A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capitalismo versus Comunismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capitalismo versus Comunismo"— Transcrição da apresentação:

1 Capitalismo versus Comunismo
Guerra Fria Capitalismo versus Comunismo

2 Conceitos Disputa e tensão constante entre EUA e URSS, representantes dois blocos antagônicos, sem confronto direto das duas potências. Conflitos políticos, econômicos, tecnológicos e ideológicos entre as duas superpotências. A corrida armamentista era feita por ambos os lados para se preparar para uma iminente guerra.

3 Estados Unidos versus União Soviética
Capitalismo Plano Marshall: Financiamento aos países europeus capitalistas. Otan: Aliança militar dos países capitalistas. Comunismo Comecon: Auxilio econômico aos países sob a influencia comunista. Pacto de Varsóvia: Aliança militar dos países comunistas.

4 Estados Unidos versus União Soviética
Doutrina Truman: política externa anti-comunista. Kominform: Ação comunista na Europa Oriental sob a influencia soviética

5 Corrida Armamentista Ambas as superpotências investiram no aumento gigantesco da produção bélica. Cada país anunciava sua evolução no armamento nuclear. As bombas H de EUA e URSS poderiam destruir o mundo centenas de vezes.

6

7 Corrida Espacial A disputa pelo espaço foi marcante na Guerra Fria.
O aumento tecnológico permitiu ao homem conquistar o espaço. Os soviéticos com os satélites Sputinik e com o cosmonauta Yuri Gagarin. Os norte americanos com as Apolo conseguiram chegar a lua.

8 Alemanha dividida Depois da II Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em quatro áreas que se tornou duas: A Alemanha Oriental, comunista, e a Alemanha Ocidental capitalista. Berlim também foi dividida em duas áreas e um muro separava os dois lados.

9 Guerra da Coreia Após a II Guerra a Coréia é dividida entro o norte comunista e o sul capitalista. A Coreia do Norte invade a Coreia do Sul em 1950 para conseguir a unificação. Os EUA tropas para combaterem os norte coreanos, porém com o impasse se manteve a divisão da duas Coreias.

10 Crise dos Mísseis em Cuba
Cuba que sofreu uma revolução comunista vivia sob a ditadura de Fidel Castro e tinha o apoio da URSS. Em 1962, A URSS começa a fabricar silos para mísseis em Cuba para a apreensão dos norte americanos que fazem um bloqueio naval. Kennedy e Kruschev entram em acorda para evitar o conflito

11 Guerra do Vietnã O Vietnã do Norte tenta reunificar o país invadindo o sul apoiado pelos guerrilheiros vietcongs. Os EUA mandaram tropas e armas para ajudar os vietnamitas do sul mas não conseguiram êxito. Pressionado pela opinião popular norte americana, OS EUA saem da guerra em 1975 e o Norte consegue a reunificação.


Carregar ppt "Capitalismo versus Comunismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google