A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daniela Divino Flávia Miranda Luísa de Menezes Patrícia Foureaux

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daniela Divino Flávia Miranda Luísa de Menezes Patrícia Foureaux"— Transcrição da apresentação:

1 Daniela Divino Flávia Miranda Luísa de Menezes Patrícia Foureaux
Curso de Graduação em Enfermagem 9º Período – Manhã Daniela Divino Flávia Miranda Luísa de Menezes Patrícia Foureaux Junho/2012

2 Sexualidade na terceira idade
GERONTOLOGIA Sexualidade na terceira idade Junho/2012

3 “A sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações, e por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.” (OMS, 2000)

4 Nos últimos anos houve uma evolução relativamente ao conceito de sexualidade, percebendo-se que esta não se reduz ao ato sexual ou genital. “Na idade avançada ama-se de maneira mais profunda, consegue-se purificar o amor da paixão que é mais sensual do que genital. Assim, para eles, um olhar ou uma carícia podem valer mais do que muitas declarações de amor”. (CAPODIECI, 2000)

5 A sexualidade é uma necessidade fundamental do ser humano, cuja dinâmica e riqueza deve ser vivida plenamente. Esta nasce, cresce e evolui com o ser humano, sendo por isso necessária para a realização plena, como pessoa, de todo o indivíduo. O amor e prazer que daí se retira não terminam com o envelhecimento.

6 A dificuldade para falar sobre sexualidade é um problema frequente entre os idosos. Isso ocorre porque: O idoso, é analisado numa perspectiva assexuada, sem quereres, sem desejos, sem sentires, sem fantasias, sem expectativas. Tais atitudes repressoras da sexualidade das pessoas de terceira idade são patentes nos adultos, principalmente nos familiares, que são um dos fatores que eternizam esta assexualidade.

7 Sociedade e a sexualidade na terceira idade
→ Sociedade enfatiza o belo →Estereótipos sobre falta de interesse e capacidade do idoso →Preconceito → Mito da Velhice Assexuada → Violência Sexual → Falta de campanhas educacionais sobre sexo voltada para a terceira idade (BRUNDTLAND, 2005)

8 Família e a sexualidade na terceira idade
→ Mito da velhice assexuada →Tabu sobre o assunto → Inversão de Papéis → Os filhos passam a controlar a afetividade dos seus idosos. → Muitos idosos passam a morar com os filhos, perda da privacidade → Passam a cuidar dos netos

9 Mudanças na terceira idade
MULHER: →Sentimento de perda da feminilidade e capacidade de seduzir →Involução progressiva da genitália, com estreitamento e escurecimento vaginal; → Aumento da fragilidade das paredes vaginais; → Diminuição da lubrificação vaginal; → Fim da menstruação e da ovulação; → Eventual baixa progressiva dos níveis de estrogênios, com aumento relativo da testosterona. → Sentimento de desvalorização do corpo, vergonha

10 Mudanças na terceira idade
HOMEM: → Sentimento de temor em relação a seu desempenho →Redução da produção de testosterona →Sintomas psicológicos: irritabilidade, falta de interesse e disposição → Ereção menos rígida → Menor necessidade física de ejacular e maior controle desta → Diminuição do volume do sêmen → Maior dependência de estímulos físicos → Queda da ereção mais rápida, após ejaculação

11 Efeitos das doenças e a sexualidade
na terceira idade Disfunções cardíacas: Idosos que sofreram ataques cardíacos, temem que relações sexuais possam causar outros ataques. O risco é baixo, se seguir as orientações do médico. Em geral pode-se recomeçar a atividade sexual após um período de tempo variável entre 12 a 16 semanas. Diabetes: Muitos homens sujeitos ao diabetes não tem problemas, mas é uma das poucas doenças que na realidade pode causar impotência.

12 Efeitos das doenças e a sexualidade
na terceira idade Artrite: Dores articulares devido a artrite, podem limitar a atividade sexual. Tratamentos cirúrgicos ou medicinais podem aliviar as dores. Em alguns casos, os medicamentos podem diminuir o desejo pelo sexo. Exercício físico, repouso, banhos quentes e mudanças de posição durante o ato sexual, podem ajudar. (VASCONCELLOS et al., 2004)

13 Enfermagem e a sexualidade na terceira idade
É necessário que os profissionais de saúde tenham presente a possível existência de alterações sexuais e interroguem efetivamente seus pacientes em todos os atendimentos. Perguntar e encaminhar se necessário para atendimento individual ou casal em Psicoterapia Sexual. Garantir ao idoso autonomia e capacidade para “desmontar” as representações que se tem em relação a este período da vida, sendo um agente pró-ativo desta mudança. (FIGUEIREDO; TYRREL, 2005)

14 Enfermagem e a sexualidade na terceira idade
Criar espaços de relação, de discussão destes temas, especificamente, o da sexualidade, contribuindo para a mudança de uma auto-imagem do idoso. Ajudá-lo a perceber os seus direitos, as suas capacidades, nomeadamente, a capacidade de amar, de se relacionar, de procurar contato, de desejar. (FIGUEIREDO; TYRREL, 2005)

15 Sexualidade quem és. Dualidade de emoções
Sexualidade quem és? Dualidade de emoções... Qualidade de sensações… Ou simplesmente … Sexo… E tu… quem és? Nada mais que a libertação do que sou Do que gosto Como gosto Do que sinto Como me ressinto… E o meu ser o que é? Nada mais que emoções… Nada mais que sensações… recordações. E com o despertar da vida, Com o desabrochar da experiência… Pratico a ciência, da arte de me amar… O tempo passa, a vida escassa… È tempo de me agarrar… De vibrar… De libertar… De gritar… Sim, já não sou quem era por fora Mas… sim… por dentro continuo EU…

16 REFERÊNCIAS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Boletim informativo dst/aids. Diretoria de epidemiologia e vigilância Sanitária; Diretoria executiva de epidemiologia, programa estadual DST/Aids. Secretaria de Saúde – PE. Jan/Abr Ano II, no 1. CAPODIECI, Salvatore. A idade dos sentimentos: amor e sexualidade após os 60 anos. Tradução de Antonio Angonese. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2000. BRUNDTLAND, Gro Harlem. Envelhecimento global: triunfo e desafio. In. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; p VASCONCELLOS, Doris et al. A sexualidade no processo do envelhecimento: novas perspectivas - comparação transcultural. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2004, vol.9, n.3, pp FIGUEIREDO, Maria do Livramento Fortes; TYRREL, Maria Antonieta Rubio. O gênero (in)visível da terceira idade no saber da enfermagem. Rev. bras. enferm.[online]. 2005, vol.58, n.3, pp


Carregar ppt "Daniela Divino Flávia Miranda Luísa de Menezes Patrícia Foureaux"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google