33 Preparação do roteiro da entrevista
Evitar questões abertas: Antever possíveis respostas: realizar pré-teste e dar opção de resposta aberta conjugada com respostas pré-codificadas. A ordem das perguntas deve ser avaliada: Possibilidade de recusa da entrevista; seqüência lógica; Os dados do entrevistado devem ser coletados para checagem posterior: Telefone e endereço

34 Preparação do roteiro da entrevista
Contato inicial: O entrevistador deve ser bem recebido – contato antecipado; cordialidade; apresentação pessoal; apresentação do tema e capacidade de despertar o interesse. Formulação das perguntas: Não tendenciosa; perguntas de fácil resposta; uma pergunta de cada vez e leitura fiel à redação das perguntas. Estímulo a respostas completas: Explorar a resposta do entrevistado e estimular resposta a todas as perguntas.

35 Preparação do roteiro da entrevista
Registro das respostas: Anotação, filmagem e gravação de áudio. Pode-se fazer relatórios após entrevistas de profundidade e observações em questionários estruturados; usar códigos padronizados; anotar as mesmas palavras do entrevistado; manter o contato visual com o entrevistado quando em entrevista face a face. Conclusão da entrevista: Agradecer; informar que o entrevistado poderá ser constatado; terminar a entrevista ainda quando o entrevistado estiver estimulado a falar sobre o tema para manter sua motivação em colaborar.

36 Exemplo de um roteiro de entrevista
Como pode ser concebido o espaço das Conferências e reuniões de cúpulas entre Ministros organizadas pelos Organismos Internacionais? Que importância tem o processo de intercâmbio de informes ou diagnóstico dos Estados Membros para os resultados da Conferência? Que peso tem o processo ou o resultados deliberativo dessa Conferência? Que é uma recomendação? Como a recomendação impacta a política pública de um país? Como as tendências do quadro das Relações Internacionais influenciam o papel e a estrutura organizativa de um Organismo Internacional? Como são escolhidos os temas de agenda? Qual é o grau de liberdade em termos de relações de poder de um Estado-Membro frente à um Organismo Internacional? Como é concebida a cooperação internacional para os Estados-Membros e Organismos Internacionais? Perguntas elaboradas a partir do marco teórico das Relações Internacionais, Política Pública e Educação Perguntas que tiveram como foco o problema elaborado (principal e secundário), sua hipótese (principal e secundária) e o objetivo da pesquisa em sua totalidade.

37 QUESTIONÁRIO

38 QUESTIONÁRIO É uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante. Deve ser objetivo, limitado em extensão e estar acompanhado de instruções. As instruções devem esclarecer o propósito de sua aplicação, ressaltar a importância da colaboração do informante e facilitar o preenchimento.

39 QUESTIONÁRIO Vantagens em relação à entrevista:
Possibilita atingir maior número de elementos Menor custo com pessoal Garante anonimato das respostas Maior conveniência para o entrevistado Menor influencia dos entrevistadores

40 QUESTIONÁRIO Limitações em relação à entrevista
Limitado a entrevistados que sabem ler e escrever Não permite ajuda do pesquisador na interpretação das perguntas Impede conhecimento das circunstancias em que o dado foi coletado Baixo índice de retorno Exige preocupação extra com o tamanho do questionário Resultados críticos com relação ao objetivo fruto da interpretação pessoal de cada entrevistado em relação às perguntas

41 Construção do questionário
Escolha das questões Deve levar em consideração: O problema e objetivos da pesquisa Outras formas de obtenção do dado Dificuldades de tabulação, processamento e análise Dificuldade dos entrevistados em responderem às perguntas Intimidade do entrevistado e constrangimento em responder a pergunta

42 Construção do questionário
o questionário deverá ser construído em blocos temáticos obedecendo a uma ordem lógica na elaboração das perguntas; a redação das perguntas deverá ser feita em linguagem compreensível ao informante. A linguagem deverá ser acessível ao entendimento da média da população estudada. A formulação das perguntas deverá evitar a possibilidade de interpretação dúbia, sugerir ou induzir a resposta; cada pergunta deverá focar apenas uma questão para ser analisada pelo informante; o questionário deverá conter apenas as perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. Devem ser evitadas perguntas que, de antemão, já se sabe que não serão respondidas com honestidade.

