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Atividade 1: Relembrando
Vamos relembrar o que você aprendeu na última aula? Na última aula, você estudou sobre alguns movimentos de contestação que deixaram a colônia numa situação de maior agito. O que esses movimentos contestavam? Contra que contestavam? Eles foram bem sucedidos em suas contestações? Conseguiu lembrar? Clique no ícone abaixo e confira suas respostas ou relembre o conteúdo. . Bons estudos!
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Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula você aprenderá que tanto a América portuguesa, assim como o Império português passou por transformações no final do século XVIII, o que não só desencadeou revoltas, mas também provocaram mudanças na administração do território. Ao final desta aula, você estará pronto para: Identificar as estratégias adotadas pela coroa portuguesa para tornar mais eficiente a administração real; Relacionar os impactos das reformas promovidas pela coroa, na vida da colônia. Analisar os aspectos sociais e econômicos da colônia e da metrópole que caracterizavam a então chamada crise do período;
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Atividade 3: Pergunta-desafio
O que significa dizer que Portugal constituiu um império? No século XVII, que territórios faziam parte deste império? Representação dos domínios portugueses
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Atividade 4: Por que isso é importante?
Ao longo das últimas aulas você observou que a colônia sofreu intensas transformações econômicas (a descoberta do ouro, por exemplo), sociais e geográficas. Nesta época, Portugal possuía muitos territórios fora da Europa, formando um grande império. O que acontece com esse império? A economia baseada no ouro vai se sustentar? Quais serão as alternativas criadas? As respostas destas perguntas podem nos ajudar a descobrir muitas coisas sobre nossa história!
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Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
1. A maior porção do império português no século XVIII estava situada na: América Europa África Ásia
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Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Teste seus conhecimentos respondendo as perguntas abaixo. 2. Escute a música clicando no ícone. Na letra são citadas várias riquezas extraídas na América portuguesa. Qual delas está relacionada com as expedições das entradas e bandeiras? Cana de açúcar Cacau Ouro Café
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Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3. Muitos impostos eram cobrados sobre a extração de ouro e pedras preciosas. O imposto que era cobrava 17 gramas de ouro para cada escravo trabalhando na lavra era chamado de: Quinto Capitação Derrama Fundição
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Atividade 6: Momento de reflexão
Apesar das toneladas de ouro levadas da colônia na América, o império português entrou em crise na segunda metade do século XVIII. Observe a imagem ao e tente responder: O que terá acontecido com o império português entre os séculos XVII e XIX?
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Atividade 7:Do tamanho do mundo!
Observe o mapa do império português. Depois, faça uma relação: 1- dos territórios que faziam parte dele; 2- das riquezas que eram levadas para Portugal Agora clique no mapa e responda as perguntas!
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Atividade 8: Mais pra cá do que pra lá...
Manter um império tão grande trazia muitos gastos para a coroa portuguesa. Além disso, a concorrência de outros países no comércio com o Oriente trouxe grandes prejuízos para Portugal. Explorando documentos... A imagem ao lado mostra a capa do “Livro de Assentamentos da Casa da Índia”, de 1761. Clique na imagem e pesquise: - O que era a Casa da Índia? - Qual era sua função?
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Atividade 9: Brasil, terra dourada!
No decorrer do século XVIII, Portugal, após enfrentar dificuldades com o comércio no Oriente, se voltou para a América portuguesa para conseguir os produtos necessários ao abastecimento do seu comércio: algodão, tabaco, cana de açúcar e cacau. Com a descoberta do ouro, o fluxo de riquezas que era destinado a Portugal aumentou ainda mais. Observe a tabela ao lado e aponte: Os dois anos que apresentaram a MENOR remessa de ouro para Portugal; Os dois anos que apresentaram a MAIOR remessa de ouro para Portugal. A partir de 1720 houve a diminuição ou o aumento das remessas?
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Atividade 10: Enquanto isso, na América portuguesa...
Após o declínio dos engenhos de cana de açúcar, as principais riquezas exploradas pelos portugueses na América passaram a ser pedras e metais preciosos, principalmente o ouro. Construa um texto colocando em ordem o caminho do ouro desde a extração até chegar em Lisboa! Em Lisboa o ouro ia para os cofres reais e posto em circulação. Das casas de fundição o ouro seguia pelo Caminho Novo até o Rio de Janeiro, sob forte escolta dos Dragões. O ouro seguia para as casas de fundição, era transformado em barra e descontava-se o quinto (20%), imposto devido à Coroa. A maior parte do ouro era obtida pelos trabalhadores (livres ou escravos) no leito dos rios com o uso da bateia. No porto do Rio de Janeiro o ouro era embarcado rumo a Lisboa.
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Atividade 11: Em Portugal, a cara da riqueza!
