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RESUMO PARA A VC NATAÇÃO 3º CICLO - CIEF.

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Apresentação em tema: "RESUMO PARA A VC NATAÇÃO 3º CICLO - CIEF."— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO PARA A VC NATAÇÃO 3º CICLO - CIEF

2 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES E SEUS RESPECTIVOS EDUCATIVOS

3 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
SAÍDA IMPERFEITA SINTOMAS – DEPOIS DE SAIR, INICIA O NADO COMO SE ESTIVESSE PARADO, NÃO HÁ DESLIZAMENTO, JÁ SAI NA SUPERFÍCIE, DENOMINADA “SAÍDA SUPERMAN”, BRAÇOS ABERTOS E CABEÇA PARA CIMA.

4 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
BRAÇADA CRUZADA - PODE OCORRER EM UM OU NOS DOIS LADOS. SINTOMAS – FALHA COM A MÃO DE ENTRADA, A (S) MÃO (S), CRUZA (M) O EIXO IMAGINÁRIO LONGITUDINAL, OCASIONANDO GASTO MAIOR DE ENERGIA, AUMENTANDO A POSSIBILIDADE DE LESÃO NO OMBRO E INFLUENCIANDO NA ROTAÇÃO DO CORPO E MOVIMENTO INDESEJADO DO QUADRIL, AUMENTANDO O ARRASTO.

5 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
BRAÇADA CURTA SINTOMAS – ESTIRAMENTO INSUFICIENTE DO BRAÇO CAUSA A ENTRADA ANTECIPADA DA MÃO NA ÁGUA, ATRAPALHANDO O DESLISE E IMPOSSIBILITANDO A ROTAÇÃO DO EIXO.

6 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
FINALIZAÇÃO INCOMPLETA DA BRAÇADA SINTOMAS – O NADADOR TIRA A MÃO DA ÁGUA MUITO CEDO PERDENDO UMA FASE IMPORTANTE DO IMPULSO, OCORRE PRINCIPALMENTE QUANDO O NADADOR APRESENTA CANSAÇO, GERALMENTE PERDE-SE DE 15 A 30 cm DA BRAÇADA.

7 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
COTOVELO ABAIXADO SINTOMAS – UM DOS PRINCIPAIS DEFEITOS DOS NADADORES, COM O COTOVELO ABAIXADO DURANTE O IMPULSO, O NADADOR UTILIZA APENAS A MÃO COMO REMO E NÃO TODA A ESTRUTURA DOS BRAÇOS, QUE ALÉM DE POSSUIR MAIOR ÁREA DE CONTATO COM A ÁGUA, PERMITE A UTILIZAÇÃO DOS GRANDES GRUPOS MUSCULARES DORSAIS. DEVE-SE SEMPRE TREINAR SEUS EDUCATIVOS, POIS É UM DEFEITO COMUM E DIFÍCIL DE SER IDENTIFICADO PELO OBSERVADOR NA SUPERFÍCIE.

8 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
ROTAÇÃO INSUFICIENTE OU INEXISTENTE DO EIXO SINTOMAS – SE A ROTAÇÃO PARAR NOS QUADRIS, OCORREM AS “RABEADAS”, SE NÃO HOUVER ROTAÇÃO ALGUMA, O NADADOR NADA NO PLANO COM BRAÇADAS CURTAS E INEFICIENTES.

9 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
FALTA DE ROTAÇÃO DO OMBRO SINTOMAS – É MAIS SUTIL, PORÉM COMUM ENTRE NADADORES, SEM A ROTAÇÃO AS BRAÇADAS SE TORNAM MAIS CURTAS E RÁPIDAS, O NADADOR PARECE ESTAR APRESSADO E DURO ENQUANTO NADA, A ROTAÇÃO CORRETA PODE PERMITIR O GANHO DE 5 A 10 cm EM CADA BRAÇADA.

10 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
MÁ POSIÇÃO DA CABEÇA SINTOMAS – O NADADOR MERGULHA A CABEÇA ENQUANTO RESPIRA, OU MANTÊM A CABEÇA BAIXA O TEMPO TODO, FÁCIL DE SER DETECTADO VISUALMENTE, OCASIONA ARRASTO INDESEJADO. IDEAL, ÁGUA PASSANDO NA LINHA DA TESTA, ABAIXO DOS CABELOS E ACIMA DOS ÓCULOS (ENQUANTO NÃO ESTÁ INSPIRANDO).