43 Construção do questionário
N° de questões: Deve-se levar em consideração o interesse dos entrevistados em responder o questionário. - Alguns autores sugerem no máximo 30 variáveis. Ordem das perguntas: Técnica de funil Cada questão deve relacionar-se com a antecedente e apresentar maior especificidade. Ex.: Quais você acredita que sejam os principais problemas com que se defronta o país? Dos problemas mencionados a seguir, qual você acredita que seja o mais importante? Onde você obteve a maioria das informações acerca desse problema? - Seqüência lógica e racional

44 Construção do questionário
Prevenção de deformações: Os entrevistados apresentam alguns tipos de “defesa social”. São elas: Defesa de fachada: dão respostas socialmente aceitas com medo de serem julgados Defesa contra a pergunta personalizada: “Na sua opinião... / “O que você ...” Deformação conservadora: Tendência de preferir concordar com afirmativas e optar pelas respostas “sim”.

45 Construção do questionário
Palavras estereotipadas: expressões e palavras que carregam significado emocional devem ser evitadas. Ex.: nazista, comunista, etc. Referencia a personalidades de destaque: a referencia a personalidades de destaque podem influir nas respostas.

46 Construção do questionário
Apresentação do questionário: Apresentação gráfica Instruções de preenchimento Apresentação da pesquisa – entidade realizadora, tema de estudo, objetivos, etc. Pré-teste de questionário: De 10 a 20 pré-testes Clareza e precisão dos termos Tempo de preenchimento Códigos para questões fechadas Ordem das questões Introdução do questionário Motivação em responder o questionário

47 Construção do questionário
1º Passo: Conhecer o contexto associado a pesquisa. 2º Passo: Colher informações preliminares a respeito de questões importantes para as partes interessadas e os indivíduos-chave: - informações descritivas - informações comportamentais - informações preferenciais 3º Passo: Delinear e especificar questões-chave 4º Passo: Elaborar primeira versão do questionário 5º Passo: Aplicar Pré-Teste para avaliar: - Clareza - Abrangência - Aceitabilidade 6º Passo: Revisar as perguntas (se necessário, efetuar novo pré-teste) 7º Passo: Aplicar o questionário

48 Construção do questionário
Texto ou declaração introdutória deve: Identificar a organização ou entidade que conduz o estudo. Estabelecer os objetivos e metas do estudo. Apresentar a base da seleção da amostra. Demonstrar a importância dos resultados para os próprios entrevistados. Valorizar a participação do pesquisado. Demonstrar que todas as respostas são valiosas: não há respostas corretas ou incorretas. Estimar o tempo necessário à condução do questionário. Por correio ou incluir instruções para devolução. Por telefone ou pessoalmente: solicitar permissão para prosseguir com as perguntas.

49 Construção do questionário
TIPOS DE QUESTÕES Aberta: são as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões. Entretanto, apresenta alguns inconvenientes: Dificulta a resposta ao próprio informante, que deverá redigi-la. O processo de tabulação. O tratamento estatístico e a interpretação. A análise é difícil, complexa, cansativa e demorada.

50 Construção do questionário
Questões Abertas: O que você entende por competências e habilidades profissionais? Explique. Com relação a questão anterior, você considera que elas podem ou não serem adquiridas?

51 Construção do questionário
b) Fechada: são aquelas em que o informante escolhe sua resposta entre duas opções. Este tipo de pergunta, embora restrinja a liberdade das respostas, facilita o trabalho do pesquisador e também a tabulação, pois as respostas são mais objetivas. c) Múltipla escolha: são perguntas fechadas mas que apresentam uma série de possíveis respostas, abrangendo várias facetas do mesmo assunto. A técnica da escolha múltipla é facilmente tabulável e proporciona uma exploração em profundidade quase tão boa quanto a de perguntas abertas. A combinação de respostas múltiplas com as respostas abertas possibilita mais informações sobre o assunto, sem prejudicar a tabulação.