D. João V reinava em Portugal na época da chegada das grandes remessas de ouro e pedras preciosas saídas da América e por isso foi um rei muito rico e poderoso. Seu reinado foi marcado pela ostentação e luxo das construções, palácios, festas, espetáculos e banquetes. Clique no ícone abaixo e faça uma visita a uma das principais obras de D. João V! Visita virtual ao convento de Mafra
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Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Responda as perguntas e teste seu conhecimento até aqui. O Brasil foi uma importante fonte de riqueza para Portugal no século XVIII. Alguns dos produtos que proporcionavam tal riqueza eram: Diamantes e cobre; Cacau e soja; Açúcar e ouro; Nenhuma das opções anteriores; Fonte:
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Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2. Observe a tabela. Em qual época o envio de ouro para a metrópole foi mais intensificado? A) Final do século XVI B) Meadosdo século XVII C) Final do século XVII D) Início do século XVIII
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Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3. O minuete era uma das diversões da nobreza portuguesa no século XVIII. Assista o vídeo e descubra o que é! Agora responda: o reinado de D. João V possuiu as seguintes características: O rei costumava dar festas e banquetes e a nobreza desfrutava de uma vida luxuosa na corte. A nobreza era taxada com muitos impostos e não possuía privilégios. Houve forte investimentos nas manufaturas e por isso Portugal não precisou mais importar produtos de outros países. O rei governou em um período de grande recessão econômica em Portugal.
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Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4. “Em suma, (...) Portugal não soube aproveitar os enormes fluxos de ouro que vinham da colônia durante todo o século XVIII para desencadear alterações estruturais na sua economia”. COSTA, Leonor Freire.ROCHA, Maria Manuela. SOUZA, Rita martins. “Primeira Parada: Portugal, INRevista de História da Biblioteca Nacional, Ano 4, n° 38, novembro 2008. Um dos fatos que prejudicou o desenvolvimento de Portugal foi: a) A descoberta do ouro no Brasil; b) A guerra entre Inglaterra e Portugal; c) O tratado de Methuen; d) As reformas do Marquês de Pombal.
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Atividade 13: Nem tudo o que reluz é ouro…
Apesar da vida luxuosa levada pela corte, Portugal tinha uma economia frágil em relação às outras potências europeias. Como havia poucos investimentos na produção, o país precisava importar muitos produtos, principalmente da Inglaterra. Portanto, a maior parte do ouro levado da colônia acabou ficando pouco tempo em Lisboa... Leia o texto ao lado e responda: Que tratado foi assinado entre Portugal e Inglaterra? O que foi estabelecido nele?
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Atividade 14: Para todo problema, encontra-se uma solução!
Se D. João V governou com luxo e ostentação, D. José I, seu sucessor, enfrentou uma época de grande crise econômica. A economia do reino dependia das riquezas trazidas da colônia, e a extração de ouro já encontrava-se em declínio... D. José nomeou então Marquês de Pombal como ministro para que encontrasse saídas para a crise financeira. Ilustração do Marquês de Pombal. Após a leitura, responda as perguntas em seu editor de texto De que forma a proibição de exportação de ouro ajudaria no combate a crise?
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Atividade 15: A terra tremeu!
Na manhã de 1° de novembro de 1755 Lisboa foi atingida por um intenso terremoto, seguido de ondas gigantes que invadiram a cidade. Para piorar um enorme incêndio se espalhou pelas construções e durou vários dias. A cidade foi tão devastada que precisou ser reconstruída após a tragédia. Gravura alemã do séc.XVIII da colecção “Augsburgische Sammlung” exposta no Museu da Cidade
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Atividade 16: Relatos de uma tragédia
Clique no ícone abaixo e leia um relato sobre o dia do terremoto. Agora imagine que você é um morador de Lisboa no dia do terromoto! Pesquise sobre o mapa da cidade e conte como você conseguiu sobreviver! Para contar sua história, clique no ícone e escolha a atividade 2!
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Atividade 17: Vento que venta lá, venta cá...
As medidas de Pombal também alcançaram a colônia na América portuguesa. Apesar de não buscar conflitos com senhores locais, promoveu a criação de impostos que instigaram contestações e geraram instabilidades. A cobrança dos impostos atrasados – a chamada “derrama” - , e outros, foram os principais motivos para a criação de movimentos de contestação ao poder metropolitano, como: Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e outros. Será que as chamadas Reformas Pombalinas foram capazes de aumentar o controle sobre a colônia e diminuir a crise?
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Atividade 18: Não vem que não tem!