11 PRINCIPAIS IMPERFEIÇÕES
ENTRADA INCORRETA DA MÃO SINTOMAS – AS MÃOS TRAZEM AR NA ENTRADA, DENOMINA-SE DE ENTRADA SUJA, AUMENTO DE RESISTÊNCIA E CRIA-SE NECESSIDADE DE MAIS FORÇA PARA INICIAR A PUXADA. DEVE-SE IMAGINAR UM SACO PLÁSTICO NA SUPERFÍCIE, ONDE DEVEMOS COLOCAR A MÃO EM SEU INTERIOR.

12 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
ARRASTAR AS PONTAS DOS DEDOS DEVE-SE ARRASTAR AS PONTAS DOS DEDOS ATRAVÉS DA ÁGUA NA RECUPERAÇÃO, FICAR DE LADO TANTO QUANTO FOR POSSÍVEL, QUANDO A MÃO ENTRAR NA ÁGUA GIRE PARA O OUTRO LADO.

13 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: MANTER O COTOVELO ELEVADO DURANTE A FASE DE RECUPERAÇÃO. CORRIGE A ROTAÇÃO DO OMBRO, PERMITE ENTRADA LIMPA DA MÃO, TRABALHA A ROTAÇÃO DO EIXO.

14 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
NADAR COM A CABEÇA ELEVADA EFETUAR O NADO CRAWL COM A CABEÇA FORA D’ÁGUA OLHANDO DIRETO PARA FRENTE.

15 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: AJUDA A MELHORAR A POSIÇÃO CORPORAL, PRINCIPALMENTE PARA OS QUE NADAM COM A CABEÇA ABAIXADA. IDEAL TAMBÉM PARA OS NADADORES DE ÁGUAS ABERTAS. OBS: EXERCÍCIO EXTENUANTE.

16 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
EXERCÍCIO DE PUNHOS FECHADOS EFETUAR O NADO CRAWL NORMALMENTE PORÉM COM AS MÃOS FECHADAS. DEVE-SE SENTIR A PRESSÃO DA ÁGUA NOS ANTEBRAÇOS, PODENDO HAVER ALTERNÂNCIA DE UM NÚMERO DE BRAÇADAS COM AS MÃOS FECHADAS E ABERTAS.

17 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: AJUDA A MANTER O COTOVELO ELEVADO DEBAIXO DA ÁGUA, PERMITINDO UTILIZAR A MUSCULATURA DAS COSTAS PARA A PUXADA. OBS: COM O COTOVELO ABAIXADO SÓ HÁ BOM DESLOCAMENTO COM AS MÃOS ABERTAS.

18 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
EXERCÍCIO DE CONTAR BRAÇADAS NADAR UMA DISTÂNCIA DA PISCINA CONTANDO O NÚMERO DE BRAÇADAS. DEVE-SE TENTAR EFETUAR O MENOR NÚMERO POSSÍVEL, OBTENDO O MÁXIMO DE CADA BRAÇADA, A ROTAÇÃO DO EIXO DEVERÁ SER FORÇADA E O IMPULSO BASTANTE FORTE.

19 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: AUXILIA A ALONGAR AS BRAÇADAS, A CORRIGIR A FINALIZAÇÃO INCOMPLETA, A FALTA DE ROTAÇÃO DOS OMBROS E DO EIXO.

20 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
PERNADAS DE LADO CONSISTE EM REALIZAR A PERNADA CRAWL NORMAL PORÉM EXECUTADA DE LADO, O BRAÇO DE BAIXO VAI A FRENTE E O DE CIMA LATERAL AO CORPO, PRATICADO COM OU SEM PRANCHA E NADADEIRAS. ALTERNAR OS LADOS A CADA DETERMINADO NÚMERO DE PERNADAS.

21 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: MELHORA A ROTAÇÃO DO EIXO E CRIA FIRMEZA NA PERNADA.

22 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
ESFREGAR O POLEGAR NA COXA COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, O POLEGAR DEVE TOCAR A COXA AO TÉRMINO DA PUXADA, ANTES DO INÍCIO DA FASE DE RECUPERAÇÃO.

23 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: GARANTE QUE O NADADOR FAÇA A PUXADA ATÉ O FINAL, ESTENDENDO COMPLETAMENTE O TRÍCEPS E APROVEITANDO AO MÁXIMO A BRAÇADA.