52 Vantagens das perguntas fechadas:
Conjunto de alternativas de resposta é uniforme Lista de possibilidades de resposta tende a tornar a pergunta mais clara Evita-se respostas estranhas ou irrelevantes Oferecem melhor abordagem de tratamento para assuntos delicados Exemplos: Qual a sua formação escolar? ___ ensino médio incompleto ou menos ___ ensino médio completo ___ superior incompleto ___ superior completo ___ pós-graduação Quantos abortos você já fez? ___ nenhum ___ um ___ dois ___ três ___ quatro ___ cinco ou mais

53 Desvantagens das perguntas fechadas:
Seleção de resposta ao acaso por incerteza ou incompreensão da pergunta Não permitem distinções sutis entre os entrevistados Tendem a restringir a amplitude do assunto

54 Questões Fechadas: Marque com um ‘X’ o tipo de estabelecimento que você cursou o Ensino Fundamental (Escolha apenas uma única opção): 1 Todo em escola pública 2 Todo em escola particular 3 Maior parte em escola pública 4 Maior parte em escola particular 5 Escolas comunitárias 6 Outro tipo

55 Qual o ramo de atividade de sua organização?
Questões Fechadas: Qual o ramo de atividade de sua organização? 1 Indústria 2 Comércio 3 Serviços 4 Agropecuária 5 Outro tipo

56 Questões Mistas (Abertas e Fechadas):
Usa computador com que finalidade ? 1 Lazer 2 Trabalhos escolares 3 Trabalhos profissionais 4 Outra finalidade 5 Não uso 6 Não sei responder Se optou pelo numero 4, explique qual a finalidade de uso: ______________________________________________

57 Questões Mistas (Abertas e Fechadas):
A rede Internet é excelente para? 1 Bater papo com os amigos no Orkut 2 Realizar trabalhos de pesquisa escolar 3 Pesquisar informações para o meu trabalho 4 Outra opção 5 Não uso Internet 6 Não sei responder Se optou pelo numero 4 explique: _________________ ____________________________________________

58 Seqüência das perguntas
Perguntas introdutórias Perguntas delicadas Perguntas afins Série padronizada de respostas Seqüência lógica Perguntas de filtragem ou “peneira” Verificações de confiabilidade Perguntas abertas de acompanhamento Perguntas abertas de aspectos gerais

59 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
1. Você acha que os imigrantes clandestinos deveriam receber pagamentos da AFDC (Ajuda a Famílias com Crianças Dependentes)? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

60 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
2. Sua cidade tem um dos governos mais eficientes do país. Por favor, classifique-a em termos da sua eficiência global. Muito Favorável Favorável Neutro Desfavorável

61 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
3. Você está satisfeito com o fluxo do trânsito e a disponibilidade de estacionamento em sua vizinhança? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

62 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
4. Você acredita que a eutanásia deve ser praticada se o paciente está irremediavelmente doente ou dá seu consentimento? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

63 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
5. Por favor, indique abaixo sua renda: ____ Abaixo de R$400,00 ____ R$400,00 e abaixo de R$600,00 ____ R$ 600,00 - R$1000,00 ____ R$1000,00 - R$1250,00 ____ Acima de R$ 1250,00 – R$2000,00

64 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
6. Que espécie de atividades você gostaria de ver mais em sua comunidade? ____ Peças de teatro ____ Música ____ Dança ____ Palestras ____ Futebol ____ Filmes

65 Distribuição do questionário
Aplicados em grupo Disponibilizado em balcões e lojas Enviados por: Correio Internet Junto aos produtos Em veículos de comunicação

66 PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO
A análise dos dados , após tabulação, evidenciará possíveis falhas existentes: Inconsistência ou complexidade das questões. Ambigüidades ou linguagem inacessível. Perguntas supérfluas ou que causem embaraço ao informante. Questões que obedeçam a uma determinada ordem. Se são muito numerosas.

67 FORMULÁRIO É uma coleção de questões anotadas por um entrevistador numa situação face a face com a outra pessoa (o informante). É um meio termo entre questionário e entrevista. É apresentado por escrito, como no questionário, mas é você quem assinala as respostas que o respondente dá oralmente.

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