A extração do ouro na segunda metade do século XVIII já estava em declínio pelo esgotamento das lavras, o que atrasou o pagamento dos impostos exigidos. E quanto mais a coroa portuguesa apertava o cerco para garantir a arrecadação, maior era a criatividade dos colonos para desviar o ouro. Falsificam moedas, transformavam o ouro em joias e até os guardas da fiscalização levavam ouro em pó escondido nos bolsos! Observe a escultura em madeira representando Nossa Senhora do Rosário. Uma forma de driblar a cobrança dos impostos era esconder as peças de valor dentro da madeira oca.
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Atividade 19: A população negra
No final do século XVIII as áreas de cultivo se expandiram em várias capitanias, em especial as do Rio de Janeiro e São Paulo. Com isso, o número de escravos também aumentou nessas regiões. Leia a notícia abaixo e responda: Onde esses negros desembarcavam? Como era realizada a comercialização dos escravos?
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Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Teste seus conhecimentos respondendo as perguntas abaixo. 1. Marquês de Pombal foi um ministro caracterizado como déspota esclarecido, isso porque: Mantinha o absolutismo adotando ideias iluministas; Governava fazendo uso, exclusivamente, do absolutismo monárquico; Governava convocando a corte para a tomada de decisões; Mantinha o absolutismo, mas abria a possibilidade de discutir suas decisões com o povo.
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Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2. Sobre as reformas pombalinas, leia o trecho abaixo: “Considerando as suas realizações em conjunto, conclui-se que a política de Pombal tinha em vista, de um lado, o fortalecimento do Estado e, de outro, a autonomia econômica de Portugal.” Fonte: Tendo em vista o trecho acima, marque a opção que indica um medida para alcançar a autonomia econômica citada: Expulsão dos jesuítas dos domínios portugueses; Fortalecimento do tratado de Methuen; Estímulo a criação das manufaturas; Implantação das aulas régias.
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Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3. Algumas das ações da reforma pombalina tiveram repercussão na colônia. Uma delas foi a pressão para o aumento e criação de impostos, como foi o caso da derrama. Que tipo de repercussão tais ações tiveram junto a classe menos rica? Geraram movimentos de caráter nativistas; Provocaram movimentos de contestação ao poder metropolitano; Aumentaram as oportunidades de obtenção de empregos junto aos mineradores; Nenhuma das opções anteriores.
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Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4. A imagem ao lado representa um espaço destinado ao desembarque e comercialização de escravos no Rio de Janeiro conhecido conhecida como: Praça XV; Valongo ; Lisboa; Bahia. Imagem do desembarque de negros escravos. Fonte:
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Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5. A mão de obra escrava no período foi necessária para atender, principalmente: A ocupação de cargos públicos de cobradores de impostos; A extração de pau Brasil; A produção de açúcar e trabalho nas minas; Nenhuma das respostas anteriores.
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Atividade 21: Você está sendo desafiado
A seguir, você será desafiado a responder uma questão sobre o tema da aula. Agora que você já pensou, analisou e produziu sobre o tema abordado nesta aula, te desafiaremos a fazer a seguinte tarefa: Escolha um personagem baseado nesta aula. Pode ser um escravo, um trabalhador livre, um nobre português, um jesuíta, um guarda do fisco, etc. Escreva uma história cujo herói seja o personagem escolhido. Pode ser uma aventura, drama, comédia ou terror. Sua história deve conter elementos desta aula, como: ouro, pedras preciosas, impostos, nobreza, comércio, etc. Se quiser fazer sua história digital, clique ao lado!
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Atividade 22: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu sobre as transformações da América portuguesa e Império Português no século XVIII, crie uma lista em seu caderno com as 10 palavras que mais representam todo o estudo realizado. Ao terminar, enumere essas palavras em ordem de importância de acordo com seu aprendizado.
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Atividade 23: Educossíntese
Veja se você citou em sua lista ao menos 5 palavras que aparecem nos 10 pontos destacados abaixo. Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. Portugal se volta para a América portuguesa como forma de obter: algodão, tabaco, cana de açúcar e cacau; O ouro e o açúcar do Brasil faz com que Portugal seja, no período, uma das maiores potências econômicas da Europa; D. João V era um monarca de características absolutistas; A sociedade, portuguesa continuava separada em três categorias principais: clero, nobreza e burguesia e povo; Em 1755 um terremoto atinge Lisboa; O tratado de Methuen faz com que D. João V perca a maior parte do ouro obtido no brasil; Marques de Pombal foi um exemplo de despotismo esclarecido; A criação de movimentos de contestação ao poder metropolitano ocorreram, entre outros, por conta da criação de novos impostos e aumento dos já existentes;
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Atividade 24: Na próxima aula...
Na próxima aula, você aprenderá mais sobre a ascensão da burguesia como grupo ligado ao comércio e detentores dos meios de produção, identificando que tal crescimento foi baseado em ideias. Reflita sobre a seguinte pergunta: Que tipo de transformação permite a passagem da burguesia para uma posição de destaque na sociedade?
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