24 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
EXERCÍCIO DE UM BRAÇO SÓ EFETUA-SE O NADO CRAWL COM APENAS UM DOS BRAÇOS, TANTO O ESQUERDO, QUANTO O DIREITO, ENQUANTO O OUTRO FICA ESTENDIDO À FRENTE. DEVE SER REALIZADO SEMPRE COM NADADEIRAS PARA GARANTIR A VELOCIDADE IDEAL DO EXERCÍCIO.

25 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: PERMITE CONCENTRAR-SE EM UM BRAÇO DE CADA VEZ, CORRIGINDO TODAS AS FASES DA BRAÇADA, EVITANDO A BRAÇADA CRUZADA, A BRAÇADA CURTA, A FINALIZAÇÃO INCOMPLETA, A FALTA DE ROTAÇÃO DO OMBRO E A ENTRADA INCORRETA DA MÃO.

26 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO DEVE-SE ESPERAR QUE UMA MÃO ENTRE NA ÁGUA, PARA QUE A OUTRA INICIE A PUXADA. PODE SER UTILIZADO COM O AUXÍLIO DE NADADEIRAS.

27 PRINCIPAIS EDUCATIVOS
OBJETIVOS: MELHORA A ROTAÇÃO DO OMBRO E DO EIXO, TRABALHA O RITMO DAS BRAÇADAS, PERMITE-SE SENTIR RELAXADO E CONFORTÁVEL NA ÁGUA, CORRIGE A BRAÇADA CRUZADA, A BRAÇADA CURTA, O COTOVELO ABAIXADO E A ENTRADA INCORRETA DA MÃO.

28 SAÍDA IMPERFEITA: CORRIGIR O POSICIONAMENTO DAS MÃOS E DA CABEÇA (A CABEÇA DEVE FICAR ESCONDIDA ATRÁS DAS MÃOS) INICIAR O APRENDIZADO DA VIRADA OLÍMPICA

29 BRAÇADA CRUZADA: EXERCÍCIO DE UM BRAÇO SÓ EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO

30 BRAÇADA CURTA: EXERCÍCIO DE CONTAR BRAÇADAS
ARRASTAR AS PONTAS DOS DEDOS EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO EXERCÍCIO DE UM BRAÇO SÓ

31 FINALIZAÇÃO INCOMPLETA DA BRAÇADA:
ESFREGAR O POLEGAR NA COXA EXERCÍCIO DE CONTAR BRAÇADAS EXERCÍCIO DE UM BRAÇO SÓ

32 COTOVELO ABAIXADO: EXERCÍCIO DE PUNHOS FECHADOS

33 ROTAÇÃO INSUFICIENTE OU INEXISTENTE DO EIXO:
PERNADAS DE LADO EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO EXERCÍCIO DE ARRASTAR AS PONTAS DOS DEDOS EXERCÍCIO DE CONTAR BRAÇADAS

34 FALTA DE ROTAÇÃO DO OMBRO:
EXERCÍCIO DE ARRASTAR AS PONTAS DOS DEDOS EXERCÍCIO DE UM BRAÇO SÓ EXERCÍCIO DE CONTAR BRAÇADAS EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO

35 MAL POSICIONAMENTO DA CABEÇA:
NADAR COM A CABEÇA ELEVADA

36 ENTRADA INCORRETA DA MÃO:
EXERCÍCIO DE UM BRAÇO SÓ EXERCÍCIO DE ARRASTAR AS PONTAS DOS DEDOS EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO

37 SELEÇÃO DE ATLETAS: SELEÇÃO INICIAL: MENINAS DE 7 A 9 ANOS, MENINOS DE 9 A 11 ANOS AVALIAÇÃO DA VIDA ESPORTIVA DOS PAIS : CAPACIDADES ANAERÓBICAS E AERÓBICAS TÍPICAS DE NADADORES, SÃO DE 70% A 80% FATORES GENÉTICOS AVALIAÇÃO MÉDICA AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE BIOLÓGICA: GRAU ADIANTADO TEM MELHORA DOS RESULTADOS RAPIDAMENTE, PORÉM OS AVALIADOS EM GRAU NORMAL OU ATRASADOS ATINGEM MAIORES GRAUS DE MAESTRIA

