A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia II Carga horária: 72h/a

2 EMENTA: A produção gráfica, antecedentes históricos. Como se cria um impresso, setor de arte (briefing, rought, layout). Setor de fotolito (tradicional, digital). Reticulagem. Sistema de provas. Setor de gravação (física e digital). Setor de impressão, processos físicos (tipografia, flebográfica, hot stamping, rotogravura) e digitais. Acabamento (tintas, papeis e vernizes). Orçamento.

3 COMPETÊNCIAS: Estudo e desenvolvimento dos principais conceitos e técnicas das artes gráficas. Compreensão das etapas do processo de produção gráfica, materiais e ferramentas utilizados. Desenvolver o censo crítico para atingir o melhor resultado possível, apesar das limitações do estado. Estimular a produção gráfica no ambiente Amapaense.

4 COMPETÊNCIAS: Estudo e desenvolvimento dos principais conceitos e técnicas das artes gráficas. Compreensão das etapas do processo de produção gráfica, materiais e ferramentas utilizados. Desenvolver o censo crítico para atingir o melhor resultado possível, apesar das limitações do estado. Estimular a produção gráfica no ambiente Amapaense.

5 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAER, Lorenzo. Produção Gráfica. São Paulo: SENAC, 2004 FERNANDES, Amaury. Fundamentos de produção gráfica. Rio de Janeiro: Editora Rubil, 2003. HURLBURT, Allen. Layout: O design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.

6

7 CONCEITO DE PRODUÇÃO GRÁFICA Prof. Diego Santos Por produção gráfica entende-se todas as fases envolvidas na materialização de um qualquer projeto gráfico. Pode ser um simples cartão de visita ou um complicado expositor que combina vários tipos de materiais e de técnicas. O designer ou criativo deve ter algumas noções básicas de produção gráfica para poder criar peças que sejam possíveis de produzir e não o contrário. O produtor gráfico é o profissional que pode ajudar o criativo nesta tarefa. Cabe ao produtor analisar a ideia do criativo e perceber a melhor forma de produzir essa mesma ideia. Qual o material aconselhado? Qual o processo ou processos de impressão a utilizar? E qual a gráfica indicada para fazer o trabalho? Após uma analise critica do projeto em causa é necessário orçamento e perceber o tempo necessário para a sua produção. Após a aprovação dos orçamentos e dos prazos, tem inicio a produção com várias fases que devem ser controladas de perto para que se possa passar à fase seguinte sem surpresas.

8 Prof. Diego Santos

9 "A invenção da imprensa é o maior acontecimento da história. É a revolução mãe... é o pensamento humano que larga uma forma e veste outra... é a completa e definitiva mudança de pele dessa serpente diabólica, que, desde Adão, representa a inteligência." Prof. Diego Santos

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 BRIEFING Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral. LAY-OUT Exposição de idéias e esquemas através de imagens impressas. ARTE FINAL Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito. Prof. Diego Santos

22 FOTOLITO Lâmina obtida a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz, para ser utilizado na produção da matriz de impressão. BONECO Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça. PANTONE ® Catálogo internacional de referência de cores. Prof. Diego Santos

23 BONECO Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça. Prof. Diego Santos


Carregar ppt "Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google