38 SELEÇÃO DE ATLETAS: SELEÇÃO INTERMEDIÁRIA (ADOLESCENTES)
DIRECIONAMENTO PARA OS TIPOS DE PROVAS DISTÂNCIAS CURTAS – ALTOS, COM MÃOS E PÉS GRANDES, OMBROS LARGOS DISTÂNCIAS LONGAS – BOA FLUTUABILIDADE, FLEXIBILIDADE, PRINCIPALMENTE DA ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO, CIRCUNFERÊNCIA DA COXA NÃO MUITO GRANDE

39 PERFORMANCE, ATENTAR PARA:
NUTRIÇÃO VOLUME ADEQUADO INTENSIDADE ADEQUADA DESCANSO (REPOUSO) ADEQUADO AO VOLUME E A INTENSIDADE REDUÇÃO DO TREINAMENTO NO POLIMENTO TÉCNICA ADEQUADA CAPACIDADE DE ENFRENTAR E SUPERAR A PRESSÃO

40 CUIDADOS NA PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO
MANTER O EQUILÍBRIO ENTRE O VOLUME E A INTENSIDADE DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA, A BASE ANTERIOR DE TREINAMENTO, A ESPECIALIDADE DA PROVA E A CONTINUIDADE DO TRABALHO DURANTE A PERIODIZAÇÃO NÃO DEVEM OCORRER EXAGEROS, PRINCIPALMENTE DO VOLUME, DENOMINADOS SEMANA DA TORTURA, SEMANA DO INFERNO, ETC. EM UM BOM PROGRAMA NÃO OCORREM GRANDES MODIFICAÇÕES ENTRE O PLANEJAMENTO E A PRÁTICA

41 TIPOS DE TREINOS ENDURANCE TRAINING – E1, E2 e E3
SPRINT TRAINING – V1, V2 e V3 E1 – VELOCIDADE 2” A 4” MAIS LENTO QUE O L.A. INTERVALOS DE 5” A 30” DISTÂNCIA – QUALQUER TEMPO DE 20’ A 120’

42 E2 – VELOCIDADE DO L.A. INTERVALO DE 10” A 30” ATÉ 200m 30” A 60” + 200m DISTÂNCIA DOS TIROS DE 25 A 4000m TEMPO DE 25’ A 40’ E3 – VELOCIDADE DE 1” A 2” MAIS RÁPIDO QUE O L.A. INTERVALO DE 20” A 60” ATÉ 400m ” A 120” + 400m DISTÂNCIA DOS TIROS DE 25 A 2000m TEMPO DE 20’ A 25’

43 V1 – RESISTÊNCIA AO LACTATO
REALIZADO APÓS TREINOS FORTES INTERVALOS CURTOS DE 10” A 15” DISTÂNCIA DOS TIROS DE 25 A 50m TEMPO DE 10’ A 20’ V2 – PRODUÇÃO DE LACTATO INTERVALOS DE 60” A 180” VELOCIDADE MAIOR POSSÍVEL

44 V3 – POTÊNCIA VELOCIDADE MÁXIMA INTERVALOS DE 30” A 60” ATÉ 15m ’ A 3’ DE 25 A 50m TEMPO DE 5’ A 15’ REGRAS: 2 OU 3 TIPOS POR DIA V2 E V3 UTILIZAR NO INÍCIO DA SESSÃO V1 REALIZAR APÓS TREINO FORTE

45 UTILIZAR TODOS OS TIPOS NO MICROCICLO
E2 E E3 RESPEITAR DESCANSO DE 36h E 48h RESPECTIVAMENTE E1 PODE SER UTILIZADO COMO RECUPERAÇÃO ATIVA UTILIZAR APENAS UM TREINO “V” POR DIA

46 MONTE UM MICROCICLO QUALQUER UTILIZANDO AS REGRAS
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM

47 MONTAGEM DOS MESOCICLOS
BÁSICO – 20 A 30% ESPECÍFICO – 26 A 40% COMPETITIVO – 14 A 26% POLIMENTO – 7 A 16% OBS: ATÉ 2 TOPS, UTILIZAR MÁXIMO DO POLIMENTO. INÍCIO DE MACROCICLO OU TRANSIÇÃO GRANDE O MESO BÁSICO SERÁ MAIOR, TRANSIÇÃO PEQUENA (ATÉ +/- 10DIAS), O MESO BÁSICO SERÁ MENOR E O ESPECÍFICO MAIOR.


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